03/11/2023 às 13h12min - Atualizada em 06/11/2023 às 20h06min

Festa da Música no Maranhão chega a sua 5ª edição com show especial de Alcione

Acompanhada da FMM Orquestra, a cantora Alcione será a atração principal da Festa, que terá Josias Sobrinho como homenageado especial no Prêmio Papete 2023

DR Comunicação
ASCOM Divulgação
A organização da Festa da Música no Maranhão - FMM divulgou a programação completa para a edição de 2023, que acontece nos dias 14, 16 e 17 de novembro, em São Luís.
A FMM já se tornou um dos projetos mais representativos do segmento no estado, valorizando os artistas, a diversidade de ritmos e gêneros que integram o ‘ecossistema musical’ maranhense. A iniciativa surgiu em 2019 e acontece em edições anuais. Oficinas, noite do Prêmio Papete e shows para o público, fazem parte da programação do projeto, que devolve o protagonismo local aos artistas, cantores e músicos, e ainda estabelece uma conexão com a cena nacional da música.
Como destaque no line-up do evento, dia 17 de novembro, na Concha Acústica Reynaldo Faray, a cantora Alcione, homenageada especial na edição passada do evento, em 2022, fará um show exclusivo acompanhada da FMM Orquestra, sob a direção e arranjos do maestro Zé Américo Bastos. No show, clássicos de compositores maranhenses, gravados pela artista, a exemplo de “Boi de Lágrimas” e “Namorada do Sol”, além de sucessos marcantes dos 50 anos de carreira, como “A Loba”, “Estranha Loucura” e “Não Deixa o Samba Morrer”.
Antes, o público irá conferir um show exclusivo da FMM Orquestra, com Josias Sobrinho, homenageado nesta edição, Erasmo Dibell, Mano Borges, Andrezinho do Acordeon, Nubia, Gabriela Marques, Sandra Duailibe, Regiane Araújo e Emmanuel Ferraro. O show traz um recorte musical com artistas de diferentes gerações e releitura de clássicos de Josias Sobrinho, a exemplo de “Engenho de Flores”, “Catirina”, “Dente de Ouro” e “Terra de Noel”, passeando por “Filhos da Precisão” de Erasmo Dibell, “Você é Tudo” de Mano Borges, até “Me Levo” de Regiane Araújo. Os arranjos e direção tem a assinatura musical de Israel Dantas.
Para encerrar a noite, o músico George Israel, ex-Kid Abelha, compositor de hits clássicos do rock nacional apresentará o “Baile do George”. No show, George canta, toca violão e, claro, sax – sua marca registrada, fazendo todo mundo dançar e cantar junto, num passeio musical por canções do Kid Abelha, Cazuza, Tim Maia, Jorge Benjor, Paralamas, Barão Vermelho e muito mais. Relembrando grandes sucessos da carreira, que vão de parcerias icônicas com nomes como Cazuza e Gal Costa, além de faixas eternizadas por sua banda de origem, o artista comemora 4 décadas de carreira no enceramento da Festa da Música no Maranhão, fazendo com um grande baile na área externa da Concha Acústica da Lagoa.
A programação terá início às 19h30, com o show Yorukà com Isaías Alves Quinteto. O show é resultado da junção da força ancestral que corre nas veias do artista em fusão com gêneros da rítmica maranhense aos estilos do jazz, através das conexões musicais da bateria com a percussão, elementos artesanais e eletrônicos de Isaías Alves, unidos às elaborações melódicas de Sara Byancci no sax e flauta, às texturas harmônicas de Carlos Ernane na guitarra, às linhas pulsantes do baixo acústico de Emílio Furtado e ao virtuosismo de Andrezinho no piano sintetizador e acordeon.
A FMM23 realizará um Campanha Solidária de arrecadação de alimentos com a troca de 2kg de alimentos não perecíveis pela pulseira de acesso a área interna da Concha. A troca acontecerá dia 17 de novembro, a partir das 15h, no mesmo local do evento. Os alimentos serão destinados às famílias carentes da Comunidade do Tamancão.

Semeando talentos
Somada à programação da Concha Acústica, a consagração da música no Maranhão será marcada com a destinação do legado cultural do estado a estudantes moradores da comunidade do Sítio do Tamancão e áreas adjacentes, por meio de duas atividades promovidas pela organização da FMM. O viés sociocultural da Festa envolverá a oficina “A percussão maranhense e sua transposição”, que será ministrada pelo percussionista e educador, Isaías Alves. A segunda oficina será “Arte e Música em toda parte”, ministrada pela arte-educadora, Vitória Rodrigues.  As atividades acontecerão na U. V. Estaleiro Escola, no dia 14 de novembro e contemplará estudantes do Iema Pleno Tamancão.
Prêmio Papete 2023 – Relevância a Josias Sobrinho
O “Prêmio Papete” expressa a valorização e o resgate da memória musical do estado, inserido na programação da Festa da Música no Maranhão. Este ano, a premiação acontecerá no dia 16 de novembro, a partir das 20h, na Vila Realle para convidados e imprensa. Sem caráter competitivo, a finalidade da premiação é reconhecer a contribuição dos artistas, tendo como referência o cantor, compositor e percussionista da cidade de Bacabal, “Papete”.
Papete foi um pioneiro da música e da cultura popular no Maranhão e que tem o seu trabalho reverenciado no cenário musical.  A premiação destaca uma conexão com a cena atual da música brasileira, reiterando não só o trabalho de novos artistas, grupos e banda, como projetos e iniciativas de valorização e fomento da música no Maranhão.
Em 2023, serão mais de 30 homenageados que receberão o mérito cultural, entre eles, o penalvense, cantor, compositor e violonista, Josias Sobrinho, que celebra 50 anos de carreira com importante legado e contribuição à música e a cultura do Maranhão. A estatueta da premiação é uma obra de arte assinada pelo artista plástico maranhense, Eduardo Sereno. Na curadoria do prêmio estão: Zé Américo Bastos, maestro, arranjador e acordeonista; e os jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho.
“Seria impossível não reverenciar os mais de 50 anos de carreira de Josias Sobrinho, por todo seu legado musical, e a importante contribuição na obra de Papete e no próprio Prêmio. Por isso, decidimos dedicar a ele esse reconhecimento mais do que merecido, já que esse Prêmio possui as essências do mérito e da homenagem a quem faz tanta diferença no cenário musical inspirado na nossa cultura”, afirma Emanuel Jesus, músico e idealizador da FMM.
Para o homenageado, “A Festa da Música no Maranhão, em todas as cinco edições, vem cumprido um papel de real importância para a produção de música no estado. Memória, permanência e continuidade formam o acorde perfeito da base civilizatória que a música lança sobre os destinos das sociedades ao longo dos tempos”, analisou Josias.
Além de Josias Sobrinho, entre os homenageados desse ano, destacamos alguns nomes, a exemplo de Mano Borges, Grupo Afrôs, Instrumental Pixinguinha, Sandra Duailibe, Lena Garcia, Anastácia Lia, Andrezinho do Acordeon, Roberto Ricci e projeto “Choro, Samba e outras Bossas”, e in memoriam, Celso Borges, João Carlos Nazareth e mestre Abel.
O evento se expande da musicalidade a outras experiências culturais, onde proporciona uma união de sentidos entre o público, produção e arte. Emanuel Jesus, joga luz na temática e destaca sobre a via de conexão que integra artistas e o público em prol da valorização e fomento da cadeia produtiva da música no Maranhão.
“É uma imensa honra celebrar a 5ª edição da Festa da Música no Maranhão, com a nossa grande Marrom e tantos talentosos músicos e artistas. Para além de um projeto de festival, a FMM se tornou um movimento que envolve muita gente e muita coisa. Trazemos um propósito maior, que é resgatar a identidade e autoestima do setor musical no estado, e alcançar pessoas através da música. A música é um instrumento de transformação. Esse ano vamos celebrar ainda mais a diversidade e a força da nossa música, nessa Festa que cresce a cada dia”, concluiu Emanuel Jesus.
A FMM23 conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Equatorial Maranhão, Grupo Mirante e Cervejaria Dona.  A realização é da Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura.

10 anos da Interart Produção Criativa
A Interart Produção Criativa celebra 10 anos de ações! Além da Festa da Música no Maranhão, a produtora já realizou e produziu diversos projetos que garantem sua contribuição na cena cultural do Maranhão, a exemplo da Festa da Música no Maranhão, Crioula Festival, Um Natal de Luz, Encontro Maranhense de Hip Hop, Cazumbá Mundi, entre outras atividades de entretenimento e cultural. O propósito e o desafio passaram a se fundir a cada entrega planejada: interagir com as diferentes linguagens artísticas, segmentos - e daí vem o nome da empresa – e impactar de forma positiva a vida das pessoas por meio da arte. Como forma de compartilhar esse momento com o público e celebrar essa década de existência e realizações, a Interart lançará durante a programação da FMM23, uma revista comemorativa. Um recorte dos projetos, mesclados com matérias e artigos especiais.



PROGRAMAÇÃO FESTA DA MÚSICA NO MARANHÃO - FMM23
DIA 14/11 – OFICINAS NA U. V. ESTALEIRO ESCOLA (Sítio Tamancão)
9h às 11h30
Turma 1: Oficina: “A percussão maranhense e sua transposição” com Isaías Alves (percussionista e educador)
Turma 1: Oficina: Arte e Música em toda parte – Vitória Rodrigues

14h às 17h
Turma 2: Oficina: “A percussão maranhense e sua transposição”  com Isaías Alves (percussionista e educador)
Turma 2: Oficina: Arte e Música em toda parte – Vitória Rodrigues

DIA 16/11 – NOITE DO PRÊMIO PAPETE (VILA REALLE)
20h – Yoruká Jazz Sassion - Isaías Alves Quinteto (Emílio Furtado, Carlos Ernanes, Sara Bianc e Andrezinho do Acordeon)
21h – Cerimônia com a FMM Orquestra e convidados

DIA 17/11 – CONCHA ACÚSTICA DA LAGOA “REYNALDO FARAY”

Palco área externa da Concha
19h30 – Yoruká Jazz Sassion - Isaías Alves Quinteto (Emílio Furtado, Carlos Ernanes, Sara Bianc e Andrezinho do Acordeon)
00h – Baile do George Israel
Palco área interna da Concha
20h30 - Show FMM Orquestra com Josias Sobrinho (Homenageado), Erasmo Dibell, Gabriela Marques, Mano Borges, Mano Borges,  Andrezinho do Acordeon, Nubia, Regiane Araújo, Sandra Duailibe e Emmanuel Ferraro.
Arranjos e direção: Israel Dantas
22h30 – Show de Alcione com a FMM Orquestra
Arranjos e direção: Maestro Zé Américo Bastos

*Palco da Concha (Interno) Abertura portões 20h30
* A FMM23 realizará um Campanha Solidária de arrecadação de alimentos com a troca das pulseiras de acesso a área interna da Concha por 2kg de alimentos. A troca acontecerá dia 17/11, a partir das 15h, no mesmo local do evento. Os alimentos serão destinados às famílias carentes da Comunidade do Tamancão.

Assessoria de Imprensa 
Dyego Rodrigues (98)991706807

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp