24/10/2023 às 13h16min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h09min

Trajes oficiais da rainha e princesas da 15ª Fenavindima serão lançados no dia 31 de outubro

Ação ocorrerá no Bistrô da Colônia Muraro

Victoria Carneiro
Eriel Giotti

Na terça-feira, dia 31 de outubro, acontece o lançamento dos trajes oficiais da corte da 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima. No evento, que inicia às 17h no Bistrô da Colônia Muraro, em Flores da Cunha (RS), a rainha Paula Bebber, juntamente com as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, apresentarão a convidados e imprensa os vestidos oficiais, que serão utilizados durante seu reinado. Pela primeira vez, elas contarão com dois trajes oficiais: um é o longo, tradicional, utilizado nos principais eventos e na divulgação. Outro, de passeio, é mais curto e fica disponível para os dias mais quentes, como as visitas ao litoral. 

Na ocasião, Paula, Bruna e Caroline desfilarão as peças para os presentes, e também falarão um pouco sobre essa experiência, além dos responsáveis pela criação dos vestidos contarem sobre os detalhes e a emoção da construção dessas vestimentas icônicas para a Festa. De acordo com o presidente da 15ª Fenavindima e vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech, essa é uma etapa especial que vem sendo construída com muito carinho. “É um momento mágico para nós de Flores da Cunha, muito aguardado pela comunidade. É uma oportunidade de reconhecer esse trabalho tão importante. Penso, também, que é algo muito estimado pelas soberanas, já que o traje é quase que uma vestimenta de uma super-heroína. Percebemos no olhar das crianças, dos idosos, da comunidade em geral: é como se elas colocassem uma capa mágica, e isso é bem significativo para todos”, aponta Rech.

Além de divulgar a Fenavindima, eventos como esse são uma maneira de demonstrar a magnitude que uma festa de alcance nacional possui, promovendo o engajamento tanto da comunidade como também de quem vem de fora prestigiar.

Samuel da Silva e Eriel Giotti, ambos membros da Comissão Social da 15ª Fenavindima, foram responsáveis pelo desenho dos vestidos. “Tenho uma longa trajetória junto à Fenavindima, e contar com as meninas, que são a cara da festa, utilizando o traje que foi desenhado por nós, é uma alegria muito grande. Como profissionais e como pessoas, é muito gratificante”, afirma Silva.

Segundo Silva, as referências utilizadas partiram de vestimentas de edições passadas da Festa, com os trajes trazendo muito da personalidade de cada uma da corte. Um exemplo são as cores utilizadas, inspiradas na vindima, mas definidas por elas após testes relacionados à colorimetria. “A cor do traje fala muito sobre elas, assim como os detalhes e as pedrarias, além do resultado final ter muito a ver com o que elas utilizaram no desfile da escolha”, explica.

A estilista Juliana Lazzari, encarregada pela confecção das peças, aperfeiçoou o material e está dando vida aos desenhos. Também, foi ela quem criou os vestidos da rainha e das princesas para o evento de escolha do trio, em agosto. 

Segundo Juliana, por essa edição da Fenavindima comemorar o Centenário da Colheita, algo marcante na história da cidade e servir como temática da Festa, foi natural usar como referência os vestidos das cortes das festas anteriores, porém adaptadas ao momento e às ideias atuais, trazendo ainda mais sofisticação. “São vestidos bem elaborados, com trabalhos manuais, bordados e pedrarias de uma maneira mais delicada e leve”, explica. 

Para a estilista, é uma honra ser a responsável pelos trajes da rainha e das princesas. “Além dessas peças serem muito elaboradas, onde temos que usar a criatividade, tem a questão de eu ter crescido envolvida na festa e com aquela imagem de rainhas e princesas com seus vestidos, então é como se fosse um sonho realizado. Ainda, é importante para a minha profissão e para o meu trabalho no ateliê.”

Ao final, quem utilizará essas obras de arte são a rainha Paula Bebber e as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison. Conforme a soberana, as expectativas para os trajes oficiais estão realmente altas, tanto por parte do trio quanto da população de Flores da Cunha. “Não temos dúvidas de que os trajes representarão nossa cidade, nossa festa e nossa personalidade da melhor maneira possível. A cada prova de vestido, nossa animação cresce, e mal podemos esperar para mostrar o resultado a todos”, celebra Paula.

Para a rainha, os trajes vão muito além de uma vestimenta, pois têm uma história por trás e um contexto. “Em seus detalhes nossos vestidos irão representar a vindima e toda a nossa vasta cultura. Eles combinam elementos tradicionais com toques atuais, unindo passado e presente, simbolizando mais do que simples roupas, mas uma expressão cultural. De certa forma, os trajes também refletem um pouco de nossa personalidade. Na escolha dos detalhes e na maneira como os vestimos, conseguimos expressar nossa individualidade, mesmo dentro das diretrizes da representação oficial. Isso nos permite tornar os trajes únicos e autênticos, representando a essência do trio. Além disso, essas roupas não apenas refletem nossa individualidade, mas também transmitem a mensagem que desejamos como trio e a unidade existente entre nós.”

A 15ª Festa Nacional da Vindima será realizada de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, em Flores da Cunha. Neste ano, a cidade completará 100 anos de emancipação, o que é refletido no tema escolhido para a edição: O Centenário da Colheita.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp