25/10/2023 às 15h03min - Atualizada em 26/10/2023 às 00h00min

Holanda retorna ao primeiro lugar no MCGPI da Mercer; Brasil tem leve queda

Índice compara 47 sistemas de renda de aposentadoria, cobrindo 64% da população mundial

Alexa Acosta Vega
Divulgação/Mercer

São Paulo, Outubro de 2023 — a Mercer e o CFA Institute lançaram a 15th edição anual do estudo Mercer CFA Institute Global Pension Index (MCGPI). O sistema de rendimentos de aposentadoria da Holanda recuperou o primeiro lugar da lista, com a Islândia e a Dinamarca ocupando o segundo e terceiro lugares, respetivamente. 

“A idade média das populações em todo o mundo continua aumentando em muitos mercados, principalmente nos mais maduros”, disse Margaret Franklin, CFA, Presidente e CEO do CFA Institute. “A inflação e o aumento das taxas de juro criaram uma nova dinâmica de mercado que coloca desafios significativos aos planos de pensões. Vemos também uma fratura contínua no que se refere à globalização. Estes são apenas alguns dos desafios cada vez mais complexos que os fundos de pensões enfrentam e que têm um impacto significativo nos aposentados. 

 “Cada vez mais, os indivíduos terão um papel mais importante a desempenhar no que se refere à sua própria aposentadoria. Como profissionais de investimento, precisamos ajudá-los a se prepararem para isso. Todos os anos, este índice serve como um lembrete crítico de que há um longo caminho a percorrer em muitas jurisdições para que os planos de pensões funcionem da melhor forma e para a segurança financeira a longo prazo dos beneficiários. ” 

 

O crescente impacto da IA ​​e seus benefícios para os membros 

Além de identificar os principais sistemas de pensões do mundo, o relatório examina o potencial da inteligência artificial (IA) para melhorar os sistemas de pensões e de segurança social e proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida na aposentadoria. 

 “A expansão contínua da IA ​​nas operações e decisões dos gestores de investimentos poderia levar a processos de tomada de decisão mais eficientes e mais bem informados, o que poderia potencialmente levar a maiores retornos reais de investimento para os membros dos planos de pensões”, comentou Dr. David Knox, Senior Partner da Mercer e principal autor do estudo. “A IA também tem o potencial de melhorar o envolvimento dos membros e ajudar os indivíduos a tomar decisões de longo prazo sobre as suas decisões financeiras. Ambos os avanços deverão melhorar os resultados da aposentadoria. ” 

O relatório, no entanto, deixa claro que a IA não está isenta de riscos, incluindo desafios de modelagem e preocupações éticas, bem como a necessidade de privacidade de dados e segurança cibernética ideais. No desenvolvimento destes sistemas, é essencial que os modelos de IA tenham uma governança forte e uma responsabilidade clara para reduzir preconceitos e respostas injustificadas. As salvaguardas são fundamentais para que os planos de pensões mantenham a confiança dos seus membros a longo prazo. 

“A IA por si só não é a resposta completa. Sempre haverá a necessidade de supervisão humana. Apesar destes riscos, a IA tem a oportunidade de proporcionar um padrão de vida mais elevado na aposentadoria – um objetivo que vale a pena para todos os sistemas de pensões”, continuou o Dr. Knox. 

 

Através dos números - Brasil no ranking 

O valor do índice brasileiro na pesquisa diminuiu ligeiramente de 55,8 em 2022 para 55,7 em 2023, devido a uma série de pequenas alterações. Em relação ao pilar de adequação, o país atingiu 70. 4 (21° no ranking), 28.5 em sustentabilidade (45° no ranking), e 70.1 em integridade (31° no ranking).  

De acordo com especialistas da Mercer, o valor geral do índice para o sistema brasileiro poderia se aperfeiçoar a partir dos seguintes fatores: 1) Aumento da cobertura dos trabalhadores em regimes de pensões profissionais através de adesão ou inscrição automática, aumentando assim o nível de contribuições e ativos; 2) Introdução de um nível mínimo de contribuições obrigatórias para um fundo de poupança para a reforma; 3) Estabelecimento de uma idade mínima de acesso para que os benefícios sejam preservados para fins de aposentadoria, incluindo os planos de pensão operados por companhias de seguros; 4) Permissão para que os indivíduos se aposentem gradualmente enquanto recebem uma pensão parcial. 

O sistema de renda de aposentadoria do Brasil compreende um sistema de seguridade social de repartição e planos de previdência ocupacionais voluntários, corporativos e individuais, que podem ser oferecidos por meio de seguradoras ou fundos de pensão 

A Holanda (Países Baixos) registrou o valor do índice global mais elevado (85.0), seguidos de perto pela Islândia (83.5) e pela Dinamarca (81.3). A Argentina teve o menor valor do índice (42.3). Embora a Holanda esteja realizando atualmente uma reforma da previdência significativa, o sistema está bem posicionado para proporcionar excelentes benefícios no contexto da mudança de uma estrutura de benefícios coletivos para uma abordagem de contribuição definida mais individual. 

O Índice utiliza a média ponderada dos subíndices de adequação, sustentabilidade e integridade. Para cada subíndice, os sistemas com os valores mais elevados foram os Países Baixos em adequação (86.7), a Islândia em sustentabilidade (83.8) e a Finlândia em integridade (90.9). Os sistemas com os valores mais baixos nos subíndices foram a Coréia do Sul para adequação (39.0), a Áustria para sustentabilidade (22.6) e as Filipinas para integridade (25.7). 

A queda das taxas de natalidade colocou pressão sobre várias economias e sistemas de pensão a longo prazo, afetando negativamente os resultados de sustentabilidade de países como Itália e Espanha. Vários sistemas asiáticos, no entanto, incluindo a China continental, a Coreia, Singapura e o Japão, empreenderam reformas para melhorar as suas pontuações nos últimos cinco anos. 

 

2023 Mercer CFA Institute Global Pension Index 


 

Sobre o estudo Mercer CFA Institute Global Pension Index (MCGPI) 

O MCGPI avalia os sistemas de renda de aposentadoria em todo o mundo, destacando algumas deficiências em cada sistema, e sugere possíveis áreas de reforma que forneceriam benefícios de aposentadoria mais adequados e sustentáveis. 

Este ano, o Global Pension Index compara 47 sistemas de renda de aposentadoria em todo o mundo e cobre 64% da população mundial. O Global Pension Index 2023 inclui três novos sistemas de renda de aposentadoria – Botsuana, Croácia e Cazaquistão. 

O Global Pension Index utiliza a média ponderada dos subíndices de adequação, sustentabilidade e integridade para medir cada sistema de aposentadoria em relação a mais de 50 indicadores. 

The Global Pension Index é um projeto de pesquisa colaborativa patrocinada pelo CFA Institute, a associação global de profissionais de investimento, em colaboração com o Monash Centre for Financial Studies (MCFS), parte do Monash Business School na Monash University, e a Mercer, líder global na redefinição do mundo do trabalho e na reformulação dos resultados de aposentadoria e investimento. 

 

Para mais informações sobre o estudo Mercer CFA Institute Global Pension Index, clique aqui

  1. Sobre a Mercer 

A Mercer acredita na construção de futuros mais brilhantes, redefinindo o mundo do trabalho, reformulando os resultados da aposentadoria e do investimento e desbloqueando a saúde e o bem-estar reais. Os quase 25.000 funcionários da 

Mercer estão baseados em 43 países e a empresa opera em 130 países. A Mercer é uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC), empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, com 85.000 colegas 

e receita anual de aproximadamente US$ 20 bilhões. Por meio de seus negócios líderes de mercado, incluindo Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman, a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para obter mais informações, visite a mercer.com. Follow Mercer on LinkedIn 

 

  1. Sobre o CFA Institute 

O CFA Institute é a associação global de profissionais de investimento que estabelece o padrão de excelência e credenciais profissionais. A organização é uma defensora do comportamento ético nos mercados de investimento e uma respeitada fonte de conhecimento na comunidade financeira global. O nosso objetivo é criar um ambiente onde os interesses dos investidores estejam em primeiro lugar, os mercados funcionem da melhor forma e as economias cresçam. Existem quase 200.000 titulares de licenças CFA® em todo o mundo, em mais de 160 mercados. O CFA Institute possui dez escritórios em todo o mundo e 160 sociedades locais. Para obter mais informações, visite www.cfainstitute.org ou siga a gente no LinkedIn e Twitter @CFAInstitute.  

 

Sobre o Monash Centre for Financial Studies (MCFS)  

Um centro de pesquisa baseado na Monash Business School da Monash University, na Austrália, o MCFS visa trazer rigor acadêmico à pesquisa de questões de relevância prática para o setor financeiro. Além disso, através dos seus programas de engajamento, facilita a troca bidirecional de conhecimento entre acadêmicos e profissionais. A agenda de investigação em desenvolvimento do Centro é ampla, mas concentra-se atualmente em questões relevantes para a indústria de gestão de ativos, incluindo poupanças para a reforma, finanças sustentáveis ​​e disrupção tecnológica. Clique aqui  para ler as notícias importantes.  

 

Contato: 

Gabriela Freitas 

Marsh McLennan 

+55 11 94221-2195   

[email protected] 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp