26/10/2023 às 17h00min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h08min

Com cenas criadas pelos pequenos, Cia Truks leva Isso é Coisa de Criança para Lençóis Paulista e Macatuba

Espetáculo infantil terá 16 apresentações gratuitas em escolas públicas e instituições das duas cidades do interior de SP

J. Ribeiro
Alberto Rocha
Crianças são poetas! Quem faz a afirmação é a CIA TRUKS que, a partir de oficinas realizadas com centenas de pequenos, concebeu Isso é Coisa de Criança, peça a ser apresentada de 24 de outubro a 14 de novembro em escolas públicas e instituições de Lençóis Paulista e Macatuba, Interior do Estado de São Paulo. 
 
A montagem emociona com histórias e imagens incríveis saídas da imaginação infantil, repletas da mais pura poesia. No dia 11 de novembro, as duas apresentações (14h e 18h) e a oficina (15h30) no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico, em Macatuba, serão abertas ao público em geral. O patrocínio é da Zilor.
 
Criada em 1990 e referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA TRUKS apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições e espaços alternativos de todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos.
 
Isso é Coisa de Criança nasceu da vontade da companhia de criar uma peça que fosse feita apenas e tão somente a partir de cenas criadas por crianças. O projeto, de mesmo nome, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo. Após dezenas de oficinas para crianças de vários Centros de Acolhimento, o espetáculo foi concebido com o objetivo de materializar as ideias e imagens criadas por elas em seus exercícios cênicos. Estarão em palco o bule que produz o suco que a imaginação mandar, um ballet de peixes sapatos, o menino que pulava até as nuvens, entre tantas outras bonitas propostas das crianças, que resultam em cenas incríveis, pela sua riqueza criativa, cheias de humor e poesia
 
“Uma vez precisei de um jacaré para contar uma história. A gente pode precisar de um urso, um leão ou um elefante... Naquele dia eu precisei de um jacaré! E como eu não tinha um jacaré, uma criança de seis anos pegou um jacaré para mim. Ele poderia ter pegado um urso, um leão ou um elefante. Mas como eu precisava de um jacaré, ele me deu, ora essa, um jacaré! Levantou-se do seu lugar, caminhou até a mesa da professora e pegou o grampeador de papéis que estava ali. Entregou-me o grampeador e disse: ‘Toma o seu jacaré! E agora você já pode contar a história dele!’, conta Henrique Sitchin, diretor da montagem. 
 
“Escolhemos uma pequena parte das histórias – eram muitas – e as trouxemos para o palco. Percebemos depois que tudo isso é uma grande homenagem às crianças. A todas elas. Aquelas que o são aqui e agora, e aquelas ainda vivas nos adultos. Sim, todos nós as temos, as crianças ‘aqui dentro’. Esse espetáculo é para todas essas crianças... As que se pode ver, e as que se pode sentir por dentro”, conclui Sitchin.
 
Oficinas 
 
Além das apresentações do espetáculo, no dia 9 de novembro, às 18h, em Macatuba, e no dia  14 de novembro, às 17h45, em Lençóis Paulista, será realizada a oficina Teatro de Objetos para Educadores.
 
A oficina irá oferecer aos participantes condições e instrumentais para que possam “jogar” em cena com objetos de uso diário, criando situações ou enredos ora poéticos, ora divertidos, e certamente muito originais, a exemplo do que fazem rotineiramente as crianças.
 
Nessa oficina é feita uma série de “provocações criativas” que almejam extrair dos participantes as suas fantasias, resoluções criativas para conflitos e novas formas de uso de linguagens, criando as suas cenas particulares, sempre em um clima de jogo e brincadeira, de forma que depois possam aplicar a vivência com seus alunos e ou grupos teatrais. 
 
Todo o processo é baseado no Projeto Isso é Coisa de Criança, empreendido pela Cia Truks entre 2016 e 2017. Na ocasião o grupo ministrou essas mesmas oficinas para crianças, experiência que também será compartilhada com os educadores.
 
Já no dia 11 de novembro, às 15h, em Macatuba, entre as duas sessões abertas ao público no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico, será ministrada a oficina Teatro de Objetos para Pais e Filhos, um jogo teatral que permite a criação de cenas inusitadas, criativas e, no mínimo, originais. 
Aqui se constrói uma nova relação do ator com o objeto que, por sua vez, deixa de ser adereço de cena para transformar-se em um símbolo, ou uma criatura viva, em um jogo que é imediatamente aceito e criativa e divertidamente jogado pelas crianças. Um grampeador de papéis pode ser um jacaré feroz, um borrifador de água pode ser um camelo prestes a atravessar um grande deserto, algodões podem ser pintinhos, um chapéu preto pode ser uma bruxa má, e assim por diante.

A oficina irá oferecer aos participantes a possibilidade de desenvolvimento de uma série de jogos muito divertidos, feitos com objetos de uso diário, além de promover uma bonita interação entre pais e filhos, através do BRINCAR, que reforça sobremaneira os seus laços afetivos.

Sobre a Cia Truks
 
A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.
 
Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. A companhia coordenou o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, espaço de referência desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site do grupo.
 
Sobre o patrocínio
 
A Zilor está patrocinando o projeto Isso é Coisa de Criança - Pronac 191374, da Cia. Truks, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, de 24 de outubro a 14 de novembro 
 
Ficha Técnica
 
Direção e Coordenação geral do projeto: Henrique Sitchin. Roteiro e Cenografia: Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora: Henrique Sitchin e Aguinaldo Rodrigues. Elenco: Aguinaldo Rodrigues, Gabriel Sitchin , Thais Rossi e Rogério Uchoas. Confecção de bonecos, cenografia e efeitos especiais: Mateus Bonassa, José Valdir Albuquerque, Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Produção: Sendero Cultural | Adryela Rodrigues.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre para todos os públicos
 
Serviço
 
Espetáculo: Isso é Coisa de Criança + Oficinas 
Patrocinador: Zilor
LEI DE INCENTIVO: Pronac 191374, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. 
Cidade de realização: Lençóis Paulista e Macatuba, interior de São Paulo.
Quantidade de Apresentações: 16 apresentações (sendo 8 em Lençóis Paulista e 8 em Macatuba).
Período de realização: de 24 de outubro a 14 de novembro.
 
Para roteiro das apresentações
 
Lençóis Paulista
 
13/11 – Segunda-Feira
10h e 14h
EMEIF Írma Carrit
Rua Bahia, 278, Jardim Cruzeiro
 ___________________________________                         
 
14/11 – Terça-Feira
10h e 14h e Oficina das 17h45 às 19h45
EMEF Helder Paccola
Rua Arthur Prado de Lima, 20 - Jardim Primavera
___________________________________
 
Macatuba
 
08/11 – Quarta-Feira 
10h e 14h
E.M. Waldomiro Fantini 
Avenida Brasil, 665, Jardim Europa   
___________________________________
 
09/11 – Quinta-Feira 
10h e 14h e Oficina das 18h às 20h                 
E.M. Odila Galli Lista
Rua João Batista Cavalari, 844,  Centro       
___________________________________
 
10/11 – Sexta-Feira 
10h e 14h     
Caic e Creche Caic
Rua Lourenço Bento, 397, Jardim Bocayuva      
___________________________________

          
11/11 – Sábado – Apresentações e oficina abertas ao público em geral
14h e 18h e Oficina às 15h30
Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico
Av. Cel. Virgilio Rocha, 525, Jardim Capri   

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp