07/11/2023 às 14h50min - Atualizada em 07/11/2023 às 20h03min

Claudia Raia: Saiba como enfrentar a perda de cabelo pós-parto:

Dermatologista Gustavo Martins explica detalhes do eflúvio telógeno

Fabiano de Abreu
© Divulgação
A atriz Claudia Raia, aos 56 anos, recentemente compartilhou sua experiência pessoal sobre um desafio comum que afeta muitas mulheres após o parto. A mãe de Luca, de sete meses de idade, enfrentou uma perda brusca de fios de cabelo após o nascimento do bebê, algo que de acordo com o dermatologista Gustavo Martins é conhecido como eflúvio telógeno, “O eflúvio telógeno é um fenômeno que acomete muitas mulheres após o parto. Isso ocorre devido a uma diminuição acentuada nos níveis de hormônios da gravidez, principalmente a progesterona e o estrogênio, geralmente cerca de três meses após o parto”, afirma o especialista. 

Essa diminuição hormonal pode levar à perda intensa de cabelo, preocupando muitas mães. A boa notícia é que o eflúvio telógeno não é permanente e pode ser tratado. Gustavo esclarece que todas as mulheres enfrentam algum grau de perda de cabelo pós-parto, mas a gravidade pode variar de pessoa para pessoa, “Além das mudanças hormonais, outros fatores, como deficiência de ferritina, problemas na tireoide, ou desequilíbrios nos níveis de insulina e cortisol, podem agravar a queda de cabelo”, acrescenta.

Na maioria dos casos, o eflúvio telógeno é autolimitado e, geralmente, dura de seis a nove meses após o nascimento do bebê. Martins destaca que ao iniciar qualquer tratamento, é fundamental identificar a causa subjacente da perda de cabelo. Por essa razão, a recomendação principal é procurar a ajuda de um dermatologista especializado.

É importante lembrar que a perda de cabelo pós-parto é uma ocorrência comum e temporária. Muitas mulheres passam por isso e se recuperam naturalmente. No entanto, se a perda de cabelo for persistente ou preocupante, buscar a orientação de um dermatologista é a melhor decisão a ser tomada. Um profissional de saúde pode fornecer orientações e tratamentos personalizados para ajudar a resolver o problema e restaurar a saúde dos cabelos. Portanto, não hesite em procurar ajuda se a perda de cabelo após o parto estiver afetando sua confiança e bem-estar. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp