20/11/2023 às 10h24min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h03min

Belo Horizonte recebe mostra gratuita de cinema que retrata regime militar no Chile

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Cervantes promovem o ciclo no Cine Humberto Mauro

Interface Comunicação
araña_580
O dia 11 de setembro de 2023 marcou os 50 anos do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende, então presidente eleito pelo povo do Chile. Como parte das atividades destinadas a lembrar a importância da data, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com o Instituto Cervantes promovem, na terça-feira (21/11) e na quarta-feira (22/11), o ciclo “A projeção das alamedas (1973 – 2023)”, no Cine Humberto Mauro.

A iniciativa celebra mais uma ação conjunta entre a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Cervantes, parceria que foi recentemente firmada também durante a 25ª edição do FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, durante o mês de outubro deste ano.

O Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda, destaca que a mostra tem percorrido grandes cidades em diversos países, justamente por retratar um fenômeno recente da história com ampla repercussão, não apenas na América Latina, mas em todo o mundo. “A mostra acontece ainda sob este cenário dos 50 anos do golpe militar, mas com quatro produções recentes, todas elas lançadas a partir de 2010. Teremos, portanto, a oportunidade de acompanhar novas perspectivas acerca deste tema tão marcante para diferentes gerações. Merece destaque a apresentação do documentário ‘Allende, meu avô Allende’, dirigido por Marcia Tambutti, neta do ex-presidente chileno”, conclui Vitor Miranda.

Programação:

21/11 terça-feira
18h Post Mortem (Pablo Larraín, Chile, 2010) | 16 anos | 1h38
20h Allende, Meu Avô Allende (Allende, Mi Abuelo Allende, Marcia Tambutti Allende, Chile-México, 2015) | 12 anos | 1h30


22/11 quarta-feira
17h30 Santiago, Itália (Santiago, Italia, Nanni Moretti, 2018) | 12 anos | 1h21
19h30 Aranha (Araña, Andrés Wood, Chile-Argentina-Brasil, 2019) | 16 anos | 1h45

Sinopse dos filmes:

Allende, Meu Avô Allende”
Esta proposta da série de filmes “A projeção das alamedas 1973/2023” gira em torno da figura de Salvador Allende, não como presidente democrático, mas como pai e avô, pois é sua neta, Marcia Tambutti Allende, quem nos mostra a realidade do político chileno a partir de uma perspectiva tão próxima que só a família pode oferecer.

Aranha”
O chileno Andrés Wood explora as origens ideológicas do ultranacionalismo de extrema direita com este filme que procura incomodar as pessoas a partir da perspectiva de uma mulher moderna, Inés, que, em nome da honestidade de pensamento, defende o indefensável. O passado não está sempre presente?

Post Mortem”
Os dias que rodearam o golpe de Estado chileno servem de pano de fundo para justificar a aclimatação da barbárie neste filme aterrorizante e chocante de Pablo
Larraín que fala sobre violência, psicopatia e devastação humana.

Santiago, Itália”
O compromisso político do grande realizador italiano Nanni Moretti é o centro das atenções neste documentário que mostra como a embaixada italiana serviu de asilo e de salvação para centenas de refugiados que se opuseram à ditadura militar de Augusto Pinochet.
 
Mostra de cinema “A projeção das alamedas (1973-2023)”
Data: 21 e 22 de novembro
Horário: consultar a programação
Local: Cine Humberto Mauro
Entrada gratuita
Classificação indicativa: consultar a programação
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp