16/11/2023 às 17h51min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h04min

 Especialista revela o poder dos arquétipos no marketing digital e aumento de autoridade

Jeniffer Cazelato, especialista em comportamento, destaca como o uso estratégico de arquétipos pode impulsionar vendas e estabelecer autoridade em redes sociais

Camila Barone ponce
divulgação

No dinâmico universo do marketing digital, especialistas estão cada vez mais focados em estratégias que não apenas vendem, mas que também criam uma marca sólida e confiável. Uma das abordagens que tem ganhado destaque é a utilização de arquétipos para atrair e manter clientes. Jeniffer Cazelato, especialista em comportamento humano, enfatiza o poder desses arquétipos em desbloquear emoções e impulsos profundos, alavancando as vendas e a autoridade de uma marca nas redes sociais.

 

"Quando falo em 'uma mulher que acabou de ter um bebê', a maioria das pessoas imediatamente imagina uma cena muito específica", diz Cazelato. "Isso ocorre devido aos arquétipos formados em nosso inconsciente, que pré-determinam nossas reações emocionais."

 

Essas imagens arquetípicas são como atalhos mentais que, de acordo com estudos de psicologia, influenciam até 95% de nossas decisões de compra subconsciente, segundo um estudo da Harvard Business School. Isso significa que, ao escolher um arquétipo correto para sua persona, você está acessando uma camada mais profunda do desejo do consumidor.

 

Dados da Statista indicam que, até o final de 2023, as mídias sociais deverão ter mais de 4 bilhões de usuários ativos globalmente. Neste contexto, marcas que efetivamente utilizam arquétipos em suas comunicações podem destacar-se significativamente. Um relatório de marketing da Nielsen mostra que anúncios com fortes elementos narrativos arquetípicos têm 20% mais chances de ter um impacto positivo sobre as vendas.

 

No entanto, o uso desses arquétipos vai além de simplesmente impulsionar vendas imediatas. "A autoridade de uma marca nas redes sociais é construída pela consistência e pela capacidade de gerar identificação e confiança," explica Cazelato. "Os arquétipos ajudam a solidificar essa imagem, pois eles ressoam em um nível quase universal com as experiências humanas."

 

Estratégias bem-sucedidas podem ser observadas em gigantes do mercado, como a Apple, que há muito se posiciona como o "Criador" (um arquétipo clássico), prometendo inovação e criatividade em seus produtos. Essa abordagem não apenas incentivou a lealdade dos consumidores, mas também estabeleceu a Apple como uma autoridade em tecnologia e design.

 

Para empresas que buscam replicar esse sucesso, Cazelato aconselha: "Não basta escolher um arquétipo aleatoriamente. É essencial que ele esteja alinhado com os valores da marca e com as motivações de seus clientes." A especialista também recomenda um acompanhamento contínuo da eficácia desses arquétipos, adaptando as estratégias conforme necessário para manter a relevância e a conexão com o público.

 

À medida que as empresas continuam a lutar por espaço nas timelines dos consumidores, a mensagem de Cazelato ressoa claramente: entender e aplicar arquétipos em estratégias de marketing é mais do que uma jogada inteligente — é uma necessidade para quem deseja construir uma marca de sucesso nas redes sociais.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp