08/11/2023 às 10h30min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h03min

Exposição fotográfica em Pinheiros apresenta mestres artesãos brasileiros

Com realização da Paiol, mostra de Salvador Cordaro retrata expoentes da arte popular e do artesanato

Bacuri Comunicação
Salvador Cordaro e Paiol

A partir do dia 11 de novembro, a Paiol, marca dedicada à promoção da arte popular e do artesanato brasileiro, abre em Pinheiros a exposição fotográfica Pelos Olhos da Gente. A mostra traz 9 retratos de mestres artesãos reconhecidos pela sua grande contribuição na formação da identidade cultural de suas regiões. Os mestres Cornélio, Francisco Graciano, Luis Antônio, Sil da Capela, Jasson, Aberaldo, Ismael, DIN e Tiago Amorim foram retratados pelas lentes do fotógrafo e artista visual Salvador Cordaro. 

De acordo com Lucas Lassen, diretor criativo e curador da Paiol, esta é uma iniciativa que visa aproximar o visitante às histórias dos artesãos que estão por trás de peças que fazem parte do nosso imaginário. “É muito comum que as pessoas identifiquem as obras de grandes mestres como Sil, Jasson e Aberaldo, por exemplo, muitas vezes, antes de conhecer os rostos e as mãos por trás daquela criação. Por isso, registrar e mostrar o artesão também é uma forma de conectá-los com aqueles que admiram seus trabalhos”, afirma Lassen. 

Os registros feitos por Cordaro, com estética PB (preto e branco), diante de uma lona simples ao fundo e assoalho de madeira, trazem a simplicidade necessária para colocar os artesãos como elementos centrais da imagem. “Tenho fotografado artistas de diversas vertentes há alguns anos e o que mais me interessa neste processo é a possibilidade de ajudar a registrar parte da história do nosso país, criando imagens que farão parte da nossa memória coletiva”, completa o fotógrafo. 

 

Experiências imersivas


Lucas Lassen convidou artistas brasileiros para compor a nova identidade visual da loja - Fotos Salvador Cordaro

 

O evento marca a reinauguração da unidade da Paiol na rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, da zona oeste de São Paulo, que agora, além da venda de peças artesanais, propõe também experiências imersivas. Com cerca de 130m² a loja recebe uma nova roupagem que visa promover um mergulho do visitante pelo universo da arte popular brasileira, com referências que passam sobretudo por contribuições indígenas e pelo movimento armorial. 

Para tanto, dois artistas foram convidados para compor ilustrações que decoram as paredes, o teto e as duas fachadas da loja que tem entradas pela Fradique e pela Arthur Azevedo. Com pinturas artísticas ligadas à sua etnia do Alto Xingu, no Mato Grosso, o jovem artista Waxamani Mehinaku, transporta para as paredes pinturas corporais utilizadas em rituais e no cotidiano da aldeia. 

Em outros espaços, a artista paulistana, Carol Shimeji, atualiza e reinterpreta símbolos do Movimento Armorial, iniciativa artística que eleva a arte popular para uma expressão erudita nas artes plásticas, na música e na literatura com raízes nordestinas. “É mais uma forma de homenagear a riqueza da produção artística genuinamente brasileira”, completa Lucas. 

Serviço


Paiol | Fradique

11 de novembro, sábado, das 11h às 20h

Onde: Rua Fradique Coutinho, 172 - Pinheiros, São Paulo

Entrada gratuita

 



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp