26/10/2023 às 13h23min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h02min

ChileDoc chega ao Brasil e se apresenta durante o DocSP

Victória Ribeiro Souza
La Memoria Infinita
 
  • Objetivo da agência chilena de documentários é fomentar as relações de coproduções entre os países
     
  • Com a presença da protagonista Paulina Urrutia, La Memoria Infinita, documentário dirigido por Maite Alberdi, terá exibição no dia 26 de outubro na 47ª Mostra Internacional de São Paulo.

Outubro de 2023 – Pela primeira vez a Chiledoc - agência de promoção de documentários chilenos no mundo, chega ao Brasil no âmbito do a 9ª edição do Encontro Internacional de Documentários de São Paulo (DocSP), com o objetivo de promover o documentário chileno e estabelecer relações para coproduções entre o Chile e o Brasil. Cinco projetos chilenos participarão desse mercado em atividades presenciais e on-line, que convidarão à reflexão sobre as novas narrativas no cinema documental. O DocSP acontece de 24 a 29 de outubro no Unibes Cultural na capital paulista.

O objetivo do ChileDoc é dar visibilidade e promover o documentário chileno e estabelecer relações para coproduções entre Chile e Brasil. O acordo de coprodução cinematográfica vigente entre os países permite que filmes e séries sob essa modalidade se beneficiem dos incentivos de produção e distribuição.

“Esse acordo que temos com o Brasil permitirá o fortalecimento das redes e negócios entre as diversas fontes de financiamento e distribuição, compartilhando, de alguma forma, uma dupla nacionalidade”, afirma Paula Ossandón, diretora do Chiledoc.

No dia 27, data de apresentação do ChileDoc na DocSP, haverá uma roda de negócios online das 10h às 14h com a presença de Paula Ossandón, diretora do Chiledoc, que fará a partir das 15h uma breve introdução sobre as possibilidades e oportunidades de coprodução com o Chile, oferecendo um mapa de apoio e financiamento estatal para documentários no Chile.

Na mesma agenda haverá o Seminário “O Desafio de Atuar Sem Representar, com participação da atriz Paulina Urrutia que falará sobre atuação no teatro testemunhal e no cinema documental. A palestra é voltada a diretores, produtores, atores e atrizes de teatro, cinema e audiovisual e público em geral.

Hugo Corales, diretor do escritório ProChile em São Paulo, destaca que “o ChileDoc chega ao Brasil com o objetivo de buscar alianças que permitam aproveitar o acordo de coprodução existente entre Chile e Brasil, e divulgar as características de origem e qualidade das produções chilenas”.

Já existem cinco projetos chilenos que participarão deste mercado, em atividades presenciais e online, que incentivam a reflexão sobre novas narrativas no cinema documentário. Entre as produtoras chilenas estão presentes Neurofilms; CUBHO Audiovisual; Mimbre Films; We are South; Wolf Producciones.

Neurofilms
A produtora Neurofilms se destaca por sua constante busca de temáticas sociais, históricas e educacionais, com uma forte ênfase na produção em outras regiões além da capital. A série Maestros del sonido, dirigida por Pablo Stephens e produzida por Cristián Hidalgo, retrata os artesãos luthiers latino-americanos. Pessoas que dedicam suas vidas à criação e à reparação de instrumentos musicais, apaixonadas por um ofício em risco de extinção.

CUBHO Audiovisual
A CUBHO é formada por uma equipe de jovens inovadores que procuram estar na vanguarda dos novos formatos audiovisuais para criar obras originais e cativantes. Um de seus principais projetos é a série de oito episódios Las Almas de Escazú (As Almas de Escazú), dirigida por Nicholas Hooper e produzida por Isidora Fajardo. Por meio de animações e diálogos com familiares e amigos, a série procura resolver o que ficou pendente após a morte de oito ativistas meio ambientais latino-americanos, que morreram em circunstâncias suspeitas.

Mimbre Films
Empresa que trabalha em três áreas: cinema, serviços de produção e oficinas de treinamento cinematográfico. Eles desenvolvem, produzem e distribuem filmes de autor, ficção e documentários. Seu projeto atual é Nubes artificiales (Nuvens Artificiais), dirigido por Josefina Buschmann e produzido por Daniela Camino, no qual uma inteligência artificial perambula descobrindo as cicatrizes planetárias geradas pela sua existência, enquanto questiona: pode haver desenvolvimento tecnológico sem o sacrifício de ecologias e comunidades?

We Are South
Produtora de conteúdos originais com doze anos de existência que tem como objetivo realizar produções focadas em temáticas meio ambientais, históricas e sociais, sempre a partir de uma perspectiva latino-americana. Hacerse Hombre (Fazer-se Homem) é um de seus projetos atuais, dirigido por Miguel Soffia e produzido por Camila Maureira. A série documental explora os efeitos sociais da revolução feminista na Ibero-América e seu impacto sobre os homens.

Wolf Producciones
Produtora sediada no extremo sul do Chile, sob a gestão do diretor e produtor Cristian Valle. Atualmente, ele está trabalhando no projeto Solsticio de invierno (Solstício de Inverno), no qual vemos a história de Manuel (69), que dedicou sua vida para lutar por justiça e reparação. Em 2015, ele inicia uma greve de fome e fica bebendo apenas água por 90 dias. Suas filhas o questionam por ser ele quem sempre se sacrifica pelos outros, mas elas o apoiam. Como uma filha pode se sentir nessa situação?

La Memoria Infinita
O La Memoria Infinita, candidato para representar o Chile nos prêmios Goya como melhor longa-metragem Ibero-Americano, dirigido por Maite Alberdi, será exibido na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nos cinemas do Reserva Cultural, Cinemateca Sala Grande Otelo e Espaço Itaú de Cinema Bourboun Pompéia. O filme conta uma história de amor profunda e comovente que equilibra a vibrante lembrança individual e coletiva com a longevidade de um vínculo humano inquebrável. A protagonista Paulina Urrutia estará presente.

Sobre Paulina Urrutia
Paulina Urrutia Fernández é uma proeminente atriz, acadêmica, diretora, líder sindical e política chilena. Foi Ministra Presidente do Conselho Nacional de Cultura e Artes durante o primeiro governo da presidente Michelle Bachelet entre 2006 e 2010. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 12 filmes, 18 novelas, 16 séries e 18 peças teatrais. Em maio de 2016 assumiu a direção do teatro Camilo Henríquez.

Sobre a ChileDoc
Chiledoc é a agência de promoção de documentários chilenos no mundo. Esta é uma iniciativa público-privada entre ProChile, dependente do Ministério das Relações Exteriores e Corporação Documental Chilena. O Chiledoc nasceu em 2018, da necessidade de dar visibilidade e posicionamento à indústria do documentário chileno no cenário internacional, com o objetivo de exportar, promover e gerar redes de colaboração global para a produção audiovisual de documentários chilenos.

 A missão da equipe Chiledoc é fortalecer o posicionamento do setor Documentário chileno através da participação em mercados internacionais, promover a imagem do país através de uma estratégia de comunicação consistente; e contribuir para o crescimento do setor exportador em territórios objetivo, que neste período 2023-2025 correspondem ao Brasil, França, Alemanha e Estados Unidos.

Sinopse Memória Infinita
Augusto e Paulina estão juntos e apaixonados há 25 anos. Há oito anos, suas vidas mudaram para sempre com o diagnóstico de Alzheimer de Augusto. Como um dos comentaristas culturais e apresentadores de televisão mais proeminentes do Chile, Augusto conhece bem a construção de um arquivo de memória. Agora ele volta esse trabalho para a sua própria vida, tentando manter a sua identidade com a ajuda da sua amada Paulina, cuja preeminência como atriz famosa e Ministra da Cultura do Chile é anterior à sua forma incessantemente inventiva de interagir com o marido. Dia após dia, o casal enfrenta este desafio de frente, contando com o carinho e o sentido de humor partilhados entre eles que permanecem, notavelmente, totalmente intactos.  

FICHA TÉCNICA
“La Memória Infinita”
Duração: 82 minutos.
Direção: Maité Alberdi.
Produtores: Maite Alberdi, Juan de Dios Larraín, Pablo Larraín, Rocío Jadue.
Produtores Executivos: Marcela Santibáñez, Daniela Sandoval, Nicholas Hooper H.
Produtores Executivos: Julie Goldman, Christopher Clements.
Produtores Executivos: Rebecca Linchtenfeld, Chandra Reese.
Montagem: Carolina Siraqyan.
Diretor de Fotografia: Pablo Valdés.
Música Original: Miguel Miranda & José Miguel Tobar.
Design de Sonido: Roberto Espinoza.
Sonido Direto: Juan Carlos Maldonado.
Postagem de imagem: Filmo Estudios.
Post de Sonido: Sonamos.
Financiado por: Fundo Audiovisual CAIA-Chile-, CORFO-Chile.
Em associação com: InMatt Foundation, Chicken & Egg Pictures, deNovo Initiative.
Casas produtoras: Micromundo, Fabula
Distribuição: Mercado Chile de BF Distribution


Data de exibições La Memória Infinita durante Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
  • Reserva Cultural - Sala 1 - 26/10/23 - 19:40
                                  Sala 2:  28/10/23 - 15:30

     
  • Cinemateca Sala Grande Otelo: 30/10/23 - 16:50
     
  • Espaço Itaú de Cinema Bourboun Pompéia: 31/10/23 - 13:30

Sobre ProChile
 
ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover as exportações de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, da atração de investimentos estrangeiros e do turismo.

https://www.prochile.gob.cl/
https://www.instagram.com/prochilebr/
https://pt-br.facebook.com/brasilprochile/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp