10/11/2023 às 11h11min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h06min

Trabalhos Espaciais Manuais faz caldeirão sonoro e poético em “Prazerá”, parceria com DiMelo e Livia Nery

Celebrando 10 anos de carreira, banda gaúcha prepara o disco “Ponto de Curva”

Daniel Corrêa
Luiza Padilha

A Trabalhos Espaciais Manuais une soul, MPB, jazz, tons de hip hop e momentos de uma poesia intimista em uma explosiva colaboração. “Prazerá” une a banda gaúcha, a lenda a black music brasileira DiMelo e a cantora e produtora musical baiana Lívia Nery. A faixa faz parte de seu próximo álbum, “Ponto de Curva”, a ser lançado em breve pelo selo paulistano yb music.

Ouça “Prazerá”: https://lnk.fuga.com/tem_prazera 

“Essas parcerias musicais surgiram em dois momentos. Tivemos um primeiro encontro com DiMelo em 2022, quando atuamos como banda de apoio para shows dele na região sul do Brasil. A partir dessa vivência e de um ótimo entrosamento entre ele e a TEM, lançamos o convite de gravar uma música juntos. A resposta foi positiva antes mesmo de enviarmos a primeira demo. Quando a música começou a ganhar forma, sentimos que esse projeto poderia ser ampliado e contar com mais um feat. Foi aí que chegamos no nome da Livia Nery, que prontamente animou-se em fazer parte e trouxe o fechamento perfeito para a música”, explica Aline Araújo.

Esta é a primeira faixa com letra da banda, que comemora 10 anos de música. A Trabalhos Espaciais Manuais é formada atualmente também por Cleômenes Junior, Gabriel Sacks, Pietro Duarte, Daniel Hartmann, Tomás Piccinini, Mateus Albornoz e Thayan Martins. Todos vêm de escolas rítmicas diferentes, o que só amplia a criatividade e as possibilidades sonoras das novas composições, e já havia sido antecipado no primeiro single “A Sombra Não é O que Parece”.

Ouça “A Sombra Não é O que Parece”: https://lnk.fuga.com/tem_asombranaoeoqueparece

“Em ‘Prazerá’, tivemos o privilégio de contar com uma poesia intensamente pessoal do DiMelo, deixando-nos muito honrados por nossa música ter sido escolhida por ele para transmitir essa mensagem. O processo criativo da TEM costuma ser presencial e coletivo, ou seja, por mais que alguém traga alguma ideia inicial, sempre desenvolvemos as ideias juntos no estúdio. Nessa colaboração tivemos a experiência de realizar um processo criativo À distância, onde todas as partes tiveram a oportunidade de imprimir suas marcas, sem perder a conexão entre as contribuições de cada um(a). Por exemplo, a letra da Livia Nery foi inspirada na poesia do DiMelo, que por sua vez, inspirou a criação de novas sessões na música por parte da banda”, continua Aline Araújo.

“Ponto de Curva” será lançado no início de 2024, com 11 faixas colocando foco nos timbres, e entendendo o produtor/mixador DudaRaupp como um nono integrante do grupo, trazendo um elemento único para a TEM. Duda é beatmaker, produtor musical, multi-instrumentista que já trabalhou com artistas como Rashid, Kamau, Zudizilla, Cristal, NiLL e outros. Eles se encontram em um momento de maturidade e exploração sonora da Trabalhos Espaciais Manuais. 

“O clima de amadurecimento musical e pessoal da banda, um dos principais atributos no novo álbum da TEM. A partir deste disco, não por acaso chamado ‘Ponto de Curva’, a banda chega a um novo patamar na exploração de texturas, arranjos mais elaborados e composições de novo fôlego. A banda passa a ter a envergadura para caminhar em territórios antes inexplorados, e essas colaborações com DiMelo e Livia Nery fazem parte desse novo momento”, celebra Mateus Albornoz.

A Trabalhos Espaciais Manuais é uma banda instrumental de Porto Alegre fundada em 2013, com uma trajetória marcada por diversas formações e participações em festivais notáveis, incluindo Psicodália, Arvo Festival e Meca Festival. Com um histórico de lotar casas de shows, além de lançamentos em plataformas de streaming - com destaque para o EP “T.E.M ‘18” - e uma contribuição na compilação “John Armstrong Presents Afrobeat Brasil”, desde o início de 2021, a TEM adotou uma formação de oito músicos e musicistas, incorporando saxofones, percussão, bateria, guitarra, baixo, teclado e sintetizadores em uma fusão de ritmos que inclui groove, jazz, funk, prog e música popular. Seus shows, concebidos como um convite para o público vivenciar as composições de forma visceral, seguem um formato de baile. 

A Trabalhos Espaciais Manuais continua as celebrações com o lançamento de “Prazerá” em todas as principais plataformas de streaming.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp