06/11/2023 às 10h08min - Atualizada em 06/11/2023 às 20h06min

Programação de novembro do Novo Anhangabaú é protagonizada por artistas pretos

Agenda mensal ainda conta com novas aulas de Hatha Yoga e Oficina de Dramaturgia

redação
Divulgação Novo Anhangabaú

Todos os meses, o Novo Anhangabaú prepara uma programação completa de atividades socioculturais, educativas e recreativas ao ar livre no centro da cidade, e, durante todo o mês de novembro, que celebra o Dia da Consciência Negra, uma data que visa promover a reflexão e conscientização sobre a história, a cultura e a luta de pessoas pretas, a programação foi planejada para dar protagonismo à artistas da cena preta paulistana.
  • Atividades especiais
No dia 10, às 19h, acontece a oficina História e prática das danças afro-americanas, que, combinando teoria, prática e história, apresentando ao público as origens das danças afro-americanas tradicionais, como o blues, charleston, authentic jazz e o lindy hop.

O “Ilú Obá De Min - Educação, Cultura e Arte Negra”, associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher, volta ao Novo Anhangabaú no dia 11, às 14h com o Bloco Afro “Ilú Oba De Min”. O bloco tem sua bateria formada exclusivamente por mulheres que, desde 2005, saem em cortejo pelas ruas de São Paulo, abrindo oficialmente o carnaval de rua da cidade.

A atividade “Só sei que é samba”, no dia 18 às 19h, reunirá aulas abertas de samba, apresentação de um espetáculo e um grande baile. O coreógrafo Patrick Carvalho conduz uma jornada arrebatadora através das raízes profundas da cultura carioca, onde a dança do samba se torna mais do que movimento: é uma narrativa viva da alma do Rio de Janeiro.

No dia 24, às 17h, o projeto Música-encontro: Carnavais da metrópole debate a canção em sua amplitude e diversidade, trazendo a crônica da sonoridade em cima de temas contemporâneos para conversas públicas convidando figuras significativas do meio. A ideia de tema para a parceria no Anhangabaú é falar de “Carnavais da Metrópole” trazendo a relação entre blocos, trios, escolas de samba e da imprensa, com objetivo de esmiuçar sua organização, seus trabalhos durante o ano, suas diferenças e entender como a cidade hoje enxerga esses fenômenos.

E no dia 25, a partir das 19h, o centro de São Paulo vai celebrar a cultura negra da música e da dança com a “Noite do Baile Charme”. Os passos do Black Charme, também conhecido como Baile Charme, consistem em uma mistura de movimentos de dança que evoluíram ao longo do tempo.
  • Vale um Samba
Aos sábados, a atividade Vale um Samba apresenta animados shows do ritmo brasileiro. No dia 4, Tereza Gama e Grupo Samba da Hora divertem o público. No dia 18, é a vez de Gê de Lima apresentar o show Samba e Diversidade. E no dia 25, o samba fica por conta de Caio Moura, com uma mistura de ritmos brasileiros que transborda energia e alegria por onde passa.
  • Sons do Vale
E o Sons do Vale vai reunir todos os domingos artistas pretos para apresentações especiais, sempre a partir das 17h. No dia 12, Yannick Dellass apresenta Afrika Baile, uma proposta musical envolvente, dançante e contagiante de música africana de ritmos variados de países da África Central, do povo Bantu, Aguaya, Decha, Bulawe, Rumba Congolesa, Sebene, Semba, Odemba e Makossa.

No dia 19, o palco do Novo Anhangabaú recebe Ki’Mbanda, um grupo de rock que mistura elementos do kandomble, umbanda e “afrofuturismo" com um resgate da origem do rock na África e suas vertentes. Com letras em português, inglês, yoruba e kimbundu, apresentam as histórias dos orishas através do rock e da visão do homem preto.

E no último domingo do mês, 26, Andarilho do Cha e Os Arquitetos Sonoros apresentam um show musical com forte apelo teatral onde vocalista e banda se entregam cenicamente e defendem o conceito da "Música Preta Brasileira Teatral".
 
  • Novas atividades
A Hatha Yoga é a mais nova atividade do Novo Anhangabaú, que vai acontecer aos sábados, a partir das 10h. A aula traz exercícios de respiração, posturas, flexibilidade e meditação. Além de trabalhar princípios da filosofia indiana e do yoga, são realizadas posturas de alongamento de forma fluida para construção da força, resistência física e flexibilidade.

Também aos sábados, das 10h às 22h, acontecem as oficinas de teatro Treinos Públicos no Vale. Com coordenação artística e pedagógica de Fabiano Lodi e Luah Guimarãez, a atividade retorna nesta edição especial de 2023, com ações ligadas a processos formativos em artes da cena, envolvendo aprimoramento técnico de artistas profissionais e potenciais multiplicadores, e público interessado em procedimentos de criação cênica contemporânea.

As práticas desta edição estarão concentradas nas relações entre as artes da cena e o espaço urbano, enfatizando processos de performance, improvisação e composição cênicas em interação com a arquitetura do Vale do Anhangabaú. Em cada um dos 4 encontros, os participantes entrarão em contato com técnicas de treinamento artístico que envolvem atuação e performance, dramaturgia, direção e composição, envolvendo aspectos da arquitetura na urbanidade.

Nos dias 28 e 30, a partir das 14h, acontece mais uma nova atividade, a oficina de escrita “O que pode a palavra?”, com o objetivo de introduzir ferramentas e procedimentos para criação de novos textos, explorando o potencial explosivo da palavra.

A programação do Novo Anhangabaú ainda conta com variadas atividades fixas gratuitas. Toda a programação pode ser conferida no site e nas redes sociais: Instagram, Tik Tok e Facebook.

Serviço Novo Anhangabaú
Como chegar: Metrô: Estações São Bento e Anhangabaú
Site: novoanhangabau.com.br
Newsletter Vale Conferir: novoanhangabau.com.br/valeconferir
Instagram: @novoanhangabau
Tik Tok: @novoanhagabau
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp