01/11/2023 às 16h01min - Atualizada em 01/11/2023 às 20h09min

Começa hoje primeiro festival de design de Campos do Jordão A consagração de Campos do Jordão como destino de turismo de arte, design e arquitetura

Cidade atrai público interessado em design e arquitetura para conhecer pontos

Gabriel Teixeira
Foto divulgação
São Paulo 1º de novembro de 2023 – Campos do Jordão recebe turistas que sobem a serra especialmente para participarem da edição 00 do Campos do Jordão Design Festival, festival urbano idealizado pela curadora, artista plástica e empresária de comunicação Carmem Alvim, de 01 a 04 de novembro de 2023. Atraídos também pela natureza abundante, alta gastronomia e vasto setor hoteleiro, esses turistas vão participam de visitas guiadas em pontos arquitetônicos, históricos e paisagísticos da cidade, agendas de talk, exposições de design, experiências gastronômicas, sarau e jam session.
O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campos do Jordão, do COMTUR – Conselho de Turismo de Campos do Jordão, ACE – Associação Comercial Campos do Jordão e da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores.

AGENDA DE PAUTA DO FESTIVAL
“Para melhor entendimento, a cidade foi dividida em HUBS, considerando o potencial de cada área”, detalha Carmem Alvim. Conheça a programação do Campos de Jordão Design Festival por data e hub:
ABERTURA SOLENE
HUB1 – Ort Hotel
Evento fechado; somente para convidados e envolvidos
Exposição Infinito Criativo
O nome do projeto, Infinito Criativo, surge a partir do símbolo do infinito que é,igualmente, a representação do autismo. Entre seus objetivos está a inclusão no mercado de trabalho de jovens talentos do espectro autista sob a mentoria do artista Rapha Preto, que comanda o estúdio homônimo. Quatro artistas que integram o Projeto Infinito Criativo fazem parte desta mostra em exposição no Ort Hotel: Dudu Memoriza; Nicolas Brito Sales; Henrique Ferreira e Lucas Ksenhuk.


QUI 2/11

HUB 2 – ALTO DO LAJEADO
10h – Design do Lajeado
Um olhar para o patrimônio histórico com visita guiada a casas dos anos 1930, à beira da linha da Estrada de Ferro campos do Jordão, e à exposição do designer Eduardo Miguel, que resignifica olhares e materias – madeira, ferro, metais e vidros, ou até sementes. Curadoria da designer de interiores, Valeria Parizotto
VISITA – Whatsapp: (12) 99141.9276

11h – Talk – Walter Vasconcelos (Dr. Garden) com visita guiada em sequência ao Pq. Amantikir (Máx. 30 pessoas)
O paisagista e engenheiro agrônomo, Walter Vasconcellos , conhecido como Dr.Garden, fala sobre a idealização do Parque Amantikir e suas mais de 700 espécies de plantas, seguido de visita guiada (Máx: 30 pessoas)
Para visitar, acione pelo Whatsapp: (12) 99634 6784

HUB 3 – CAPIVARI
15h – Visita Vila Inglesa – Wagner Rosa
Visita Guiada com o escritor e pesquisador seguido do tradicional Chá da Tarde Inglês.
Para visitar, acione pelo telefone: (12) 3669-5000

17 – Talk – Figueira da Serra – Theo Egami
Talk com designer de mobiliário Theo Egami com suas referências no mercado de luxo, de onde traz grande conhecimento e experiência.
O designer de mobiliário traz suas referências, conhecimento e experiência no mercado de luxo.
Para visitar, acesse 
https://www.calone.com.br/dbipro/pous-figueira-da-serra-talks-02-11/

17h30 – Talk – Figueira da Serra – Paulo Sartori
Pousada Figueira da Serra recebe o designer à beira da piscina com música clássica ao vivo, queijos e vinhos.
Para visitar, acesse: 
https://www.calone.com.br/dbipro/pous-figueira-da-serra-talks-02-11/


SEX 3/11
HUB 3 – CAPIVARI
10h – Talk – Pedro Lira – Pq. Capivari
Talk com Arquiteto Pedro Lira / Natureza Urbana, idealizador do Projeto Urbanístico do Parque, tem larga experiência em planejamento urbano no desenvolvimento integrado do turismo e imobiliário. Desenvolveu parte de sua carreira em Barcelona e atua com foco na interface entre o ambiente construído e o natural. (Máx: 30 pessoas). Sequência com visita às instalações dos designers Marcelo Teixeira e Rapha Preto.
Talk com o idealizador do Projeto Urbanístico do Parque – (Máx: 30 pessoas) Sequência com visita às instalações de Marcelo Teixeira e Rapha Preto
Para visitar, acesse: 
https://onehub.digital/parquecapivari/


10h30 – Walktour – Vila Jaguaribe
A turismóloga Ana Paula Gonçalves leva os visitantes a um Walk Tour pela Vila Jaguaribe, a 1a vila de Campos do Jordão (Máx: 10 pessoas)
Informações pelo Whatsapp: (12) 99194.6632

HUB 1 – Ort Hotel
11h30 – Rapha Preto e Infinito Criativo – ORT Hotel
Apresentação com o designer Rapha Preto e seu projeto Infinito Criativo e os artistas autistas que fazem parte dessa iniciativa.
Apresentação com o designer Rapha Preto e seu projeto Infinito Criativo e os artistas autistas que fazem parte dessa iniciativa.
Para visitar, consulte: 
www.orthotel.com.br

12h – Talk – Rapha Preto – ORT Hotel
Apresentação com o designer Rapha Preto sobre Design Emocional
Para visitar, consulte: 
www.orthotel.com.br

12h30 – Talk – Marcelo Teixeira – ORT Hotel
Apresentação com o designer Marcelo Teixeira com o tema: experiências criativas aplicadas no Km, m e mm.
Para visitar, consulte: www.orthotel.com.br
HUB 3 – CAPIVARI
13h – Experiências Gastronômicas
O Festival recomenda uma visita ao Puriman Restaurante, a alta gastronomia na Serra da Mantiqueira, que une técnicas multiculturais, inovação e criatividade
14h30 – Talk – Natasha Schlobach e Simonini – FortHouse
Natasha Schlobach (Pres. Assoc. Brasileira de Design de Produtos) e o designer Simonini falam do design brasileiro.
Para visitar, consulte: 
https://www.calone.com.br/dbipro/forthouse-talks-03-11/

15h – Talk – Fort House
Talk com Natasha Schlobach (Pres. Assoc. Brasileira de Design de Produtos) e o designer Simonini falando do design brasileiro.

HUB 2 – ALTO DO LAJEADO
15h30 – Visita e Talk – Hotel Toriba
Visita guiada ao histórico hotel que celebra 80 anos e apresentação com a arquiteta e escritora Flávia Rudge Ramos ao acervo dos murais de Fulvio Penacchi.
Visita guiada ao histórico hotel que celebra 80 anos e apresentação com a arquiteta e escritora Flávia Rudge Ramos ao acervo dos murais de Fulvio Penacchi. Chá da tarde em sequência
Para visitar, consulte: 
www.toriba.com.br

17h – Experiência – Hotel Toriba
Experiência gastronômica com Chá da tarde no Hotel Toriba.

SAB 4/11
HUB 4 – ALTO DA BOA VISTA
10h – Visita
Palácio Boa Vista

A visita guiada terá acesso ao palácio estilo Tudor, residência oficial de inverno do Governador de São Paulo, em que estão algumas das mais importantes obras do acervo de arte do Governo de São Paulo. A visita também contempla à moderna Capela de São Pedro Apóstolo, assinada por Paulo Mendes da Rocha, onde são conservadas obras religiosas do período colonial brasileiro e contemporâneas.
A visita guiada terá acesso ao palácio estilo Tudor, que abriga das mais importantes obras do acervo de arte do Governo de São Paulo, e à Capela de São Pedro Apóstolo, assinada por Paulo Mendes da Rocha

Para visitar, consulte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/palacioboavista/#/home

11h30 – Visita e Sarau Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro
Receptivo com Sarau de piano com Antônio Luiz Barker, pianista e diretor musical do Toriba, na Livraria História sem Fim e visita guiada ao Auditório Cláudio Santoro, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina, e à mostra a céu aberto do Museu Felícia Leirner em um fragmento de Mata Atlântica que abriga 88 esculturas da artista, um dos acervos do gênero mais importantes do Brasil.
Receptivo com Sarau de piano na Livraria História sem Fim e visita guiada ao Auditório Cláudio Santoro, e à mostra a céu aberto do Museu Felícia Leirner

Para visitar, consulte: https://www.museufelicialeirner.org.br/

HUB 3 – CAPIVARI
15h – Talk Tryptique
Hotel Quebra Noz


Talk com Tryptique, um conceituado escritório de arquitetura franco brasileiro com seu porta-voz, o arquiteto Gustavo Panza.
Talk com Tryptique, um conceituado escritório de arquitetura franco brasileiro com seu porta-voz, o arquiteto Gustavo Panza.

Para visitar, consulte: https://quebranoz.com.br/

16h – Apresentação Maison et Objet Paris Hotel Quebra Noz
Oferecimento D&D SHOPPING – o jornalista Marcelo Lima e o diretor geral do D&D Shopping, Angelo Derenze, fazem uma dobradinha sobre o que de melhor aconteceu na última edição de 2023 do evento que dita tendências mundiais.
O jornalista Marcelo Lima e o diretor geral do D&D Shopping, Angelo Derenze, fazem uma dobradinha sobre o que de melhor aconteceu na última edição de 2023 do evento que dita tendências mundiais.

Para visitar, consulte: https://quebranoz.com.br/
17h – Painel – Para onde vai o design – Encerramento: Hotel Quebra Noz
Marcelo Teixeira – designer com larga experiência no mercado de luxo e inovação, jurado do Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira em 3 edições;
Jack Fahrer – designer de mobiliário autoral que já trabalhou como estilista e com HQ nos EUA;
Gleuse Ferreira, bisneta de dois personagens lendários brasileiros, leva sua experiência em obras de restauro para a assinatura de design de interiores.
Convidados: Rapha Preto e Natasha Schlobach
com Marcelo Teixeira, Jack Fahrer, Gleuse Ferreira e convidados:

Natasha Schlobach e Rapha Preto
Para visitar, consulte: https://quebranoz.com.br/

FESTA DE ENCERRAMENTO
21h – Art BBQ – Jam Session
O Festival fecha em grande estilo, sob curadoria musical de Felipe Mascarenhas, para um show com participações muito especiais de Beto Richieri e de diversos designers convidados para assumirem os instrumentos
Para visitar, consulte: https://www.artbbq.com.br/


Clique aqui para ver a programação completa.
Campos do Jordão Design Festival
Cidade de Campos do Jordão
HUBS: Alto da Boa Vista, Alto do Lajeado e Capivari
De 01 a 04 de novembro
Edição 00: 2023

Sobre Carmem Alvim
Formada em Artes Plásticas no Brasil com extensão em Firenze, Carmem Alvim é apaixonada por arquitetura, design e viagens. Há mais de 30 anos à frente da Teaser Comunicação Criativa desde 1989, Carmem Alvim criou o 1º Núcleo de Decoração do Vale do Paraíba e o 1º Núcleo de Decoração da Baixada Santista. Cobre periodicamente eventos internacionais de design do segmento, como Semana de Design de Milão, Maison Objet Paris, Art Basel Miami, entre outros. Carmem Alvim também é editora geral do programa Tudo com Estilo exibido na TV Bandvale, com mais de 4.200 filmes produzidos no Brasil e no mundo, sobre o segmento de arquitetura, design, decoração, construção e lifestyle. O programa é parceiro da Casacor SP, Casacor Rio,Expo Revestir, DW – Design Week SP.


Informações para a Imprensa: Patricia Buarque &Conexões 
Gabriel Teixeira: 11.98612 7390 | [email protected] 
Patricia Buarque: 11. 98179 9491 | [email protected]

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp