23/10/2023 às 14h29min - Atualizada em 23/10/2023 às 16h02min

Documentário "Lenita", sobre Lenira Perroy, pioneira fotógrafa de moda, cineasta e famosa criadora de cavalos árabes, faz sua premiére mundial na 47ª Mostra Internacional de cinema de São Paulo

Lenita foi a primeira fotógrafa brasileira a expor no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo

ATTi Comunicação
Divulgação
O documentário "Lenita" sobre Lenita Perroy, pioneira fotógrafa de moda, cineasta brasileira e respeitada criadora de cavalos árabes, faz sua estreia mundial na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no dia 27 de outubro, às 21h55, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2.

Do premiado diretor Dácio Pinheiro (Meu Amigo Claudia), e produzido pela Gore Produtora Cinematográfica, o filme revela a história de Lenita Perroy, uma mulher que viveu à frente do seu tempo, onde dedicou parte de sua história dedicada à busca pela beleza, através de sua esquecida coleção de fotografias de moda e seus filmes, entre eles, o raro "Mestiça, a Escrava Indomável"(1973), com Sônia Braga (que  estava quase perdido e foi recuperado recentemente pela Cinemateca Brasileira) e "Noiva da Noite", com Rossana GhessaAssinou também a direção de arte de clássicos nacionais como "A Super Fêmea", estrelado por Vera Fischer, e a versão para o cinema de "Beto Rockfeller", com o ator Luis Gustavo.

Lenita aprendeu as técnicas de fotojornalismo com Jun Miki, pioneiro e mestre do fotojornalismoe foi a primeira fotógrafa brasileira a expor no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Ela e o ex-marido, Olivier Perroy, passaram dois anos no Japão, trabalhando como correspondentes de revistas como Manchete e Realidade, como fotógrafos profissionais. Em São Paulo, o poderoso e respeitado casal produziu, em meio a grandiosas festas, ensaios de moda, publicidades e capas de discos famosos, como o lendário álbum “Tropicália”, realizado na sala da casa do casal e fotografada por Olivier. Lenita fotografou a capa do famoso disco psicodélico do cantor Ronnie Von (1968), do Zimbo Trio, Célia e Eduardo Araújo.

Após a separação, Lenita abandonou a carreira artística e se dedicou exclusivamente a uma grande paixão: a criação de cavalos árabes, sendo uma das precursoras no Brasil, responsável pela importação de um dos mais importantes reprodutores da raça, Ali JamaalLenita foi a mais reconhecida criadora de cavalos árabes do Brasil e uma das mais reconhecidas criadoras de cavalos árabes de todo o mundo, e recebeu visitas de importantes nomes em seu Haras em Sorocaba como Charlie Watts, baterista do Rolling Stones, o ator Patrick Swayze, entre outros criadores de cavalo.

O documentário conta com depoimentos de Lenita Perroy, Olivier Perroy, Ronnie Von, Luisa Strina, Vera Fischer, Mila Moreira, Luis Gustavo, Antonio Pitanga, Miriam Mehler, Ralph Camargo, Daniela Gavaldão, Liège Monteiro, Vera Duvivier, Marilda Pedroso, Malu Fernandes, Ferdinand Huemer, Doug Dahmen, João Acácio Franco, entre outros. 
 

Serviço
LENITA, de Dácio Pinheiro (82')_ Première Mundial na 47ª Mostra Internacional de São Paulo

27/10 - sexta, às 21h55 (Première) - ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2   
**Sessão com a presença do diretor Dácio Pinheiro. Apresentação no início do filme e bate papo com a platéia após a exibição. 

30/10 - segunda, às 16h - RESERVA CULTURAL - SALA 1


PRESS KIT _ LENITA, DE DÁCIO PINHEIRO

Sinopse
Um baralho descoberto em uma feira de antiguidades desvenda o passado excêntrico de uma famosa criadora de cavalos árabes, a fotógrafa e cineasta Lenita Perroy. Pioneira na fotografia de moda na década de 1960 e uma das poucas diretoras do cinema brasileiro dos anos 1970, Lenita abandonou a carreira artística, para viver reclusa e se dedicou às duas grandes paixões de sua infância: os contos de fadas e a fascinação pelos cavalos.

Ficha Técnica
Direção: Dácio Pinheiro
Produção: Dácio Pinheiro e Tom Ehrhardt
Roteiro: Dácio Pinheiro, Duda Leite e Tom Ehrhardt
Direção de Fotografia: Gustavo Almeida
Montagem: Tali Yankelevich
Trilha Sonora: Paulo Beto
Motions: Hilda Studios
Mixagem de Áudio: Nico Berthold
Correção de Cor: Felipe Manoel Fernandes
Produção: Gore Filmes e con men Filmproduktion.
Entrevistados: Lenita Perroy, Olivier Perroy, Ronnie Von, Luisa Strina, Luis Gustavo,
Vera Fischer, Mila Moreira, Antonio Pitanga, Miriam Mehler, Ralph Camargo, Daniela
Gavaldão, Liège Monteiro, Vera Duvivier, Marilda Pedroso, Malu Fernandes,
Ferdinand Huemer, Doug Dahmen, João Acácio Franco, entre outros.
Informações Técnicas
DCP - 4K  ou 2k - Colorido / Preto e Branco
Aspect ratio: 16:9
FPS: 24
Som: 5.1
Duração: 82 minutos
Falado em Português, Inglês e Alemão
Legendas: Português e Inglês
Acessibilidade: Legendas Descritivas

Sobre o diretor -  Dácio Pinheiro
Dácio Pinheiro estudou Cinema na FAAP, em São Paulo. Nos últimos 20 anos, dirigiu, produziu, roteirizou e montou diversos curtas-metragens, filmes de ficção e longas documentários. Dirigiu o premiado documentário "Meu Amigo Claudia" (2009), que teve première no 33o Frameline Queer Film Festival de San Francisco e foi exibido na 36a Mostra de São Paulo. O longa foi premiado como melhor documentário segundo a escolha do público em festivais como LesGaiCineMad - Madrid e Festival Mix Brasil. Pinheiro também dirigiu o documentário "Eletronica:Mentes" (2019) e co-produziu o documentário alemão/brasileiro "O Tesouro Esquecido" (2019). Em 2022, dirigiu e produziu o curta "O Aniversário do Seu Lair", exibido em diversos festivais.

GORE FILMES
Produtora audiovisual brasileira fundada em 2004 pelo produtor e cineasta Dácio Pinheiro, diretor do premiado documentário “Meu Amigo Cláudia” (2009). O longa estreou no renomado Teatro Castro, durante o 33o Frameline – San Francisco International LGBTQ Film Festival e foi premiado nos 14o festivais LesGaiCineMad Madrid e no 17o Festival Mix Brasil. Atuando no mercado audiovisual há quase 20 anos, a empresa produziu diversos curtas e longas-metragens, com especial interesse pela diversidade cultural e cultura queer. Recentemente produziu o documentário "Eletronica:Mentes" (2019), que estreou no 11o Festival In Edit Brasil e foi exibido na competitiva dos festivais: 3o Sonic Scene Music, em Trani, na Itália, no 17o IndieLisboa International Film Festival e na Mostra do Filme Livre 2023. O documentário foi exibido nos canais Films & Arts, Canal Curta! e está disponível no streaming da Tamanduá.

Em 2019, co-produziu o longa documentário de arte “O Tesouro Esquecido” (2019), uma coprodução alemã/brasileira dirigida por Tom Ehrhardt. O documentário teve premiére no 7o BIFF - Festival Internacional de Cinema de Brasília e foi exibido no 38o FIFA - Festival International du Film Sur l'Art, em Montreal. Em 2020 entrou em cartaz nos cinemas da Alemanha e foi licenciado para o canal MDR.

Em 2022 a produtora lançou o curta “O Aniversário do Seu Lair”, exibido em diversos festivais e em 2023 produziu o curta "Spiti", lançado na Mostra de Curtas de São Paulo em 2023. Está em fase de lançamento do longa documentário "Lenita" (2023) e está em fase produção dos longas documentário “Excursão Artística Villa Lobos” e “Constelação Jocy”, este último sobre a compositora Jocy de Oliveira. A empresa tem uma parceria constante com a produtora alemã "con men Filmproduktion", com quem desenvolve boa parte dos novos projetos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp