30/10/2023 às 12h28min - Atualizada em 30/10/2023 às 12h28min

Ex-sem-terra, uma das maiores influencers da contabilidade, promove evento para revolucionar segmento

Encontro em Capitólio define os novos rumos da contabilidade e põe em xeque antigo paradigma enfrentado por contadores de todo o Brasil.

divulgação
Viviane Araújo, mais conhecida como “A mentora dos contadores”, recentemente, promoveu um evento cujas consequências vão fazer muito barulho no mercado da contabilidade digital.
 
Esse modelo de contabilidade nada mais é do que a perfeita união entre o olhar do profissional contábil estrategista e o que há de mais novo na tecnologia.
 
E para quem achava ser impossível algo melhor do que isso, ao que tudo indica, se enganou.
 
Para aqueles que acompanham a Viviane no Instagram, a proposta desse evento não é só ambiciosa, mas completamente possível de ser concretizada.
 
Afinal, quem já conhece a história dela, reconhece a sua personalidade aguerrida e o seu espírito empreendedor. Não é à toa que em tão pouco tempo de atuação nas redes sociais, ela conquistou a atenção de mais 65.000 seguidores e segue em ascensão constante.
 
Nesse ponto, vale ressaltar que, em apenas sete anos, ela transformou radicalmente a própria vida. Filha de um cortador de cana e uma dona de casa, Viviane nasceu no interior de Minas Gerais. Começou o seu escritório (a Soluzzi Contadores) em uma pequena estrutura anexada ao imóvel da sua família. E, um tempo depois, migrou para um espaço muito maior e respeitado em todo Brasil.
 
A Soluzzi Contadores é um escritório de contabilidade localizado na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, que, hoje, atende mais de 700 clientes em território nacional.

Descubra o que falam sobre a Soluzzi

Tamanho é o reconhecimento do destaque da Soluzzi que Viviane costuma receber mensagens como:
 
"Equipe Atenciosa, time de profissionais qualificados e atenciosos. A Soluzzi cuida de todas as minhas empresas já fazem anos.” (Luiz Henrique Marques)
 
“Recomendo, contabilidade com sistemas modernos e equipe com atendimento profissional. Toda a equipe possui um atendimento dedicado e eficaz…” (Renoar Sena)
 
“Depois que levei minha lucro real pra soluzzi e a Elisangela fez um planejamento top, estou sempre indicando pra amigos, super recomendo essa empresa, são todos excelentes profissionais!” (Luisa Mello Marchezam)
 
Por inúmeros feedbacks como esses, ao longo do tempo, Viviane compreendeu que a essência da cultura da Soluzzi, muito além do atendimento incrível, era a transformação.
 
E, assim, para se manter na vanguarda de um movimento que tem inspirado, inclusive, estudantes de contabilidade a se lançarem no empreendedorismo contábil sem medo, ela decidiu transformar-se mais uma vez.

O ponto de partida

O pontapé inicial para essa nova fase ocorreu em Capitólio (Minas Gerais), no dia 12 de outubro de 2023. Nesse paraíso, Viviane reuniu-se com o palestrante Rogério Menossi, a equipe da Soluzzi, além dos seus familiares, para brindar e consolidar o marco de um novo paradigma no mercado de contabilidade.
 
Entretanto, para falar desse dia especial e do porquê o mesmo é tão importante para o cenário contábil brasileiro, é preciso voltar há alguns anos atrás.
 
Afinal, o que tem potencial para ser realmente grandioso e consistente, dificilmente acontece do dia para noite. E com a Viviane não foi diferente.
 
Por isso, após uma conversa enriquecedora com a “Mentora dos contadores”, alguns dos pontos indispensáveis para a compreensão da grande transformação que ocorrerá na contabilidade digital nos próximos meses foram compartilhados a seguir:

 

Da semente à colheita

A trajetória de Viviane Araújo e sua jornada é sem dúvidas um testemunho de como as experiências de vida podem moldar a visão e o sucesso de um profissional.
 
Nascida em uma família humilde no interior de Minas Gerais, Viviane enfrentou desafios significativos desde cedo. Ela viveu durante um período em um assentamento rural; seu pai, um cortador de cana, e sua mãe, dona de casa, trabalharam arduamente para sustentar a família; e o acesso aos estudos não foi fácil.
 
Assim, nesse cenário de muita dificuldade e muito trabalho foi que Viviane desenvolveu uma determinação inabalável e o seu espírito de liderança.
 
A contabilidade para Viviane foi, como costuma ser para muitos, uma segunda opção. Além disso, ela não era considerada a melhor aluna da sala. E, como se ainda não bastasse, teve muita dificuldade para concluir o seu curso, pois tinha que trabalhar para dar conta das mensalidades da faculdade.
 
A jornada da “Mentora dos contadores”, por partir dessa origem modesta, muito parecida com a de muitos brasileiros, a levou a buscar no empreendedorismo a tão sonhada liberdade financeira e geográfica, além do tão desejado tempo de qualidade junto àqueles que ama.

Da inovação à ascensão

Sua ascensão, relativamente meteórica na contabilidade, não foi em vão. O desejo de não ser mais uma em meio a milhares de profissionais da contabilidade e conquistar uma vida próspera, dando adeus à sua antiga realidade, falou mais alto do que as suas dificuldades.
 
O seu pontapé inicial rumo à mudança aconteceu quando Viviane aceitou a sua transição da contabilidade tradicional para a digital. Foi uma quebra de paradigma para ela, assim como vem sendo para muitos dos seus alunos. E isso promoveu uma “reação em cadeia,” uma série de transformações impactantes para a Soluzzi, dando início, assim, a um efeito dominó de grandes resultados.
 
Desse modo, Viviane abraçou a inovação e a busca constante por crescimento. Porém, a sua mudança de uma perspectiva convencional para uma digital foi apenas uma parte do processo da sua transformação.
 
A experiência de vida dela, associada à mentalidade certa para o mundo atual, permitiu que a mesma superasse as próprias limitações, levando-a a uma constante busca pelas melhores práticas contábeis disponíveis no mercado.
 
O lançamento da nova cultura na Soluzzi Contadores em 12 de outubro foi, sem dúvidas, um testemunho de seu compromisso com a inovação e a necessidade de se manter à frente de um mercado em constante evolução.
 
Viviane entendeu que o mundo da contabilidade está em constante mudança, impulsionado pela tecnologia e pela demanda por serviços digitais.
 
Nas palavras dela, a jornada que viveu pode ser resumida na Lei da semeadura: “venho plantando há muito tempo. Durante toda a minha trajetória, por mais que a contabilidade não tenha sido a minha primeira opção, sempre tive a certeza quanto ao meu desejo de mudar de vida. Quando me dei conta de que a contabilidade digital era uma oportunidade única de tornar isso possível, mesmo para uma moça simples do interior, eu a agarrei com todas as minhas forças. E hoje colho ótimos frutos.”
 
A história de Viviane Araújo é uma inspiração para todos aqueles que enfrentam desafios e buscam sucesso através da contabilidade digital. Sua capacidade de superar adversidades e moldar o seu próprio destino é um lembrete de que a determinação e a paixão são forças motrizes para a colheita desejada.
 
Com mais de 700 clientes, mais de 65 mil seguidores e por ter ajudado mais de 3.000 profissionais da área contábil, Viviane exemplifica muito bem o conceito de antifragilidade proposto por Nassim Nicholas Taleb, estatístico reconhecido mundialmente, ao transformar os problemas da vida em combustível para o alcance dos resultados desejados.
 
Dito isso, após o compartilhamento do contexto que serviu como base para o entendimento da nova cultura da Soluzzi, se faz necessário destacar os principais pontos do evento ocorrido em Capitólio, suas implicações para Viviane e a relevância dele para o mercado contábil.

Da concepção ao mais novo paradigma

Conforme o que foi conversado com Viviane, o encontro de três dias em Capitólio, além de consolidar os pilares de uma nova e transformadora cultura, serviu sobretudo para aproximar ainda mais a equipe: “É muito bom reunir a equipe fora do ambiente de trabalho. Foi sensacional!”
 
No bate-papo, a “Mentora dos contadores” ainda fez questão de frisar: “foram três dias intensos falando sobre cultura, pessoas e processos. Onde o foco foi potencializar o comportamento e engajar ainda mais a equipe.”
 
A constante busca por inovação é como um hábito angular. Ou seja, um hábito que, ao ser adotado, gera outros tantos como consequência. E foi isso mesmo que aconteceu com a Viviane nos últimos meses. Ao definir a nova cultura da Soluzzi, uma outra ação impactou o universo da contabilidade: o lançamento da sua mentoria "Maestria Contábil".
 
A Maestria Contábil é um programa feito sob medida para ajudar o contador empreendedor a consolidar o próprio negócio. Ele tem a duração de 6 meses, conta com o suporte direto da “Mentora dos Contadores” e sua equipe especializada no assunto.
 
Essa mentoria é fruto do desejo da Viviane de colaborar com a transformação do profissional comprometido com o autodesenvolvimento e o alcance de uma vida próspera.

Pilares para o crescimento constante

Boa parte do público que acompanha a Viviane são donos de escritório de contabilidade que desejam aumentar seu lucro e ter mais qualidade de vida. E, conforme pesquisa do Jornal Contábil, os profissionais contábeis estão entre as profissões com maior risco de estresse e depressão, dado que só reforça a importância da mentoria proposta por ela, além dos seus outros cursos.
 
Os pilares que definem o programa “Maestria Contábil” e a cultura da Soluzzi Contadores são estes:
 
  1. Portfólio de serviços;
  2. Estratégias para retenção e captação de clientes;
  3. Posicionamento Sinfonia;
  4. Processos;
  5. Fortalecer o CPF.
 
Eles formam a “Matriz Lucrativa”, estrutura indispensável para alcançar resultados similares ou até mesmo melhores do que os da Viviane. Eles são frutos dos erros e acertos dela ao longo de uma jornada marcada por liberdade financeira, geográfica e paz de espírito. E são esses os pilares que vão sacudir o mercado contábil nos próximos meses.
 
Conforme Vivane: “cansei de ver contadores brigando por preços; cansei de ver contadores perdendo clientes; cansei de ver contadores se tornando funcionários do seu próprio negócio. Chega de ver tantos contadores infelizes na profissão! O fim dessa era está chegando. A revolução na contabilidade está próxima. Quem não estiver comigo, se prepare, pois a concorrência será desleal!”
 
Viviane Araújo, constantemente, compartilha o seu conhecimento no Instagram (@vivianearaujo.cd), na sua página da Soluzzi Contadores e nos cursos que promove para ajudar contadores a mudar de vida.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp