10/11/2023 às 09h57min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h09min

Bairro imperial do Rio de Janeiro? Conheça história de Santa Cruz

Por conta do prestígio cultural que Santa Cruz carrega, ele é considerado um “bairro imperial” no Rio de Janeiro

a
Reprodução/Brasil de Fato
 

Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, Santa Cruz se tornou o segundo bairro da cidade a receber o título de 'bairro imperial', em 2022. Até então, o único bairro com essa denominação era Cristovão, que a recebeu em 2008.

Esse título deve-se ao fato de Santa Cruz ser um bairro histórico, que rememora o período imperial do Brasil. O local ainda conta com a presença dos grandes casarões da época, praças históricas e até mesmo as ruínas da casa do último vice-rei do país.

Essa atribuição foi concedida justamente pela importância cultural e histórica que Santa Cruz representa, não só para o Rio de Janeiro, mas para o país na totalidade.

Qual é a história de Santa Cruz?

Santa Cruz existe desde antes da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, tendo sido habitada por vários povos indígenas. Em 1567, porém, o território foi concedido a Cristóvão Monteiro, cavaleiro da Casa Real, como uma recompensa por suas expedições militares.

Quando o cavaleiro faleceu, sua viúva, Marquesa Ferreira, doou o espaço para os jesuítas. No entanto, o território de Santa Cruz, cujo nome remete justamente à presença dos jesuítas, foi devolvido à coroa portuguesa depois que eles foram retirados do Brasil. Antes, era uma extensa área rural.

Assim, a fazenda de Santa Cruz ficou sob o comando dos vice-reis do Brasil e da família real. A propósito, foi no palácio real, localizado no bairro, que Dom Pedro e Dom Miguel cresceram e passaram a infância.

Com o tempo, o bairro foi se expandindo, recebendo linhas para carruagens e ganhando comércios. A partir desse desenvolvimento, vários monumentos históricos foram erguidos, como a ponte dos jesuítas, considerada a primeira obra de engenharia hidráulica realizada no Brasil.

Pontos turísticos históricos

Foi em Santa Cruz que o antigo palacete da rainha Isabel foi inaugurado. Para servir como o Matadouro de Santa Cruz, o local foi fundado em 1881. Alguns anos depois, em 1886, salas foram adaptadas para acolher os filhos dos funcionários que trabalhavam nos matadouros. Hoje, o palacete abriga o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica do bairro.

Alguns anos antes, em 1694, também foi fundada a Casa da Moeda, onde, desde aquela época, eram cunhadas as moedas brasileiras. Hoje, em formato de museu, é considerada uma das mais famosas e bem equipadas do mundo.

A partir do século XX, o processo de industrialização na cidade se intensificou ainda mais. Hoje, é um bairro que mistura tanto modernidade quanto história, o que o torna um excelente destino cultural, interessando principalmente àqueles que se interessam pela história nacional. Para quem quer visitar todos os pontos turísticos do local, uma boa opção é investir no aluguel de carros em Santa Cruz.

Além dos locais citados anteriormente, que são os mais famosos, existem outros passeios que são imperdíveis. Dois outros exemplos são a Fonte Wallace e a Praça Dom Romualdo, que trazem fortes referências europeias, algumas até inspiradas em Paris.

A atmosfera de Santa Cruz é permeada por uma vibrante cena cultural, refletindo a diversidade de seus habitantes. Eventos comunitários, festas tradicionais e manifestações artísticas são comuns. Para quem viaja ao Rio de Janeiro, a visita ao bairro é uma dica de ouro.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp