20/10/2023 às 16h14min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h07min

Flamengo ostenta a maior rede de lojas oficiais do mundo entre clubes

Rubro-negro gerou receita de R$ 294 milhões com vendas em 2022

Ascom
Flamengo - Divulgação
O Flamengo caminha para atingir novamente a marca de faturamento bilionário em 2023, mirando R$ 1,2 bilhão. Com uma estratégia de negócios inovadora dentro do cenário do futebol, o clube carioca se destaca como um exemplo de sucesso na geração de receitas e expansão de seus negócios para além dos resultados esportivos conquistados nos últimos anos. Uma dessas fontes é a rede de lojas oficiais, atualmente a maior do mundo entre clubes.

Com 177 unidades em funcionamento atualmente, o clube projeta que, até outubro deste ano, esse número chegue a 180 lojas. Desde a cidade do Rio de Janeiro, passando por 23 estados do Brasil, até pontos estratégicos, como em Orlando, nos Estados Unidos, as lojas geraram uma receita de mais de R$ 294 milhões em 2022, evidenciando seu impacto significativo nos resultados financeiros do clube.

Gustavo Oliveira, vice-presidente de Marketing do Rubro-negro, destaca a importância dessa capilaridade da rede de lojas, estratégica para difundir ainda mais a imagem do Flamengo para além do Rio. “Como um clube nacional, com bastante torcida em todos os estados do país, é muito importante termos essa presença", comenta Oliveira, titular da pasta desde 2019.

A partir da renegociação do contrato com a Adidas, no ano passado, o Flamengo conseguiu expandir a sua linha de vestuário ao acrescentar marcas como Braziline, Reserva e Thug Nine, ao mesmo tempo em que ampliava sua rede de lojas. “Atualmente, temos cerca de 5 mil produtos. Como todos são licenciados, o Flamengo tem uma cadeia enorme de lojas que vendem e, no licenciamento, o clube recebe royalties”, explica Gustavo.

O clube recebe um valor fixo acordado pela franquia das lojas, mais a porcentagem dos produtos. Segundo o VP, as vendas de itens da Adidas, inclusive, têm apresentado crescimento e já atingiram o patamar de 1,6 milhão de peças: “Essa foi uma decisão importante para ampliar o número de produtos licenciados e oferecer mais opções ao torcedor. Em 2018, quase 80% dos produtos oficiais eram vendidos pela Adidas. Hoje, esse número está um pouco acima de 50%”.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, destaca a importância dessa estratégia para o clube, a nível mundial: “Normalmente, grandes equipes do mundo têm uma ou duas lojas em sua cidade e mais algumas nos aeroportos. Esse é o modelo do Real Madrid e do Bayern de Munique, por exemplo. Nós estamos chegando a 180”.

O crescimento orgânico nas receitas de marketing tem sido fundamental para os cofres do Flamengo, que deve manter um faturamento bilionário, mesmo sem a premiação da Copa Libertadores, conquistada no ano passado. A estimativa para este ano é que o clube alcance um faturamento de R$ 1,2 bi, consolidando sua posição como um dos clubes mais bem-sucedidos não apenas em campo, mas também nos negócios.

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