20/10/2023 às 10h46min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h08min

Espetáculo infantil “Encasulados” tem sessões gratuitas no Teatro Galpão, em Pindamonhangaba, dias 27 e 28 de outubro

Montagem concebida por Roberto Haathner (que também integra o elenco), traz no palco os atores Bruno Perillo e Iris Yazbek, com texto de Paulo Rogério Lopes e direção de Gustavo Kurlat

Fausto Cabral
Leo Gallo
Depois das bem-sucedidas apresentações de “Procurando Luiz” em 2022, o trio de atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yazbek está de volta a Pindamonhangaba, com outro espetáculo infantil de sucesso. Trata-se de “Encasulados”, montagem que aborda de forma poética temas importantes como a sustentabilidade e a preservação da vida e da natureza.

Serão duas sessões no Teatro Galpão nos dias 27/10, sexta-feira, às 10h – especialmente para escolas públicas, ONG’s e Associações – e dia 28/10, sábado, às 15h, com entrada gratuita. O espetáculo é viabilizado por meio do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SP), com o patrocínio de Toledo do Brasil - industrias de balanças Ltda, Tenda Atacado e Alfa Tennant Soluções para Limpeza Profissionais

“Encasulados” tem concepção de Roberto Haathner (que também integra o elenco, no papel do personagem Magnata), com texto e dramaturgia de Paulo Rogerio Lopes e direção geral, musical e trilha sonora de Gustavo Kurlat. No palco estão também os atores Bruno Perillo, como o personagem Cientista e Iris Yazbek, como a Agente.

Enredo – Encasulados traz no palco três personagens (um cientista, uma ambientalista e um bilionário produtor de canudos plásticos), que partem em uma cápsula do tempo, cada qual com seus próprios objetivos. Eles não medem esforços para conseguir o que desejam, sem se importar com os riscos que podem trazer para humanidade, como extinção de espécies, epidemias etc.

O espetáculo é ambientado no ano de 2097, no mais famoso programa de entretenimento daquela época. Expectadores de todo o mundo sonham em ser sorteados com uma passagem para uma excursão no tempo, por intermédio da inovadora máquina de teletransporte de pessoas, que permitirá aos vencedores escolher se querem ir para o passado ou futuro.
 
“Coincidentemente”, um dos sorteados é o Magnata das indústrias de canudos de plásticos, o Sr. Meganudo, que também patrocina o programa. Os outros viajantes são um cientista preocupado com as abelhas e uma ambientalista determinada em atrapalhar os planos do magnata, cabendo a cada um deles, escolher para onde deseja viajar.

Sustentabilidade, preservação da vida, dos animais, da flora e fauna, reciclagem e outros assuntos de extrema importância são abordados, alertando para a necessidade de cuidar do presente, para garantir o futuro.

Os personagens embarcam na máquina do tempo, numa viagem frenética, cheia de perigos e mudanças de planos, já que a geringonça nem sempre leva o viajante à data desejada.

Num embate em que ninguém é perfeito, enquanto cientista e a ambientalista pretendem salvar espécies de animais e insetos e evitar que os erros do presente virem desastres no futuro, o magnata quer justamente que algumas espécies não atrapalhem seu império. Vale ressaltar que a montagem conta ainda com projeções holográficas e animações que interagem com os atores no palco.

Traço marcante em suas montagens, a música tem forte presença em “Encasulados”. “Foram compostas três canções próprias para o espetáculo interpretadas pelos atores, além de um conjunto de músicas criadas especialmente para ressaltar o clima e o ambiente dos temas abordados, de forma coerente com o que o texto propõe”, conta o diretor Gustavo Kurlat.

Por sua vez, os cenários, figurinos e adereços – assinados por Marco Lima – criam uma atmosfera futurista, convidando a plateia a embarcar nessa viagem no tempo junto com os personagens.

Oficina – Vale ressaltar que, no dia 27 de outubro, sexta-feira, às 15h, será realizada uma oficina gratuita, convidando o público interessado a participar e trabalhar os temas contidos no espetáculo. O encontro, intitulado “Sua atitude pode transformar a realidade do planeta”, ocorre a partir das 15h, na Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira, localizada na Rua Ceará, 40 - Crispim, Pindamonhangaba - SP, Telefone: (12) 3550-0635.

A oficina será comandada por Larissa Néri, graduada em Ciências Biológicas e com vasta experiência no assunto, ao lado do elenco do espetáculo. A ideia é incentivar os participantes a compartilharem e multiplicarem o enredo da montagem, seja para os estudantes, amigos ou familiares.
São 30 vagas disponíveis, com certificado de participação ao final. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11) 99799-4713 (WhatsApp) e/ou pelo formulário Google https://forms.gle/sGPkcL5K4MVqktH37.

FICHA TÉCNICA
Direção musical, direção geral e trilha sonora: Gustavo Kurlat
Elenco: Bruno Perillo (Cientista), Iris Yazbek (agente) e Roberto Haathner (Magnata)
Texto: Paulo Rogerio Lopes
Cenários, figurinos e adereços: Marco Lima
Concepção e Idealização: Roberto Haathner
Assistente de Direção: Debora Vivan
Coordenação técnica de montagem e contrarregra: Marcos Ribeiro
Direção de produção: Roberto Haathner
Produção Executiva e Administração: 12 por 8 Produções Artísticas
Assistentes de produção: Rosangela Roberta O. Pereira
Assistente de Administração: João Gabriel Ferreira Hathner
Design de luz: Kleber Montanheiro
Designer gráfico: Celso Reeks
Operador de Luz: Rodrigo Oliveira
Operador de som: Gustavo Simão
Fotografia: João Caldas e Leonardo Gallo
Confecção de figurinos: Judite Lima
Cenotécnicos: Gabriel Gombossy, Marcos Ribeiro e Alvaro Barcellos
Assessoria Contábil: Service Keep
Confecção de boneco (abelha): Polerito Arts
Captação imagens do holograma: Fernando Wascee
Edição de imagens holograma: Guilherme Ferreti     
Atriz holograma: Marcia Oliveira
Visagismo: Kleber Montanheiro

Equipe - Trilha sonora:
Música e direção musical: Gustavo Kurlat
Voz da abelha: Simone de Freitas
Produtora de som: Play It Again
Produtor Executivo: Andre Minnassian
Atendimento: Ricardo Duarte
Produção Musical: Caio Torrezan e Rafael Thémes
Edição de som: Fernando Galvez
Mixagem: Bernardo Tartaglia

Animação do Casal Ancestral
Arte e animação: Cassandra Reis
Preparação Corporal: Marina Caron
Produção: Mariana Lopes

Patrocínio: ProAC ICMS  /  Toledo do Brasil – Industria de Balanças Ltda /  Tenda Atacado / Alfa Tennant Soluções para Limpeza Profissionais 

SERVIÇO
Espetáculo Infantil Encasulados

Dia 27/10, Sexta-feira
 
  • Sessão fechada exclusiva para escolas públicas, ONG’s e Associações. Horário: 10h
  • Oficina “Sua atitude pode transformar a realidade do planeta”, com Larissa Néri. Local: Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira (Rua Ceará, 40 - Crispim, Pindamonhangaba – SP). Horário: 15h. Inscrições: (11) 99799-4713 (WhatsApp) e/ou pelo formulário Google https://forms.gle/sGPkcL5K4MVqktH37.

Dia 28/10, Sábado
 
  • Sessão aberta ao público. Horário: 15h

Local: Teatro Galpão
Endereço: R. Jadir Figueira, 2750 - Parque das Nações, Pindamonhangaba
Capacidade: 200 lugares
Informações: (12) 3645-9090
Classificação: Livre (Indicado para crianças a partir de 7 anos)
Duração: 55 minutos
Ingressos: Grátis
Contato para ONGs e escolas públicas para apresentações gratuitas: (11) 99799-4713 e (e-mail) [email protected]  e (12) 99707-4225 com Giulia.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp