21/11/2023 às 14h24min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h08min

Circo de Mão: Palhaço Charlito e a poesia ambulante

Espetáculo é uma obra circense que busca refletir a própria condição da arte na metáfora de um palhaço

Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Jhoão Junnior
 

Circo de Mão: Palhaço Charlito e a poesia ambulante nas ruas de São Paulo

 

Aprovado pela 7ª Edital de Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo, o espetáculo é uma obra circense que busca refletir a própria condição da arte na metáfora de um palhaço que percorre a cidade com um circo na mão em busca de um lugar para o circo e sua poesia


Onde cabe o circo? Onde está a poesia na cidade e dentro da gente? Com atuação de Ronaldo Aguiar e direção e dramaturgia de Jhoão Junnior, o  espetáculo Circo de Mão faz novas apresentações gratuitas em São Paulo, começando pelo dia 24 de novembro, às 15h na Academia Carolinas (Cidade Tiradentes).

 

Completam a ficha técnica a produtora executiva Damaris Santos, o diretor musical Alexandre Maldonado, a assistente de direção Luciana Viacava, a orientadora histórico-pedagógica Ermínia Silva, o cenógrafo e figurinista Kleber Montanheiro, o iluminador Thiago Zanotta e a preparadora corporal Bruna Longo.

 

A circulação do espetáculo busca dialogar com os espaços que vivem em estado de luta por território, tais como, ocupações de moradia tecendo relação entre essas disputas pela cidade e a jornada do Palhaço Charlito.

 

Sobre o espetáculo 

Em cena, acompanhamos o palhaço Charlito em sua busca de um lugar para o circo e sua poesia diante de uma cidade cheia de gente, obras e prédios, mas com cada vez mais pessoas sem casa. Um palhaço em busca do seu circo, uma procura pelos os lugares onde a arte se adapta e vai encontrar o público. O palhaço segue pelo tecido urbano dialogando com o território e nos perguntando: onde cabe o circo? Onde está a poesia na cidade e dentro da gente? Onde estão as memórias de quem fomos e de quem veio antes de nós?

 

Sobre Ronaldo Aguiar 

Ronaldo Aguiar é bailarino, coreógrafo, ator, palhaço, artista circense e diretor. Formado em licenciatura em Dança pela FPA - Faculdade Paulista de Artes. Estudou técnicas circenses na EPC - Escola Pernambucana de Circo. Participou em diversos espetáculos de circo, dança e teatro. Integrou a Cia. de Artes Movimento, a Trupe da Escola Pernambucana de Circo, o Grupo de Teatro Popular Vem Cá, Vem Vê e Jorge Garcia Companhia de Dança. Está nos Doutores da Alegria desde 2002 e, atualmente, é Diretor Artístico da Instituição. Participou das companhias de Circo mais conhecidas no Brasil como Circo Roda, Circo Marcos Frota, Circo Zanni, Academia Brasileira de Circo, Circo Mínimo e Universoul Circus nos EUA.

 

Sobre Jhoão Junnior 

Jhoão Junnior é ator, dramaturgo e diretor Teatral. Formado pelo curso de Artes Cênicas da UFRN, desenvolveu diversos projetos voltados para o território e suas territorialidades numa prática artístico-pedagógica que articula a memória social, histórica e geografia urbana. Dirigiu espetáculos nos trens da cidade de São Paulo destacando-se ‘A cidade dos rios invisíveis’ e ‘Nos trilhos abertos de um leste migrante’, do Coletivo Estopô Balaio do qual é fundador e ex-membro. É idealizador e coordenador artístico-pedagógico do projeto Margem-Memória. Atualmente é articulador de equipe e processos do Programa de Iniciação Artística (Piá), da Secretaria Municipal de Cultura de SP e orientador artístico do Programa de Qualificação em Artes, da Poiesis e Governo Estadual de SP. Desenvolve diversas atividades no campo da formação e fruição de uma prática Teatral dentro do campo da arte comunitária e participativa.

 

Ficha técnica 

Atuação e Pesquisa: Ronaldo Aguiar

Pesquisa, Direção e Dramaturgia: Jhoão Junnior

Assistente de Direção: Luciana Viacava

Produção Executiva: Damaris Santos

Direção Musical: Alexandre Maldonado

Orientação Histórico-Pedagógica: Ermínia Silva

Cenografia e Figurino: Kleber Montanheiro

Iluminação: Thiago Zanotta

Preparação Corporal: Bruna Longo

Operador de Som: Ivan Alves e Juliana Eva

Costureiras: Lili e Ray Lopes



 

Serviço

50 minutos 

Livre

Todas as apresentações são gratuitas: basta chegar 

 

Próximas apresentações:

24/11 - sexta - Academia Carolinas (Cidade Tiradentes) - 15h

Av. Souza Ramos, 430 - Guaianases, São Paulo - SP

 

25/11 - sábado - Centro de Acolhida Nova Vida (Barra Funda) - 10h 

R. Dr. Ribeiro de Almeida - Barra Funda, São Paulo - SP

 

25/11 - sábado - Casa Florescer (Bom Retiro) - 15h

Rua Prates, 1101 - Bom Retiro, São Paulo - SP

 

28/11 - terça - Ocupação Rio Branco (Centro) - 17h

Av. Rio Branco, 53 - República, São Paulo - SP

 

30/11 - quinta - Pombas Urbanas (Cidade Tiradentes) - 10h e 14h

Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes - São Paulo - SP


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp