21/11/2023 às 18h35min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h09min

Doçura em Alta: Chocotones recheados com Brigadeiros Gourmet Conquistam o Mercado

O 'Canto do Brigadeiro' lidera a tendência com uma explosão de sabores e inovações, impulsionando o crescimento do setor de doces artesanais

Baronesa RP
divulgação

Fim de ano chegando, e junto com ele, várias comemorações estão por vir, principalmente o tão esperado e amado Natal. É quase impossível pensar em natal e não lembrar de presentes, papai noel, ceia, peru, e claro, do tão amado panetone! E os panetones e chocotones recheados artesanalmente.  

 

Mas como é feito o panetone? Thalita Dias, sócia proprietária do Canto do Brigadeiro, explica: "os panetones são preparados a partir de uma massa com aroma de baunilha que assa o pão doce  bastante macio, juntamente com uvas passas e com frutas cristalizadas. Geralmente os panetones são feitos através do fermento natural ou pela massa madre, que dá ao pão aquela textura aveludada e flexível", comenta. 

 

História do Panetone: 

Os panetones, surgiram na Itália, mais especificamente de Milão. Algumas histórias dizem que foi através de um padeiro italiano denominado Toni que criou, acidentalmente, a receita do panetone, que inicialmente chamava “pane di Toni”, e que significa “pão do Toni”. Assim, com o tempo, o nome passou a ser o que chamamos hoje, de Panetone e assim, se popularizou por todo o mundo, conquistando os corações de diversos países, inclusive o dos brasileiros. Aqui no Brasil, o panetone chegou após a Segunda Guerra Mundial e, desde então, ficou marcado pra sempre no cardápio natalino.


História do Brigadeiro 

Desde as suas origens humildes na década de 1940 até a explosão de versões gourmet, este doce tipicamente brasileiro conquistou corações ao redor do mundo.  Originalmente criado como uma forma barata e deliciosa de adoçar festas e eventos, o brigadeiro tem suas raízes na escassez de produtos importados durante a Segunda Guerra Mundial. Utilizando ingredientes simples como leite condensado, chocolate e margarina, o doce rapidamente se tornou uma tradição nas festas de aniversário brasileiras.

 

No entanto, foi nas últimas duas décadas que vimos uma verdadeira revolução. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, as vendas de brigadeiros gourmet cresceram impressionantes 250% entre 2015 e 2022. Globalmente, a exportação de brigadeiros do Brasil alcançou marcas recordes de 35 milhões de unidades em 2022.


Panetones e Chocotones recheados de brigadeiros artesanais

 

E aí que vem a união de duas delícias: Panetone e Brigadeiro. Os chocotones ou panetones artesanais, recheados com brigadeiros gourmet, vêm ganhando destaque no cenário gastronômico, especialmente aqueles produzidos pelo Canto do Brigadeiro. Esta tendência representa uma inovação no campo da confeitaria, misturando a tradição dos chocotones com a sofisticação do brigadeiro gourmet.

 

Thalita Dias comenta: “Nosso objetivo é unir a tradição do Natal com a paixão nacional pelo brigadeiro. Cada chocotone é cuidadosamente preparado para oferecer uma experiência única.”

 

Os sabores variam do tradicional ao leite, passando por opções inovadoras como casadinho, leite ninho, leite ninho com Nutella, churros, meio amargo, pistache, nozes e amêndoas. Essa variedade atende a diferentes paladares e preferências, tornando os produtos do Canto do Brigadeiro atraentes para um amplo espectro de consumidores.

 

O mercado de produtos artesanais tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos. A indústria de doces artesanais, incluindo chocotones e brigadeiros, tem apresentado um crescimento anual estimado em 20%, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB). Este aumento reflete a tendência dos consumidores em buscar produtos artesanais, personalizados e de alta qualidade.

 

Thalita acrescenta: “Acredito que o segredo do sucesso está na qualidade dos ingredientes e no cuidado na preparação. Nossos brigadeiros são feitos com chocolate de alta qualidade e ingredientes naturais, o que faz toda a diferença no sabor final.”

 

Este fenômeno dos chocotones recheados com brigadeiro gourmet reflete uma tendência mais ampla de valorização dos produtos artesanais e da gastronomia criativa, oferecendo aos consumidores experiências gastronômicas únicas e memoráveis.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp