24/10/2023 às 10h30min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h02min

Halloween 2023: Data promete impulsionar o mercado brasileiro

Por Eduardo Cincinato*

Tatiana Muniz de Lima
Eduardo Cincinato, Presidente da ABCasa

“Gostosuras ou travessuras?”. Há alguns anos, essa frase era a principal referência do Halloween para a maior parte dos brasileiros, que tinham um contato superficial com a data, que, em 2023, deve ser celebrada por cerca de 70% dos norte-americanos, que planejam gastar US$ 12 bilhões (R$ 60,61 bilhões). A maior parte do dinheiro dos consumidores vai para a compra de fantasias, enfeites e doces, conforme dados recentes da Statista.

Celebrada no dia 31 de outubro, a comemoração típica dos Estados Unidos se popularizou em outros países nos últimos anos. No Brasil, por exemplo, o “Dia das Bruxas” tem ganhado cada vez mais força devido a influência da cultura norte-americana, presente em livros, filmes e séries. 

Nesse contexto, o segmento de artigos focados nessa festividade cresce 30% ao ano no país e, atualmente, tem muito mais oferta de produtos e decoração.

Dados como esse demonstram que o Halloween oferece um grande potencial para as empresas brasileiras. Afinal, a cada ano, pessoas de todas as idades usam e abusam da criatividade para realizar uma grande festa. Basta fazer uma breve busca nos mecanismos de pesquisa da internet para descobrir que a procura por conteúdos relacionados ao tema toma conta dos ambientes físicos e digitais. 

Além disso, ganham destaque pautas sobre beleza, penteados, educação, música, literatura e cinema, apenas para citar alguns. O fenômeno deixa claro que hoje, no Brasil, o Dia das Bruxas não movimenta apenas os segmentos de lojas de doces e decorações, como também têm uma influência direta sobre mercados não tão óbvios, como livraria, papelaria e entretenimento.

Um ponto curioso é que na cultura brasileira, o Halloween se mantém muito forte nas decorações de casas, prédios, condomínios e escolas. Diferente da tradicional festa americana em que o maior consumo dos adeptos são as fantasias e doces. Ou seja, mesmo com a influência dos Estados Unidos, ainda assim, há uma particularidade brasileira em seu consumo. 

O Halloween 2023 está chegando e, como vimos, as expectativas para a data este ano são promissoras. O que você, como empresa - ou profissional - que atua em um dos diversos setores relacionados à data tem feito para alcançar bons resultados? 

Este é o momento de investir todos os seus esforços em uma estratégia assertiva, que é essencial para aumentar o número de vendas e de receita. Bom Halloween!


Eduardo Cincinato é o atual Presidente da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil). Formado em Direito, é fundador do Grupo Cromus Soluções e proprietário da Floral Atlanta.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp