06/11/2023 às 11h59min - Atualizada em 06/11/2023 às 20h06min

"Com todo o respeito ao samba" revela a intimidade de Mr. Catra com o samba

Álbum chegou às plataformas de streaming no dia em que completaria 55 anos, em 05 de novembro

Redação
Divulgação/Labidad

A voz grave, marca registrada de Mr. Catra, mudou a cara do funk a partir da segunda metade da década de 1990, popularizando o ritmo para muito além dos limites das comunidades cariocas. Referência para MCs que vieram no rastro de seu sucesso, Catra saiu de cena precocemente, aos 49 anos, mas deixou registros que revelam a intimidade do funkeiro com outras levadas musicais.

 

Nascido no Morro do Borel, tradicional berço do samba no Rio de Janeiro, Mr. Catra era um apaixonado pelo ritmo. Gostava de reunir amigos e parceiros em sua casa para animadas rodas de samba regadas a churrasco, suingue e sambalanço. Essa intimidade foi capturada no álbum "Com todo o respeito ao samba", projeto que chega agora às plataformas de streaming (selo Labidad), depois de anos de gestação, idas e vindas. No álbum, Catra vai do samba clássico ao pagode romântico, passando pelo samba rock, com autoridade de quem conhece o riscado. O projeto teve uma primeira versão em 2012 e uma segunda em 2015, ambas nunca lançadas comercialmente: só agora chegaram às plataformas em seu formato oficial, em 05 de novembro, data em que o artista completaria 55 anos.

"Com todo o respeito ao samba" foi produzido pelo mineiro Pedrinho Ferreira, ex-diretor musical do Só Pra Contrariar, que tem em seu currículo trabalhos com Alexandre Pires, Seu Jorge, Martinho da Vila e Jorge Benjor, entre outros, além de extensa experiência como instrumentista, diretor musical e arranjador de artistas nacionais e internacionais. “O Catra queria lançar um CD de sambas e me procurou através de seu empresário, na época. Ele fazia muitos shows em Uberlândia e quando vinha aproveitava para colocar as vozes. O Catra escolheu o repertório, eu fiz toda a parte musical e ele não mudou nada, o que foi muito bacana: me deixou totalmente livre para fazer a produção musical, a escolha dos músicos, etc. A gravação/mixagem foi feita no meu estúdio, em Uberlândia, e a masterização em Miami”, pontua Pedrinho. Sobre a sonoridade variada do álbum, o músico e produtor mineiro conta mais: “Dentro do contexto das composições, eu escolhia para que lado iríamos. Nos sambas mais tradicionais focamos nas percussões; nos mais românticos, ampliávamos as possibilidades, mas a sonoridade final tem uma unidade”, avalia.

Autor de 5 das 11 canções do álbum, Marcio Local participou do projeto desde o início: “O Vagner (nome de batismo de Mr. Catra) tinha muita relação com o samba, sempre foi um sonho dele realizar este trabalho. Quando ele ouviu minhas músicas ficou louco! Algumas já existiam, como “Swing 021” e “Happy Endings”, mas “Preta Luxo” eu fiz da minha relação com ele: queria misturar o funk com o samba para ele gravar”, relembra o compositor, músico e cantor carioca. “O Catra não era só funkeiro, tinha muito talento, era uma pessoa incrível. Para quem só conheceu Mr Catra que falava de sexo nas letras, vai se surpreender quando conhecer o Catra que fala de amor nos sambas. É um material que ele deixou com muito amor e carinho, porque ele sabia o que representava não só na carreira dele, mas na vida dos filhos, na vida de cada pessoa que ouvir este álbum. 'Com todo o respeito ao samba' vai ser histórico”, finaliza.

 

No repertório do álbum consta ainda o samba “Mangueira é uma mãe”, que Mr. Catra contava orgulhoso ter sido um presente do compositor Serginho Meriti, além três canções de autoria do próprio Catra: “Triste fim da mina”, “Sua foto” e “Se dê valor”.

 

É como diz a letra de “Swing 021", que abre o disco: “O samba balança, comove, nos move/ Quem fica parado na pista é poste/ Eu sambo sim, porque é minha oração/ Residente carioca / O swing 021 balançando na moda".

 

 

Assista Aqui: https://labidad.lnk.to/MrCatraComTodoRespeitoAoSamba

 

 

 

Mr Catra Com Todo Respeito ao Samba

 

1. Swing 021

Márcio Local

 

2. Ela Adora

Márcio Local

 

3. Happy Endings

Márcio Local

 

4. Mangueira é uma Mãe

Serginho Meriti e Claudinho Guimarães

 

5. Se dê valor

MR Catra

 

6. Sua Foto

MR Catra e DR. Rocha

 

7. Elevador

MR Catra, LEONARDO KAIE e MC JOTA

 

8. Evolução

Márcio Local e Filipe Domingos

 

9. Que Delícia

MR Catra

 

10. Azul Bebê

Pedro Ferreira e Lourenço

 

11. Preta Luxo

MR Catra e Márcio Local

 

12. Não pode parar

MR Catra

 

13. Ela Vacilou

MR Catra

 

 

Ficha Técnica

Produção musical: PEDRO FERREIRA

Gravado no estúdio "TAKE ONE", Uberlândia/MG

Masterizado: Red Traxx Miami-FL

Arranjos e teclados: PEDRO FERREIRA

Guitarra e Violões: EDSON JR.

Baixo: EDUARDO COELHO

Percussão: THIAGO

Efeitos percussão: BERNARDO FERREIRA

Cavaco: CLEBINHO PAIXÃO

Sax: MARCOS MELO

Trompete: DANILO NETO

Vocais: BETINHO, JAKELINE, PEDRO FERREIRA

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp