27/10/2023 às 16h01min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h06min

Caetano Brasil traz olhar contemporâneo para tradições do choro em EP

“Caetano Brasil & O Choro Livre” mistura estilos e esbanja personalidade de clarinetista indicado ao Grammy Latino

Daniel Corrêa
Divulgação

O Choro Livre, trio liderado por Caetano Brasil, disponibiliza em todas as principais plataformas o primeiro EP autoral do grupo. O trabalho inédito conta com três faixas e traduz a química musical que acontece desde 2021, quando se deu o primeiro encontro entre o clarinetista, a violonista Bia Nascimento e o pandeirista Chico Cabral.

Ouça “Caetano Brasil & O Choro Livre”: https://tratore.ffm.to/caetanobrasileochorolivre 

 

Depois do álbum “Pixinverso – Infinito Pixinguinha” (2022) e o premiado “Cartografias”, indicado ao Grammy Latino em 2020, o desafio para Caetano Brasil era produzir algo mais despretensioso que transparecesse o espírito sem amarras, com improvisos, a pluralidade e o swing de seu trabalho. Assim nasceu o EP “Caetano Brasil & O Choro Livre”. Ao buscar o novo, o músico mostra que ainda é possível surpreender o público com o centenário “chorinho”. O gênero urbano mais tradicional do país surge aqui moderno, revigorado e vibrante.

“Depois de gravar um disco tão denso como o ‘Pixinverso’, saí em busca de criar uma música fluida, com menos obrigações. Uma música que pudesse ocupar espaços como festivais ao ar livre, bares, sem excluir as salas de concerto, claro! Uma música em que pudéssemos experimentar com certo desprendimento dos cânones, que fosse divertida e leve”, conta Caetano Brasil. 

O single “Surpreendente” abre o EP, seguido de “Brava”, valsa inspirada na obra de Baden Powell e dedicada à violonista cearense Letícia Marram. “Choro Livre”, faixa que celebra o encontro de Caetano com Bia e Chico, fecha o trabalho. Em “Surpreendente” e “Choro Livre” o trio manteve sua formação original - clarinete, violão e pandeiro. Em “Brava”, Chico adicionou mais algumas percussões como agogô, congas e berimbau.

Para Caetano Brasil, foi uma oportunidade sem precedentes de mostrar outras facetas de uma carreira já prolífica. “Acho que as faixas, que foram gravadas quase sem emendas, apresentam o compositor e  o improvisador. Sinto que a maturidade vai trazendo uma soltura, um destemor. Gravamos juntos no estúdio tentando preservar no som a alegria do nosso encontro. Saí muito tocado por essa energia no dia e acho que o público vai sentir isso”, antecipa.

O EP “Caetano Brasil & O Choro Livre” está disponível em todas as principais plataformas de música.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp