10/11/2023 às 13h58min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h06min

Rita Figueiredo lança o videoclipe Brasília

Com técnicas como arte colagem e stop motion, o videoclipe mescla desenhos realizados à mão com efeitos digitais; entre o blues e o folk, a canção traz denúncias sobre o processo de implementação da capital no cerrado brasileiro

Patricia Dornelas
https://www.facebook.com/rita.figueiredo
Douglas Garcia

O videoclipe Brasília, de Rita Figueiredo, resgata polêmicas abafadas durante o processo de construção da capital, como desapropriações de terra e o massacre dos candangos. Single do EP Meus Labirintos, a ser lançado no dia 24, Brasília traz, em um blues meio folk, um alerta sobre abusos de poder ocorridos na época, cuja solução, como diz a letra, “é só não anunciar”. Apesar da acidez do tema, a canção é ironicamente leve, unindo o vocal primoroso de Rita com violões de nylon e aço de Webster Santos, também produtor do EP. 

Além de compositora com dois discos lançados, Rita Figueiredo cria seus próprios videoclipes, muitos deles premiados e selecionados em festivais internacionais. Em Brasília, ela usa arte colagens de Vera Kaplan como pano de fundo para elementos documentais que surgem em primeiro plano, como ilustrações próprias inspiradas em fotos do arquivo público da cidade. Mesclando técnicas manuais e digitais, incluindo stop motion, manipulação de papéis e pós-edição, o videoclipe, feito com a câmera do celular da artista, traz informações sobre absurdos ocorridos na construção da capital, tanto em inglês quanto em português. Assim como a canção, o clipe tem um ar leve e colorido, relembrando que muitas vezes a forma não condiz com o conteúdo – tal qual a construção de Brasília. 

Apesar de ocorridos há mais de 60 anos, os problemas retratados na canção não ficaram no passado, como o descaso com os direitos dos trabalhadores braçais, desapropriações de terra e processos de gentrificação. “Brasília foi um projeto que não era para ser elitista, mas foi. E a propaganda que fizeram na época foi o inverso do que ocorreu de fato”, comenta Rita. “A cidade continua sendo palco de embates centrais da nossa política, como vimos nos ataques do dia 8/1, de modo que a canção segue atual”, conclui. A artista se inspirou, ainda, no documentário “Conterrâneos Velhos de Guerra” (1992), de Vladimir Carvalho, para compor a canção. 

Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=Ab7BWCBWjhU 

Brasília – Rita Figueiredo

Criação, Ilustrações e animação: Rita Figueiredo 

Arte colagem de fundo: Vera Kaplan 

Tradução para o Inglês: Benji Kaplan 

Música, letra e voz: Rita Figueiredo 

Violões de nylon e aço / Produção musical: Webster Santos 

Mixado e Masterizado por Ezio Filho no Audiolume studio


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp