30/10/2023 às 13h21min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h07min

Fotografia publicitária: aprenda a utilizar suas fotos em campanhas

Setor de marketing e publicidade proporciona muitas oportunidades para fotógrafos, mas é preciso se especializar em técnicas específicas da área

a
istock
 

O uso de imagens é uma peça fundamental de toda campanha de marketing, então nunca podemos descartar a importância dos fotógrafos nesse segmento. Não basta apenas fazer bom uso das redes sociais e convencer o público-alvo com as palavras certas, pois todo texto precisa do seu complemento visual. É aqui que entra o papel da fotografia publicitária, que visa chamar a atenção e cativar clientes através de suas fotos.

Diferentemente das outras variações de fotografia, a publicitária não costuma focar nas pessoas, mas, sim, no produto que está sendo apresentado. Ao contrário de fotos artísticas ou jornalísticas, elas não buscam captar um momento oportuno que transmita suas ideias. Todas são cuidadosamente planejadas para garantir que toda a identidade da marca se faça presente naquela imagem.

O estilo de fotografar vai variar de acordo com o produto que está sendo vendido e a proposta da própria marca. Contudo, todo tipo de fotografia comercial gira em torno de objetivos como chamar a atenção do público, incentivar a venda, gerar alguma emoção específica e transmitir uma ideia relacionada ao produto em si. Por isso, um fotógrafo pode se especializar em um único tipo de publicidade, mas ainda conseguiria atuar para empresas de qualquer segmento.

Como criar fotos para campanhas publicitárias?

Para quem já atua na área e deseja se especializar na fotografia comercial, primeiro é necessário ter em mente as principais particularidades de cada tipo de campanha. Isso vai variar de acordo com as estratégias da empresa que contratou seus serviços: qual será o foco da foto? O produto? Os modelos? Um alimento? A marca? A resposta para essa pergunta é o que definirá a técnica utilizada.

Quando o produto é o centro das atenções, geralmente é utilizado um desfoque para deixá-lo em evidência, mesmo quando há pessoas na foto. Para fotografar alimentos, a técnica é semelhante, porém a preparação do prato e a escolha do cenário acabam sendo mais determinantes. 

Ainda existem fotos mais direcionadas a um estilo de vida ou ao ambiente corporativo, com foco nas pessoas. Em ambos os casos, o fotógrafo precisa captar as emoções dos modelos ao mesmo tempo que valoriza o lugar em que estão inseridos.

Esses são alguns fundamentos básicos de fotografias comerciais que devem ser combinados com as técnicas tradicionais da profissão, a fim de garantir as melhores capturas possíveis. 

Portanto, independentemente de ser direcionado a gastronomia ou a moda fitness, o importante é sempre buscar comunicar algo para o público-alvo através das imagens; quando feito corretamente e de forma estratégica, certamente trará um impacto positivo nas vendas.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp