30/10/2023 às 12h57min - Atualizada em 31/10/2023 às 00h00min

Empresas inovadoras têm resultado até 3 vezes melhor que as demais; modernização precisa ir além de contratar tecnologia, diz especialista

Envolvimento dos colaboradores, além da escolha correta das ferramentas de acordo com a necessidade do negócio, é fundamental, afirma Edson Teixer, sócio da IRKO Rio de Janeiro

Redação
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 A inovação é vital para o sucesso de negócios de todos os portes e segmentos. Pesquisa da consultoria McKinsey aponta que, no Brasil, empresas líderes em maturidade digital alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA (sigla em inglês para Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) até três vezes maior que as demais companhias – globalmente, os líderes digitais crescem até cinco vezes mais.

Mas, embora os empresários considerem esse aspecto importante, muitos ainda acreditam que contratar tecnologia de ponta é suficiente para a modernização de uma companhia. Ter uma empresa verdadeiramente inovadora, no entanto, vai além e depende da escolha de ferramentas adequadas, assim como da adaptação dos processos e da equipe a elas, afirma  Edson Teixer, sócio-diretor da IRKO Rio de Janeiro e professor do IBMEC-RJ.

“A rápida digitalização exigiu que as empresas adotassem novas tecnologias para se manterem competitivas. Para escolher as ferramentas certas, o primeiro passo é identificar metas e áreas de ineficiência. A partir de então, é possível pesquisar tendências do setor e tecnologias que sejam flexíveis, escaláveis e compatíveis com os sistemas que já existem na organização”, explica.

O executivo destaca que, após mapear as soluções disponíveis, a implementação depende do conhecimento profundo dos processos atuais da empresa. “Essa etapa deve contar com todas as partes interessadas para desenvolver um plano de transição eficiente. É preciso treinar os colaboradores e alinhar expectativas, além de testar as ferramentas em um ambiente controlado antes da implementação em larga escala.”

Portanto, a equipe deve ser incluída no início do processo de avaliação dos novos recursos. Assim, os colaboradores podem analisar como eles funcionam na prática e os verdadeiros impactos no dia a dia das operações. O êxito da implementação depende do investimento contínuo em capacitação e treinamentos de colaboradores, tais como workshops e sessões para abordar dúvidas, especificidades e particularidades das soluções mais recentes, afirma Teixer.

Segundo o Índice de Maturidade Digital, elaborado pela McKinsey, entre os principais desafios, está, justamente, a disseminação de conhecimentos relacionados aos novos recursos, mesmo entre as empresas consideradas “líderes digitais”. O estudo considerou 22 práticas, divididas em quatro áreas (estratégia, capacidade, organização e cultura), para classificar o nível de maturidade digital de 124 empresas brasileiras. 

“Os funcionários precisam ter materiais de apoio e tutoriais disponíveis para consulta. Além disso, é importante criar um ambiente que encoraje o feedback, para que qualquer pessoa se sinta à vontade para sugerir ajustes ou pedir esclarecimentos”, afirma o sócio da IRKO, que acrescenta que o ideal é definir embaixadores para auxiliar os colegas durante a transição. “Esse conjunto de medidas ajudam a acelerar o entendimento e melhoram as chances de sucesso na implementação”.

Quando as tecnologias são devidamente escolhidas e executadas, melhoram a experiência do trabalhador. Isso porque elas podem simplificar atividades rotineiras ou automatizar processos que, até então, eram manuais, aumentando a eficiência e a produtividade da equipe. Assim, as pessoas têm mais tempo disponível para focar em tarefas estratégicas, como planejamento e atendimento ao cliente. 

Outra vantagem é que ferramentas colaborativas e plataformas de comunicação atualizadas facilitam a cooperação entre os funcionários, promovendo mais flexibilidade e suporte a modelos de jornada híbridos ou remotos.

O investimento na digitalização pode aumentar significativamente a visibilidade da organização no ambiente digital, atraindo mais clientes, uma vez que melhora a experiência por meio da personalização do atendimento e da prestação do serviço. “Mais do que isso, empresas inovadoras têm mais capacidade de analisar dados e tendências de mercado em tempo real, possibilitando a identificação de oportunidades importantes, aumentando a competitividade em meio a um público cada vez mais conectado e exigente”, sinaliza Teixer.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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