30/10/2023 às 00h24min - Atualizada em 31/10/2023 às 00h09min

Casa Branca: A Cidade da Jabuticaba e suas Voçorocas Surpreendentes

Casa Branca SP: Entre os Pomares de Jabuticaba e as Profundezas das Voçorocas

André Nunes
https://pinnews.com.br/
Casa Branca, SP - (Foto: Prefeitura Municipal de Casa Branca)

Introdução:

Localizada na região administrativa de Campinas, na Média Mogiana, Casa Branca é uma cidade de grande destaque por suas particularidades. Com uma população estimada de 28.083 habitantes no Censo 2022, essa pequena cidade do Estado de São Paulo possui uma economia pujante, baseada na agricultura. Neste artigo, exploraremos a história, a economia agrícola, o título de “Capital Estadual da Jabuticaba” e as impressionantes voçorocas que fazem de Casa Branca um local verdadeiramente único.
 

A Economia Agrícola de Casa Branca:

Casa Branca teve suas terras supervalorizadas com a mecanização da lavoura, favorecida por terrenos planos e pela correção química dos solos pobres. Isso resultou em uma economia fortemente baseada na agricultura, tornando-a um dos principais Produto Interno Bruto (PIB) agrícolas do Estado de São Paulo. Por sete anos consecutivos, a cidade é a maior produtora de laranja do país e a segunda maior produtora de jabuticaba do estado.
 

A Capital Estadual da Jabuticaba:

Em julho de 2013, Casa Branca recebeu o título de “Capital Estadual da Jabuticaba” através da Lei 15.903 sancionada pelo governador. A cidade se orgulha de abrigar aproximadamente 21.820 mil pés de jabuticaba em produção, espalhados por 100 hectares com finalidade comercial. Os pomares da cidade atraem turistas, sendo Casa Branca a única cidade do Estado de São Paulo a oferecer visitas aos seus pomares de jabuticaba. A cada safra, estima-se que 1.745.600 kg do fruto são colhidos, com destaque para a Família Fagan, o maior produtor local, que exporta sua produção para a Suíça.


As Voçorocas de Casa Branca:

Além de suas realizações agrícolas, Casa Branca é famosa por um fenômeno geológico surpreendente: as voçorocas. Essas enormes rachaduras no solo, causadas pela erosão, lembram verdadeiros cânions e são únicas na região. Estima-se que a cidade possui mais de 300 voçorocas, mas a mais visitada é a voçoroca das Três Cruzes, localizada praticamente no coração da cidade. Com 50 metros de profundidade, 600 metros de largura e 1 quilômetro de comprimento, essa formação natural é um orgulho dos moradores que adoram indicar seu local aos visitantes.


Conclusão:

Casa Branca é uma cidade que encanta com sua economia agrícola robusta, seu título de “Capital Estadual da Jabuticaba” e as impressionantes voçorocas que pontuam sua paisagem. Visitá-la é explorar não apenas a riqueza natural e cultural da região, mas também a incrível jornada de uma comunidade que prospera através de suas lavouras e de um fruto tão peculiar quanto a jabuticaba. Com suas paisagens únicas, Casa Branca se destaca como um destino imperdível para quem deseja experimentar o melhor do interior do Estado de São Paulo.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp