20/11/2023 às 18h51min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h10min

Como as soft skills ajudam a crescer na carreira

Segundo pesquisa, mais de 90% das empresas consideram habilidades sociais mais importantes que questões técnicas

Jéssica Oliveira
Divulgação

Independentemente do momento de carreira, da escolaridade e da localização de um profissional, conhecer bem o que o mercado de trabalho espera é algo essencial para se manter atualizado e buscar oportunidades. E se engana quem acredita que somente habilidades técnicas, diplomas e experiências são relevantes.

O relatório “Perspectivas do mercado de trabalho para graduados”, elaborado em 2022 pela ZipRecruiter, indicou que para 93% das companhias as habilidades sociais, conhecidas como soft skills, são tão importantes quanto a formação técnica, chamadas de hard skills. E as mais procuradas pelos empregadores são: comunicação interpessoal, planejamento e gestão do tempo.

E em algumas carreiras ter soft skills é ainda mais relevante. É o caso do segmento de consignados. A área requer profissionais flexíveis e resilientes que acompanhem as mudanças no mercado financeiro, que enfrenta constantes alterações em regras gerais, impostos e taxas de bancos. Dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) apontam que o Brasil cria, em média, 46 novas regras de tributos a cada dia útil. E tudo isso influencia no atendimento ao cliente que busca as melhores condições, confiança e segurança ao contratar um empréstimo consignado, por exemplo.

Para Rosélia França, recrutadora da Facility, empresa de serviços financeiros, especializada em atender servidores públicos com foco na segurança pública, educação e saúde, o candidato ideal para ser consultor financeiro na empresa, deve ter quatro características comportamentais principais: ser desbravador, colaborativo, engajado e obstinado. “É preciso ter habilidades de negociação, bom relacionamento interpessoal e um espírito incansável, que não se contente com os “nãos” dos clientes. Mas que saiba ouvi-los e que entenda quais são as objeções e como contorná-las”, explica.

Já as ferramentas necessárias para atuar na área incluem ter pelo menos o Ensino Médio completo e saber utilizar Excel e Word. E para aprimorar o conhecimento e crescer na empresa, a recrutadora indica fazer cursos relacionados à Especialização em vendas, Gestão emocional e Gestão financeira. 

Vale destacar que buscar o aprimoramento profissional também é um comportamento interessante para as empresas. Rosélia conta que na Facility isso é muito importante para crescer na empresa. “Valorizamos e apoiamos todos aqueles que se destacam e fazem por merecer. Por exemplo, estamos em crescimento e expansão, e quando temos uma oportunidade oferecemos primeiro aos nossos colaboradores”, observa a recrutadora.

Profissionais engajados e salários atrativos

Se de um lado as empresas buscam talentos com habilidades específicas, do outro os colaboradores também procuram companhias com valores atrativos e valorização profissional. Aí entra o Employee Experience (EX), que tem se tornado essencial para as empresas crescerem e se manterem relevantes atraindo os melhores candidatos.

Com a possibilidade de alta remuneração, a empresa tem outras ações para engajar ainda mais seus profissionais, como iniciativas para que eles cresçam internamente e desenvolvam mais habilidades.

No dia a dia ocorrem treinamentos e capacitações para desenvolvimento pessoal e profissional, além de celebrações do tempo de casa. Há ainda diversas ações de incentivo com premiações em dinheiro, viagens, carros, entre outros. 

Uma pesquisa realizada pela Gallup Poll nos Estados Unidos, indicou que colaboradores engajados tornam as marcas até 22% mais lucrativas. Nesse contexto de valorizar e engajar ainda mais os times, a empresa realiza ainda o Facility Day, evento mensal que tem o objetivo de integrar a todos, promover a cultura, mostrar resultados da empresa, celebrar vitórias e aprendizados. 

Cada edição tem um palestrante diferente. Já passaram pelo evento nomes como Gustavo Malavota, fundador do Instituto Vendas e CEO da Salesfarm, e Thiago Concer, fundador do Sales Clube. Além disso, o Facility Day traz apresentações dos próprios colaboradores, que contam seus desafios e trazem conteúdos que os ajudaram a vender mais. “É um momento de compartilhar experiências. Também divulgamos e premiamos os melhores vendedores. Nosso principal ativo são as pessoas, tanto que estamos em plena expansão, com projetos ambiciosos para os próximos anos com mais de 40 vagas abertas em Florianópolis. Para se candidatar é só acessar a página de carreiras no nosso site”, finaliza.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp