08/11/2023 às 09h23min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h03min

Recovery é recurso estratégico para desempenho do Fluminense em 2023

Avanutri colabora para redução de lesões, gestão do desempenho dos atletas e alcance de excelentes resultados na base e no profissional do clube carioca

Marcelo Abdalla
Avanutri/Divulgação

O ano de 2023 vem sendo um dos melhores dos últimos anos para o Fluminense e um dos segredos para o bom desempenho é o trabalho sério de recovery desenvolvido pelo clube em parceria com a healthtech brasileira Avanutri, sediada na cidade de Três Rios, na região serrana do Rio de Janeiro.

 

 

O sucesso em campo começou com o 33º título do Campeonato Carioca em cima do rival Flamengo, que deu o troco vencendo o tricolor nas oitavas de final da Copa do Brasil. No Brasileiro, o time está em 8º na tabela e tranquilo, pois no último sábado (04), o clube conquistou a inédita taça da Libertadores, vencendo o Boca Junior-ARG por 2x1, no Maracanã e garantiu automaticamente a vaga para o torneio em 2024.

 

 

A famosa categoria de base em Xerém levantou 11 taças este ano, dentre as quais: Scopigno Cup-ITA Sub-16, Heemskerk Cup-HOL Sub-16, Copa Rio Sub-15, Sudeste Cup Sub-12, IberCup Sub-11, Dani Cup Sub-10 e Taça Edilson Silva Sub-9 (Taça Guanabara). E ainda colheu bons resultados como ser semifinalista da Copa do Brasil sub-20 e chegar até a terceira fase da Copa São Paulo.

 

 

Especializada em avaliação física, nutrição, recovery e alto desempenho, Avanutri é patrocinadora máster da base desde fevereiro deste ano e depois firmou patrocínio para o elenco profissional. A empresa auxilia fisioterapeutas, fisiologistas e preparadores físicos na prevenção de lesões e recuperação de seus atletas.

 

 

Em 2023, até o momento, a equipe das Laranjeiras disputou 63 partidas, média de quase seis jogos por mês. Para atletas com a idade mais avançada, o desgaste físico excessivo é uma real preocupação. E o recovery mostra-se como fundamental para minimizar o risco de lesões.

 

 

“Avanutri é um parceiro científico que nos ajuda a produzir conhecimento e preencher lacunas da fisiologia. Os recursos disponibilizados pela empresa ajudam a reestabelecer a condição física ideal de nossos atletas", conta o fisiologista do Fluminense, Fabiano Ribeiro. "O uso dos equipamentos de alta tecnologia e a troca constante de informações técnicas vêm sendo decisivos para a recuperação de lesões e do desgaste excessivo após as partidas. A boa adesão dos atletas aos tratamentos também é outro fator positivo que favorece a recuperação e o bem-estar geral do grupo”, completa Alex Rites, coordenador de performance do clube.

 

 

“A Avanutri é uma das parcerias mais produtivas que já tivemos, pois ela consegue nos oferecer um reforço importante naquilo que é capital para o clube, que é o desempenho esportivo, a preparação dos atletas para as competições. Depois da chegada da Avanutri, percebemos um incremento na redução de lesões e na recuperação dos jogadores”, afirma o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.

 

 

A empresa construiu dois centros de recovery, em Xerém e Laranjeiras, com os mais modernos recursos e infraestrutura exclusiva para cuidar da saúde musculoesquelética e o desempenho dos atletas. Na Barra da Tijuca, atualizou a estrutura do Departamento de Fisioterapia e Fisiologia do Centro de Treinamento Carlos Castilho. Os equipamentos são utilizados de modo integrativo pelos atletas e profissionais multidisciplinares que trabalham com os elencos adultos e infanto-juvenis.

 

 

Rodrigo Santana, CEO da Avanutri, destaca o papel que a empresa vem cumprindo no futebol brasileiro: “Estamos convictos de que a ciência, a inovação e o profissionalismo são os melhores caminhos para a evolução do futebol brasileiro. E nossa parceria com o Fluminense é pautada por esses valores e ficamos muito contentes em ver nosso projeto se traduzir em resultados. Somos dois parceiros em busca de melhorias e ajustes para proporcionar o melhor aos atletas e profissionais envolvidos”.

 

 

Atletas com mais idade no Fluminense

Fábio: goleiro (43 anos) – 58 partidas

Felipe Melo: zagueiro (40 anos) - 43 partidas

Marcelo: lateral (35 anos) – 28 partidas

Paulo Henrique Ganso: meia (34 anos) - 48 partidas

Germán Cano: atacante (35 anos) - 55 partidas

 

 

 

Sobre a Avanutri

A Avanutri foi fundada em 2004 para desenvolver soluções tecnológicas na área de avaliação física, nutrição, Recovery e High Performance e tem como objetivo ser uma incubadora de tecnologias inteligentes. Atualmente está presente em diversas áreas esportivas auxiliando fisioterapeutas, fisiologistas e preparadores físicos na prevenção de lesões e recuperação de seus atletas com mais qualidade e rapidez, garantindo assim a alta performance. A companhia tem grandes parceiros, entre eles a Associação Uruguaia de Futebol, além de tradicionais clubes do futebol brasileiro, como Cruzeiro e Fluminense.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp