20/10/2023 às 18h34min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h08min

Decolar indica cinco destinos nacionais para visitação no Dia Mundial da Economia de Energia

Opções incluem cidades com geração de energias renováveis a partir de usinas hidrelétricas e eólicas

Decolar
https://www.decolar.com/
Foz do Iguaçu (crédito divulgação)

A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – indica cinco destinos para visitação do Dia Mundial da Economia de Energia, celebrado em 21 de outubro. A data foi designada pelo Fórum Mundial da Regulação de Energia (WFER) para conscientizar sobre seu uso e promover o acesso universal ao recurso.

“Como uma empresa líder de viagens, apoiamos destinos que possuam práticas de conservação ambiental”, destaca Josefina Schaer, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Decolar. “As recomendações de passeios para essa data permitem aos visitantes conhecerem mais sobre a biodiversidade de cada região e a produção de energias renováveis, visando conscientizar sobre o uso dos recursos naturais de nosso planeta.”
 

Conheça as indicações de destinos:

Foz do Iguaçu (PR)

O destino é reconhecido por seus inúmeros recursos naturais, biodiversidade e belas paisagens, recebendo anualmente uma média de mais de um milhão de turistas, segundo o Ministério do Turismo. Uma importante unidade de conservação da região é o Parque Nacional do Iguaçu (PARNA Iguaçu), considerado patrimônio natural da humanidade. No local estão localizadas as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 novas maravilhas da natureza, e a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, que além de uma das 7 maravilhas da engenharia moderna, é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Quem visita Foz ainda pode aproveitar diversas opções de ecoturismo, e realizar passeios nos países vizinhos, Paraguai e Argentina.

Itaúba (MT)

A cidade de Itaúba, localizada no estado de Mato Grosso, é rica em paisagens, piscinas naturais e pontos turísticos. O principal deles é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, onde é possível apreciar cachoeiras, trilhas, formações rochosas, praias fluviais, além de observação de aves, ecoturismo, esportes aquáticos e de aventura. Os viajantes ainda podem participar do programa de visitação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, localizada no Rio Teles Pires, que permite acompanhar de perto o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Para participar é necessário ter idade superior a 14 anos e agendar a visita com antecedência.

Ilha Solteira (SP)

Outro destino para quem busca contato com a natureza e biodiversidade, unindo lazer e sustentabilidade, é Ilha Solteira, no estado de São Paulo. Localizada na divisa com Mato Grosso do Sul, a cidade é banhada pelo rio Paraná, onde os viajantes podem aproveitar diversas atividades como a praia de água doce, o Zoológico e Centro de Conservação da Fauna Silvestre, além de passeios de barco, caiaque e outros esportes náuticos. O município surgiu a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, já que parte dos trabalhadores decidiram permanecer no local. A visitação da usina é permitida para pessoas a partir de 7 anos.

Altamira (PA)

O nordeste brasileiro contempla uma vasta riqueza de belezas naturais, como praias, rios, cachoeiras, dunas e florestas. No Norte no estado do Pará, próximo a cidade de Altamira, o rio Xingu é também usado como força motriz pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte na geração de energia, considerada a maior usina hidrelétrica 100% brasileira. A usina realiza tours guiados, permitindo aos visitantes conhecerem na prática como funciona o uso dos recursos hídricos na geração de energia limpa e renovável. É permitida a visita de crianças a partir de 10 anos de idade e o trajeto pelo complexo é realizado exclusivamente nos veículos do Programa de Visitas Conheça Belo Monte. É necessário agendar o passeio com antecedência.

Osório (RS)

Na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul, está localizado o Complexo Eólico Osório, que possui um Centro de Visitação e Difusão de Informações aberto ao público. O local visa divulgar sua tecnologia empregada na geração de energia renovável, a preservação do meio ambiente, e o potencial turístico do município. O espaço de convivência social é referência de ecologia e turismo do litoral do estado. Também é necessário agendamento prévio.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp