25/10/2023 às 15h50min - Atualizada em 25/10/2023 às 20h03min

Litoral fluminense recebe a 3ª edição do Festival Pedala Macaé

Com programação gratuita, os moradores poderão contar com atividades de mecânica comunitária, aulas para crianças de como pedalar, música e muito mais

JB
Divulgação
No próximo dia 11 de novembro, o Instituto Aromeiazero irá proporcionar aos moradores de Macaé um dia repleto de atividades gratuitas e ao ar livre. O festival Pedala Macaé, que conta com o patrocínio da Foresea, ocorre em comemoração ao terceiro ano do projeto Pedala Macaé na região, com o objetivo de estimular o direito à cidade e a importância de formas mais sustentáveis e ecológicas de mobilidade urbana   e

As atividades  vão acontecer das 10h às 15h, nas ruas do entorno do Bicibase, sede do projeto, no Parque Aeroporto. Além do Rodinha Zero que oferece aulas para a criançada de como pedalar sem rodinhas de apoio e do Viver de Bike, que vai realizar consertos gratuitos nas bicicletas que chegarem, também haverá música, apresentação de lutas, feira de pequenos empreendedores e jardinagem urbana.

Haverá também, a formatura das últimas turmas do Viver de Bike 2023. Desde o início da atuação, já foram 128 pessoas formadas, sendo 85 destas, mulheres. O curso é feito para quem quer empreender com bicicleta ou melhorar seu negócio com ela, além dos conteúdos de mecânica, também são ministradas aulas de empreendedorismo, gestão financeira e o poder da bike nas cidades.

Trazendo inovação para o festival, os integrantes das iniciativas impulsionadas pela Bikeatona 2023, irão apresentar seus resultados. A Bikeatona é uma maratona de inovação social que apoia ideias, projetos e negócios que utilizam a bicicleta para fortalecer territórios de baixa renda no Brasil. Este ano o Pedala Macaé, feito pelo Aro com o patrocínio da Foresea, investiu 20 mil reais em 4 projetos de impacto.

“Temos muito orgulho de participar da construção da história do Pedala Macaé desde o seu início, contribuindo para a formação de mão de obra, incentivando projetos socioambientais, o engajamento voluntário de nossos Integrantes com a comunidade e sobretudo estimulando o uso da bicicleta como uma ferramenta de empreendedorismo, geração de renda e um meio de transporte limpo e saudável reforçando a vocação de como um exemplo a ser seguido, comemora Marco Aurélio Fonseca, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Foresea.

Por meio dessa iniciativa, o Instituto Aromeiazero já realizou um total de 11 ações de mobilização, entre elas estão: doação de alimentos não perecíveis; oficina comunitária; e reivindicação por mais segurança nas vias. 

O Festival Pedala Macaé foi um sucesso de público no ano passado e reuniu cerca de 500 pessoas. Foram mais de 50 bikes revisadas na oficina de mecânica, 76 crianças atendidas no espaço do Rodinha Zero e 400 mudas distribuídas em troca 141 quilos de resíduos recicláveis para coleta seletiva, e esse ano não será diferente.

“Queremos fortalecer, cada vez mais, o elo entre as pessoas e a cidade em que residem. Parece estranho à primeira vista, mas é muito comum o ser humano ver a cidade não como parte do seu lar, mas sim como um lugar de trânsito de casa, trabalho, casa. A bicicleta é um instrumento incrível que transforma o trajeto cotidiano em lazer, atividade física e acima de tudo pertencimento à cidade. É neste intuito que celebramos a rua como espaço público de festa e encontro”, comenta Renata Cirilo, coordenadora do Pedala Macaé.

O evento é feito pelo Instituto Aromeiazero com patrocínio da Foresea e apoio da Secretaria de Esporte e Secretaria de Mobilidade Urbana.
Saiba mais sobre o projeto no site do Instituto: https://www.aromeiazero.org.br/pedalamacae

SERVIÇO
3º Festival Pedala Macaé 
Dia 11/11/23
Horário: 10h às 15h
Local: Rua Cento e Sete - Pq. Aeroporto (Próximo a Rua Álvaro de Morais e EMEI Emilson Machado de Jesus)

Programação
 
Apresentações Confirmadas
Dj: Alex Ferreira: durante o evento
Academia Team Moreira: Kickboxing:10h às 10h40.
Roda de samba c/ Sou mais Elas: 13h às 15h.


Atividades durante todo o evento: 
Oficina de Altinha c/ Alta LGM
Rodinha Zero (p/ crianças)
Jardinagem Urbana
Pedale-se e Embeleze-se (Rodinha Zero para adultos)
Mecânica Comunitária (reparos básicos)
Estilização de Bicicletas - Bike Fiel  
Grafitti

Utilidades
Coleta de resíduos recicláveis - Bikeatona
Bikes Food
Feira de pequenos empreendedores  


Sobre o Aromeiazero 
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco e patrocínio da Foresea no projeto Pedala Macaé, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. 
 
Para maiores informações: https://www.aromeiazero.org.br/.
 
Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/aromeiazero/
Facebook: https://www.facebook.com/Aromeiazero/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/instituto-aromeiazero/ 
Youtube: https://www.youtube.com/c/Aromeiazero 
Twitter: https://twitter.com/aromeiazero 

Sobre a Foresea
Desde o mês de junho de 2023, o projeto Pedala Macaé passou a ser patrocinado pela Foresea, empresa de perfuração offshore e líder em seu segmento no Brasil. Com foco na busca de energia em águas profundas, a Foresea defende a ampliação do uso da bicicleta como parte da sua política de sustentabilidade e busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades onde atua.
FORESEA – Abrimos Caminhos para a Energia que Movimenta o Mundo
www.foresea.com
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp