08/11/2023 às 16h39min - Atualizada em 08/11/2023 às 20h09min

Poético e educativo, Reciclown Circus inicia novo circuito no interior paulista

As 31 apresentações programadas são direcionadas para estudantes da rede pública de ensino nas cidades de Brodowski, Jardinópolis, Ribeirão Preto, São Simão, Serrana e Sertãozinho

Verbo Nostro
Primeira apresentação do circuito aconteceu nesta quarta (8), em Brodowski (Foto: Divulgação)
Os alunos da EMEF Professora Elza Leite da Costa, em Brodowski, formaram o primeiro público do novo circuito Reciclown Circus, projeto realizado pela Cia Raros Circo e Teatro, de Ribeirão Preto. Desta vez, o espetáculo percorrerá também as cidades de Jardinópolis, Ribeirão Preto, São Simão, Serrana e Sertãozinho, num total de 31 apresentações para crianças e adolescentes que estudam em escolas da rede pública municipal e estadual. Em Brodowski, as apresentações aconteceram nesta quarta-feira (8), às 9h e às 14h, no espaço da escola e reuniram cerca de 230 estudantes. Nesta quinta-feira (9), a trupe segue para São Simão, para duas sessões no Theatro Carlos Gomes (9h e 14h).

Comédia que mistura recursos do teatro e do circo, o espetáculo Reciclown Circus costura o momento de entretenimento com reflexões educativas. A proposta é incentivar o público a refletir sobre a importância do uso de materiais reutilizáveis, colocando questões ambientais em destaque. Outro viés é um olhar sem estigma para o trabalho dos garis e dos catadores de lixo reciclável, buscando valorizar essas atividades e reconhecer a importância desses profissionais para a sociedade e para o meio ambiente. Tudo temperado com humor, poesia e ludicidade.

“A intenção deste trabalho é lembrar como pequenas ações em nosso cotidiano impactam a vida de todo mundo, especialmente na dimensão socioambiental. Falamos sobre a relação entre consumo e meio ambiente e sobre pessoas discriminadas - na maioria das vezes, invisíveis -, que cumprem um papel central e fundamental na engrenagem do reaproveitamento do lixo, que são os garis e os catadores de recicláveis”, explica o artista Fábio Brasileiro, coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro.

A temática é tratada em Reciclown Circus de forma descontraída e com a proposta educativa. Os dois personagens em cena se utilizam de números de malabarismo, equilibrismo, mágica, percha e acrobacias para falar de separação, reutilização e reciclagem de materiais; eles também mencionam a forma como a sociedade lida com o lixo que produz e a necessidade de conscientização.

As sessões gratuitas são destinadas ao público escolar, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios participantes, levando o espetáculo aos teatros e escolas. Ao final de cada apresentação, acontece uma roda de bate-papo entre os artistas circenses e o público, visando estabelecer uma aproximação entre eles. O atendimento à rede pública de ensino está atrelado ao objetivo de alcançar estudantes que, muitas vezes, não têm prática cotidiana ou condição financeira para assistir a peças de circo e teatro. 

Uma novidade trazida para esta temporada é a inserção de uma oficina de capacitação para professores, arte-educadores e educadores sociais. Nela, o grupo apresenta diferentes possibilidades de uso de materiais recicláveis no ensino de modalidades como malabarismo e equilibrismo. “É mais uma forma de promover a continuidade da mensagem passada pelo espetáculo”, pontua Fábio Brasileiro. 

Primeiro projeto realizado pela Cia Raros Circo e Teatro com incentivo fiscal ProAc ICMS, do Governo Estadual, Reciclown Circus é inspirado em um dado da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), que aponta que a sociedade brasileira produz 1,5 milhão de toneladas de lixo por semana.

O projeto é patrocinado pela empresa RTE Rodonaves, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) e conta com produção executiva da Origem Produções, empresa responsável por processos de captação de recursos junto a projetos governamentais para a cultura. A temporada marca o encerramento da agenda da Cia Raros Circo Teatro em 2023 e a abertura do calendário de 2024.

Além deste projeto, o grupo prepara para o ano que vem a montagem de dois novos espetáculos (Memórias Circenses e Fulano da Silva), ambos contemplados por um dos editais mais concorridos do Estado de São Paulo; a circulação de Reciclown Circus por cidades do litoral paulista; e o circuito Raros Circo e Teatro nas Escolas - uma mostra de repertório com as quatro montagens da companhia, em cidades da região de Ribeirão Preto. “Trabalhar com circo e teatro é, acima de tudo, uma jornada apaixonante e imprevisível, em que a arte se torna a vida e a vida se torna arte, deixando um legado de memórias e emoções que ecoam para a eternidade”, finaliza Fábio Brasileiro.

Serviço
Circuito Reciclown Circus

 
Próximas apresentações já agendadas:
Cidade: São Simão
Local: Theatro Carlos Gomes (rua Rodolfo Miranda, 277 - Centro)
Datas e horários
- 09/11 (quinta-feira) | 9h e 14h
- 16/11 (quinta-feira) | 9h e 14h
- 17/11 (sexta-feira) | 9h e 14h
* Participação gratuita para estudantes das escolas agendadas

Sobre a Cia Raros Circo Teatro

Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos (2016); Clownflitos Amorosos (2019); Reciclown Circus (2021) e o Tradição, Paixão e Circo (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo. 

A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.

Sobre a Origem Produções

Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
Site: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: 

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Regina Oliveira

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp