26/10/2023 às 19h07min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h02min

2º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade vai reconhecer reportagens sobre cultura de doação

Profissionais e acadêmicos podem inscrever, até 9 de dezembro, reportagens em formato de texto, áudio, vídeo ou fotografia

DePropósito Comunicação de Causas
Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, uma iniciativa do Instituto MOL para reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania. As inscrições podem ser feitas até 11 de dezembro. 

“Na primeira edição tivemos a oportunidade de conhecer jornalistas e estudantes do Brasil todo, queremos repetir o alcance e estimular o olhar dos comunicadores para a cultura de doação em suas diferentes abordagens”, comenta Vanessa Henriques, gerente executiva do Instituto MOL, que foi criado em 2020, como braço social do Grupo MOL para promover a cultura de doação no Brasil. 

Serão premiados trabalhos nos formatos de texto, áudio, vídeo e fotografia publicados em veículos de comunicação profissionais e acadêmicos entre 1º de janeiro a 9 de dezembro  de 2023.

O tema central da reportagem deve estar relacionado ao conceito de cultura de doação e solidariedade, e poderá ser desdobrado a partir de pautas que abordem serviço para o doador, trabalho e iniciativas de organizações da sociedade civil, filantropia, entre outros. Relevância, qualidade, interesse público, diversidade de fontes, originalidade, inovação e criatividade serão os critérios de avaliação. 

Requisitos para inscrição

Além de se encaixar em uma duas categorias, pessoas interessadas em se inscrever na premiação precisam, obrigatoriamente, participar do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade, uma formação gratuita e online sobre cultura de doação destinada a profissionais e estudantes interessados no tema. O objetivo do curso é proporcionar informações – dados inéditos, ideias de pautas, lista de fontes, cases e personagens, para ampliar a cobertura sobre o assunto com maior qualidade, criatividade e diversidade. Além das aulas gratuitas, os participantes têm acesso a materiais complementares, como o Guia de Pautas e o Guia de Fontes. A não participação no curso é critério de eliminação no Prêmio MOL. Inscreva-se aqui.

Seleção e prêmios

Com foco na diversidade regional, a banca de jurados de 2023 é composta por jornalistas de diferentes estados brasileiros, entre eles: Daniela Arbex, Rodrigo Alves, Helena Corezomaé.

Na categoria Jovem Jornalista será escolhida uma reportagem ou série e o trabalho vencedor receberá o valor de R$ 3 mil. A categoria Profissional terá quatro reportagens ou séries premiadas, sendo uma para cada formato: áudio, vídeo, texto e fotografia. Cada uma delas receberá R$ 5 mil.
 

Sobre o Instituto MOL

O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil criada para incentivar a cultura de doação no Brasil. Nascemos da iniciativa dos fundadores da premiada Editora MOL, em 2020, e hoje somos o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos mais altos ao contribuir para o impulsionamento da causa das causas: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento. Um dos projetos do Instituto é o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa!, que traz conversas necessárias sobre cultura de doação, filantropia e responsabilidade social. Os empreendedores sociais e sócios do Grupo MOL Roberta Faria e Artur Louback recebem convidados inspiradores, comentam notícias, analisam números de pesquisas e compartilham ideias criativas para fazer boas ações. Saiba mais em https://institutomol.org.br/

2º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade
Inscrições até 11 de dezembro de 2023
https://www.premiodejornalismo.institutomol.org.br/

Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade
https://bit.ly/3Aqi5zW 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp