21/11/2023 às 15h59min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h03min

Há 59 anos Pelé quebrava o recorde de gols de um jogador na mesma partida

O Rei fez 8 gols no lendário 11 x 0 que acaba de ser eternizado em livro

Silvia Herrera
Acervo Antonio Lucio
Debaixo de chuva, há 59 anos -  em 21 de novembro de 1964-,  na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Botafogo (Ribeirão Preto) por 11 a 0.  Pepe marcou um gol Olímpico, que foi “apagado” por Pelé, que estufou as redes por oito vezes, quebrando o recorde de gols feitos por um jogador na mesma partida! O jogo só foi transmitido pelo rádio, os jogadores nunca tinham visto seus gols. Até que os negativos dessa partida lendária foram localizados em 2018, no acervo do premiado repórter fotográfico Antonio Lucio (1930-2000) e agora ganham forma de livro. “A Goleada” (R$ 75,00), publicação da Capella Editorial, traz textos de duas das maiores feras do jornalismo esportivo: Antero Greco e Roberto Salim.

“Contamos esta história dessa lendária vitória do Santos de uma forma criativa, baseada nos fatos históricos, com um pouquinho de literatura”, conta Antero, que acrescenta, que o grande destaque são as fotografias. “Se eu fosse torcedor do Santos iria adorar ter este livro, mas se eu não fosse, mas gosto de futebol, eu amaria ter este livro. Quem gosta de arte, quem gosta de fotojornalismo, quem gosta do Pelé vai adorar ”, destaca Antero.

Nada escapou às lentes de Antonio Lucio, que registrou tudo, desde a entrada em campo, os 11 gols, defesas incríveis de Machado (goleiro do Botafogo), lances de meio campo, e até defesas de Gilmar. O texto é outra surpresa, Antero resolveu detalhar o enigmático 11 a 0 sob a ótica de uma criança, e Salim foi atrás de todos os bastidores e entrevistou jogadores e torcedores que testemunharam essa partida emocionante. O projeto gráfico é do designer Daniel Pereira, Publisher da Capella Editorial, editora especializada em livros de arte.

“É também uma viagem em que se caminha pela história de um dos feitos mais incríveis do Rei do Futebol!", garante o repórter Roberto Salim.
Quem localizou essa preciosidade foi a filha de Antonio Lucio,  a jornalista e pesquisadora cinematográfica Silvia Herrera, que resolveu desenvolver um projeto cultural para transformar esse acervo raríssimo em livro de arte, capa dura e português e inglês. O projeto foi possível, com patrocínio da Nachi Brasil,  via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. A empresa é uma das subsidiárias da NACHI FUJIKOSHI CORP. E no dia 8 de dezembro será realizada noite de autógrafos com os autores na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509), entre 18h e 21h. Também vão autografar o livro anterior – Seleção Nunca Vista, que reúne fotos da concentração do elenco brasileiro em 1958. Os dois livros já estão à venda na  Amazon (https://www.amazon.com.br/gp/product/6588443250/ref=ox_sc_act_title_1?smid=A25OA6EAKMXMN1&psc=1) .  

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp