25/10/2023 às 08h29min - Atualizada em 26/10/2023 às 00h06min

Bossa Nova Paulista e obra de Dino Galvão Bueno são celebradas com show gratuito

Evento comemora 80 anos do músico e compositor e os 65 anos da Bossa

Daniel Corrêa
Ângelo Lorenzetti

Em 2023, Dino Galvão Bueno completa 80 anos de idade, e a Bossa Nova celebra 65 anos de existência. São mais do que motivos para comemorar em grande estilo. E no dia 01/11 (quarta-feira) o auditório da Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima recebe um espetáculo intimista e uma conversa com o artista que trará muitas histórias para o público. O show acontece às 14h com ingressos gratuitos.

O repertório cuidadosamente selecionado é baseado nas músicas que ecoaram nas noites de São Paulo durante o auge da Bossa, um movimento do qual Dino Galvão Bueno fez parte ativamente como compositor e músico. Como participante desta era dourada da música brasileira, sua perspectiva única será o fio condutor dessa curadoria musical de primeira linha.

Esta apresentação será mais do que um simples espetáculo musical; será uma oportunidade única para aprender sobre a história da Bossa Nova diretamente de quem a viveu. Dino Galvão Bueno compartilhará suas histórias, experiências e conhecimentos, proporcionando uma visão interna deste movimento que moldou a música brasileira.

Dino é dono de um legado duradouro na cultura musical brasileira. Com uma carreira que se estende por 58 anos desde sua primeira composição, “Samba pra Alguém” em 1965, Dino é autor de mais de cem canções e desempenhou papéis notáveis no cenário musical e teatral brasileiro. 

Em 1967, se destacou ao apresentar suas composições no programa “Dick Farney Show” da TV Tupi. Participou ativamente do movimento “Música Nossa” em 1968, participou do Festival Brasil Canta no Rio da TV Excelsior, defendendo sua composição “Canto do Morro” e chegou a ser finalista no Primeiro Festival Universitário da TV Tupi. No ano seguinte (1969) conquistou o quinto lugar no V Festival da Record com a toada “Monjolo” (letra de Eric Nepomuceno), interpretada por Maria Odete

No teatro, atuou como violonista na histórica montagem de “Morte e Vida Severina” no TUCA, atuou na direção musical em outras montagens da peça, tais como: Cia. Paulo Autran (1969) e recentemente nas leituras dramáticas do diretor Roberto Ascar. Ainda em 1969, atuou como músico no Teatro de Arena na peça “Chiclete e Banana”, de Augusto Boal

Em 1980, “Convite ao Vento”, composição de Dino em parceria com Carlos Queiroz Telles, representou o Brasil no Festival Latino-americano da Canção, defendida pela cantora Márcia. Em 2013, recebeu da Ordem dos Músicos do Brasil, o diploma de Honra ao Mérito pelo conjunto de sua obra como compositor.  Em sua discografia, destacam-se dois trabalhos. Em 2011, lançou seu primeiro CD autoral, intitulado “Mestre Navegador”, pela Dabliú, com 14 faixas. Em 2022 foi lançado o álbum “Notas Brasileiras”, que reuniu Adylson Godoy, Dino Galvão Bueno e Theo de Barros e seus filhos. Esta história será reverenciada neste show.

 

O evento é realizado com recursos do ProAC editais, da Secretaria de Economia, Cultura e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo e acontece em um dos palcos mais tradicionais da capital paulista. A Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima fica na Rua Henrique Schaumann, 777, em Pinheiros.

 

Serviço:

Dino Galvão Bueno e a Bossa Nova Paulista - show e roda de conversa

Data: 01/11/2023

Horário: 14h

Local: Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima

Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros, São Paulo - SP

Classificação Indicativa: Livre

Ingressos gratuitos


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp