17/11/2023 às 15h09min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h08min

Sonhatório: peça infantil da Cia Truks leva bom humor e imaginação para escolas do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro

De 21 de novembro a 8 de dezembro, o espetáculo faz sessões gratuitas em Jacareí, Piracaia, Canas, Caçapava, Aparecida, Lorena, Resende, Piracambi, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá

L. Machado
Divulgação
Uma deliciosa viagem pela imaginação! Assim é o espetáculo infantil Sonhatório, que a Cia Truks leva para escolas públicas de Piracaia, Jacareí, Caçapava, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Canas e Cachoeira Paulista, no interior paulista e para Piracambi e Resende, interior do Rio de Janeiro. De 21 de novembro a 8 de dezembro, serão 20 apresentações gratuitas.

A história se passa no Sanatório Boa Cabeça, onde três supostos loucos sentam-se à mesa para uma refeição, mas não há nada para comer ou beber. Os amigos resolvem passar o tempo brincando com os objetos à sua volta. A partir daí, em um exercício de criatividade, surgem personagens feitos dos mais diversos materiais.

Após finalmente almoçarem, revela-se ao público a surpresa: eram eles de fato os loucos, ou são loucos aqueles incapazes de brincar? Os personagens oferecem ao público um dos melhores remédios para tudo: a possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade, e de muito bom humor. Eles transformam o que seria um sanatório em um... Sonhatório! 

O espetáculo integra o projeto BRINCAR É O MELHOR REMÉDIO, que está sendo viabilizado com o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste - NTS, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução.

Criada em 2012, a peça da Cia Truks vem fazendo uma carreira de sucesso em todo o país e também no exterior.  Com 33 anos de trajetória premiada, e referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, o grupo tem à frente o diretor Henrique Sitchin. 
Nesta peça, o grupo utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, ou então, como gostam de chamar, à maneira Truks, de “Teatro Com Objetos”. Aqui, o uso cotidiano do objeto é mudado para construir criaturas, ou simbolizar personagens. Uma colher de pau se transforma em uma cozinheira, um algodão pode ser um pintinho, ou, então, uma simpática vaquinha é construída com canecas e um cantil.
 
“Em Sonhatório transformamos sacos de lixo em águas vivas, garrafas térmicas em pinguins, pequenas xícaras em espevitados patinhos, uma chaleira branca em um esplendoroso cisne, entre outras dezenas de criaturas”, contam os criadores.
Henrique Sitchin conta que o procedimento tem clara e direta relação com o que o educador Jean Piaget definiu como ‘jogo simbólico’. “É uma forma de comparação que as crianças encontram para entenderem o mundo ao seu redor, bem como fortalecerem a sua individualidade. A criança, pela pouca experiência de vida, não tem repertórios para fazer comparações e ou entendimentos racionais, elaborados, de certos assuntos.”

“Então, para isso, elas usam do artifício do jogo simbólico: brincam de ser como o papai, para entenderem, na prática, que são necessárias regras de convívio; brincam de boneca para experimentarem ser como a mamãe; empunham uma espada para sentirem-se fortes como os príncipes e os heróis, conversam com bichinhos imaginários, são capazes de enxergar vida onde não há vida. Passam a conhecer a si mesmas e, a partir daí, terão subsídios também para começar o processo de identificação do outro - prática fundamental para o convívio em sociedade”.

Sinopse resumida
É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Três supostos loucos sentam-se à mesa, porém não há nada para comer ou beber. Sedentos e famintos, os amigos inventam uma deliciosa “viagem” em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Incríveis personagens e cenários, feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por suas aventuras. Os personagens atestam que “brincar ainda é o melhor remédio” para tudo. Eles transformam o que seria um sanatório em um... SONHATÓRIO!

Sobre a CIA Truks
A Cia Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos.

O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Ficha Técnica  

Criação: Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. Texto e Direção: Henrique Sitchin. Elenco:  Gabriel Sitchin,  Matheus Felipe e Rogério Uchoas. Criação e Confecção de Bonecos e Figuras:  Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin, Rafael Senatore, Hugo Reis, Pietro  Sitchin, Karina Prall e Camila Oliveira. Trilha Sonora: Rafael Senatore  e Francisco Muniz. Iluminação e Cenografia:  Henrique Sitchin. Produção: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

Serviço

Projeto Brincar é o melhor remédio
Sonhatório – De 21 de novembro a 08 de dezembro em escolas de Piracaia, Jacareí, Caçapava, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, no interior paulista e para Piracambi e Resende, interior do Rio de Janeiro. 20 apresentações.

Patrocinador - Nova Transportadora do Sudeste - NTS, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, Pronac 191385.

Roteiro das apresentações:

Jacareí

21/11/2023, terça-feira
08h15 e 10h 
E.E. Profº Silvio José Secco
Rua Junqueira Freire, 60 - Jardim Santa Marina

Piracaia

22/11/2023, quarta-feira
10h30 e tarde 16h15
E.E. Elza Peçanha de Godoy
Rua Benedito Vieira Silva, 582 - Vista Alegre

Canas

23/11/2023, quinta-feira
13h45 e 19h 
E.E. Prof Alice Vilela Galvão
R. Homero Ortiz Marcondes, 470

Caçapava

24/11/2023, sexta-feira
10h e 14h 
E.E. Luciana Damas Bezerra
Rua Camanducaia, sn, KM 1 - Parque Residencial Alvorada

Aparecida

27/11/2023, segunda-feira
10h e 14h
E.E. Profº Murilo do Amaral Rua Antônio Filipo, s/n

Lorena

29/11/2023, quarta-feira
10h e 13h 
E.E. Regina Bartelega da Cunha
Av. Professora Luiza Chagas, 618 - Cecap

Resende

04/12/2023, segunda-feira
09h e 14h
E.M. Maria Dulce Freire Chaves
Praça Manoel Luiz de Carvalho, 65, Bairro Novo Surubi

Paracambi

05/12/2023, terça-feira
09h e 13h30
E.M. Hortência Phirro do Vale
Rua Santa Teresinha 245, Guarajuba

Cachoeira Paulista

06/12/2023, quarta-feira
10h e 14h30
E.E. Paulo Virgínio
Largo Bom Jesus , 107, Marginal Esquerda

Guaratinguetá

08/12/2023, sexta-feira
09h e 15h 
E.E. Profª Dinah Motta Runha
Rua Dr. Francisco Meireles Freire, 101 - Andre Broca Filho
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp