07/11/2023 às 11h07min - Atualizada em 08/11/2023 às 00h04min

Profissional do churrasco e economista explica o motivo da queda dos valores das carnes

Queda ainda não chegou ao consumidor como reduziu ao produtor

Agência Alma
Foto: Churrasco VIP Divulgação

O preço das carnes nos supermercados brasileiros caiu, em relação ao valor de 2022. O motivo disso é explicado pelo mestre em churrasco e economista, Nilson Pinto. O profissional analisa a condição e o conta de forma explicativa porque esse valor não foi maior ainda.


 

“No ano passado o preço das carnes estava bem alto e com isso, os produtores acabaram segurando um pouco o gado no pasto e o abate das matrizez, ou seja, os abates das fêmeas, para elas reproduzirem mais. Com isso, acabou se gerando uma oferta menor do que a demanda nos supermercados. Esse ano, a situação se inverteu, e por isso a oferta ficou maior do que a demanda. No primeiro semestre já notamos uma queda, mas agora no segundo semestre isso foi mais aparente, e consequentemente no final do ano a demanda aumenta e o normalmente o valor da carne também, mas esse ano pode não acontecer isso, por conta dos preços que já estão em baixa”, conta Nilson.


 

Mesmo com a queda, o profissional conta que o consumo de carnes ainda está abaixo do que o brasileiro costumava consumir antes da pandemia de Covid19.


 

“Esse consumo ainda é menor do que o que tínhamos antes da pandemia, ainda não voltou ao normal. O preço do boi para o produtor já caiu em media 30%, então a queda foi bem significativa, mas no supermercado esse desconto não chegou na totalidade para o consumidor final, por conta dos outros insumos que fazem parte do processo produtivo, por exemplo, o transporte, a gasolina e o diesel aumentaram bastante, por isso acaba não chegando no total. Outro fator é a energia, que subiu bastante, as concecionárias de energia tiveram um aumento bem significativo, a manutenção da carne precisa da energia para se manter fresca e isso acaba sendo repassado como um custo maior” explica.


 

Agora, Nilson Pinto leva sua experiência em churrasco para falar sobre como fazer essa iguaria, e aproveitar a queda dos preços para reunir amigos, familiares e pessoas queridas comendo uma excelente carne.


 

“Para o churrasco o preço que mais caiu foi o Filet Mignon, mas tradicionalmente por ela ter pouca gordura, pouca gente faz um churrasco com esse corte, ela fica muito boa naquele formato de medalhão com o bacon envolta, porque ela realmente precisa de uma gordura para ficar mais palatável. A picanha foi a que caiu menos, porque a demanda dela em churrascos é muito maior, na visão de alguns é uma carne fundamental, ainda é um produto nobre, então o supermercado acaba não diminuindo tanto esse valor”.


 

“Agora tem muitas carnes que caíram cerca de 15%, como o Contra Filet, a Fraldinha, o Peito Bovino, a Paleta, o Miolo do Acém, a Alcatra, todas essas são favoráveis para um excelente churrasco, dá pra fazer um maravilhoso com todos esses cortes”, completa o mestre em churrasco.


 

Sobre Nilson Pinto e Churrasco VIP (@churrascovip):

Formado em Economia e mestre em churrasco, Nilson Pinto tem experiência há mais de 40 anos, é especialista em cardápios de churrasco Top Premium, dá dicas de como se fazer um churrasco. Além de ser um criador de conteúdo, o profissional tem um canal no Youtube onde publica vídeos com receitas, dicas de como acender o fogo, como extrair todo sabor e suculência de diversos tipos de carnes.

Nilson faz eventos, workshops sobre churrasco, onde fala sobre insumos, cortes, lançamentos, acompanhamentos, tendência do mercado, além de dar consultoria para ensinar as pessoas a entender mais um pouco desse ramo de carne, como atender o público, treinar os funcionários, montar cardápios e criar diferenciais para o empreendimento.

Desde 2011, Nilson começou a se interessar por mídias sociais e com isso criou a comunidade que hoje é conhecida como Churrasco VIP. Já participou de mais de 50 festivais no Brasil, entre eles, Mr Moo e Bbq Penedo. Sabe que o churrasco não é apenas uma refeição, mas um momento importante para o brasileiro.


 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp