10/11/2023 às 12h13min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h05min

O custo e a relevância do marketing jurídico: como a cessão de crédito pode auxiliar

Para os advogados e escritórios de advocacia, muito além de marcar presença, é preciso se apresentar no ambiente digital com qualidade

Leticia Senatti
Renata Nilsson, CEO da PX Ativos Judiciais.

*Renata Nilsson, CEO da PX Ativos Judiciais

Segundo um conhecido brocardo da área jurídica, “o que não está nos autos não está no mundo”. Nos dias de hoje, podemos adaptar seguramente esse aforismo ao campo dos negócios para dizer: “o que não está na internet, não está no mundo”. Isso porque é praticamente impensável a sustentação e o crescimento de qualquer tipo de empreendimento sem que marque o mínimo de presença na web, sobretudo nas redes sociais.

Para os advogados e escritórios de advocacia, muito além de marcar presença, é preciso se apresentar no ambiente digital com qualidade, personalidade e, principalmente, respeitando as regras de marketing jurídico estabelecidas pela legislação do segmento.

A publicidade na advocacia é regulamentada pelo Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/1994), pelo Código de Ética e Disciplina da OAB (Resolução n. 02/2015) e, mais recentemente, pelo o Provimento nº 205/2021 do Conselho Federal da OAB (CFOAB), que trouxe novidades, como a possibilidade de impulsionamento de campanhas nas redes sociais, entre outras.

Praticar o marketing jurídico com excelência e respeitando os limites legais é essencial em um mercado de altíssima concorrência. De acordo com dados do CFOAB, aproximadamente 1,3 milhão de profissionais exercem regularmente a advocacia no Brasil, ou seja, proporcionalmente há um advogado para 164 brasileiros atualmente.

Para ser visto e contratado, diante de tamanha concorrência, é possível aos profissionais a utilização de ferramentas como digitais de grande alcance como sites, blogs, perfis em redes sociais, campanhas patrocinadas, entre outras. Lembrando que o foco da publicidade deve ser informativo, sendo vedados conteúdos promocionais, que mercantilizam a profissão.

Independentemente das possibilidades e restrições, tudo isso, para ser feito com qualidade, por profissionais gabaritados, custa caro. Quem duvida que peça um orçamento em uma agência especializada. É preciso que o advogado ou sociedade de advogados estejam preparados para investir, tendo em mente que não se trata de algo supérfluo, mas sim de ponto estratégico, crucial para o crescimento dos negócios.

Nesse ponto, caso o profissional não disponha de caixa para bancar de imediato os custos voltados ao marketing, pode contar com a cessão de créditos judiciais para levantar recursos sem comprometer seu orçamento mensal, como ocorreria com um empréstimo bancário, que gera diversas parcelas e acréscimo de juros. Na antecipação de créditos judiciais, o cedente não adquire uma dívida. Por isso, no momento de buscar crédito, é aconselhável pelo menos cotejar a proposta de cessão de crédito com a de um empréstimo tradicional.

As diversas ferramentas de marketing jurídico possuem diferentes objetivos dentro da comunicação, como informar sobre serviços oferecidos ou fortalecer a imagem do profissional no mercado, como especialista em determinado segmento. É importante investir continuamente nessa área para se manter visível e atrair clientes em um mercado altamente competitivo. A cessão de crédito pode auxiliar nessa empreitada, proporcionando os recursos necessários por meio da liquidez imediata de ativos judiciais.

*Renata Nilsson, formada em Comunicação Social e Direito pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em direito corporativo e compliance, acumula 11 anos de experiência na advocacia contenciosa e na estruturação de operações no mercado financeiro. Renata participou de diversas operações de M&A, contingenciamento de passivos judiciais e gestão e validação de créditos. Atualmente atua como consultora especializada de diversos fundos de investimentos (FIDCs) e plataformas de investimento, focados na aquisição de créditos judiciais, incluindo créditos judiciais trabalhistas, cíveis e precatórios como CEO e sócia da PX Ativos Judiciais.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp