10/11/2023 às 13h16min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h02min

Cine Fórum exibe “As Bruxas de Salém” neste sábado (11)

Encontro, aberto e gratuito ao público, acontece às 18 horas, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Filme de 1996, retrata um dos momentos mais tenebrosos da justiça norte-americana, o julgamento das Bruxas de Salém

Verbo Nostro
As Bruxas de Salém (1996)
Acontece neste sábado (11/11), às 18 horas, mais uma edição do Cine Fórum, encontro comandado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. Realizado na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América), o filme exibido neste mês será “As Bruxas de Salém”, de 1996, dirigido por Nicholas Hytner e inspirado em uma peça teatral, escrita em 1953 por Arthur Miller. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O longa se passa entre fevereiro de 1693 e maio de 1694, na cidade costeira de Salém, no condado de Essex em Massachusetts nos EUA. Lá ocorreu um dos capítulos mais tenebrosos da história da justiça norte-americana: mais de 200 pessoas foram acusadas de praticar bruxaria na cidade, mas apenas 30 foram consideradas culpadas. Dessas, 20 moradores foram executados, sendo 19 por enforcamento (14 mulheres e cinco homens) e uma mulher idosa por esmagamento com pedras. Um outro homem, Giles Corey, foi pressionado até a morte por recursar-se a confessar por usar as artes da bruxaria e outras cinco pessoas morreram na prisão.

É a partir dessa história que o filme “As Bruxas de Salém” e a peça teatral, de 1953, foram inspirados.  “É um filme que retrata o que acontece com uma histeria coletiva vinda de acusações falsas. O filme, que mostra como o abuso de poder pode ser maléfico para as pessoas, é uma boa forma de encerrar vários assuntos fortes que o Cine Fórum trouxe neste ano”, explica Marcos de Castro, um dos idealizadores do Cine Fórum.

Para André de Castro, o encontro tem como dever debater a importância da informação, já que a obra original expõe como as pessoas, na época do julgamento, não tinham informação e apenas julgavam com base na fé. “Queremos mostrar o cuidado das acusações falsas, pois elas podem causar muita dor. Esperamos conversar com o público sobre esse enredo, essa obsessão religiosa, amor, obsessão e perdão. São tópicos polêmicos e que certamente renderão uma boa conversa após a exibição do filme”, conclui.

Sinopse 

Século XVII, 1962, Salém, Massachusetts. Abigail Willians é uma jovem que trabalha para o fazendeiro John Proctor, mantendo um caso com ele. Com o fim do relacionamento, é despedida e promete se vingar dele e de sua mulher, Elizabeth Proctor. Um grupo de mulheres faz alguns rituais, considerados "feitiços", por meio de uma dança extremamente sensual para atrair maridos. Descobertas pela igreja, são acusadas de bruxaria. Para não serem açoitadas, dizem estar possuídas pelo demônio. Logo, toda a cidade é tomada por uma grande histeria coletiva, dando início a uma onda de acusações contra, inclusive, pessoas inocentes. Abigail, vê a chance de se vingar do casal, fazendo inúmeras acusações contra Elizabeth, pois deseja sua morte.

SERVIÇO
Cine Fórum

“As Bruxas de Salém” (de 1996, de Nicholas Hytner)
Data: 11 de novembro (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, em Ribeirão Preto).
Entrada: Gratuita e aberta ao público.
Obs. Haverá venda de pipoca e refrigerante no local. 

Sobre a Fundação do Livro e Leitura

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e, mais recentemente, propagadora de feiras no interior de São Paulo. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além das feiras, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura na região, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: 

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Gabriel Todaro

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp