20/10/2023 às 01h51min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h04min

 Menu by DaSelva será oferecido no Festival Internacional do tambaqui que recepcionará o Governador de Rondônia na sede da ABRASEL-SP 

Gastronomia e Pescados do norte

José Maria Filho
https://www.jmpress.com.br
Banda de Tambaqui assada DaSelva - Cred. Helena Castro
 
O peixe tambaqui produzido em Rondônia será a base de uma mostra gastronômica   que acontece na próxima segunda-feira, 23 de outubro, na Casa dos Bares e Restaurantes, espaço da Abrasel em São Paulo-SP, com programação a partir das 18h e a presença do Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O evento, que faz parte do Festival Internacional do Tambaqui, realizado anualmente por entidades de Rondônia, busca apresentar o potencial do pescado amazônico para a culinária nacional.

Para o evento DaSelva Peixaria Amazônica, em operação desde junho de 2023 no Centro histórico da capital paulista, e que traz a proposta da gastronomia amazônica regenerativa, preparou um cardápio especial à base do carro-chefe da casa, o tambaqui com o intuito de levar aos convidados uma experiência pelo sabor amazônico desse pescado. 

O menu será composto por:
Caldinho de Tambaqui;
Banda de Tambaqui   Assada com os acompanhamentos: arroz branco ou baião de dois, vinagrete, pirão, farofa de cruzeiro do sul e banana da terra assada.
Bolinho na Farinha Uarini
Caldeirada de Tambaqui
Sucos de cupuaçu e taperebá
Sobremesa: Pudim de cumaru  

Pudim de Cumaru que integra o cardápio DaSelva.

Participa também do Festival Internacional do Tambaqui, na Abrasel -SP o Chef Sushiman Regis Sassaki (@rysassaki), com degustação de ceviche e costelinha de tambaqui frita e apresentará aplicações do peixe na gastronomia japonesa. 

DaSelva Peixaria Amazônica  
A rica cultura e culinária amazônica chegou no coração de São Paulo em junho de 2023, empreendido por dois empresários Jorge Mojica Aguirre e Yanna Freitas. Localizado em um ponto privilegiado, na Rua da Consolação,41 frente à icônica Biblioteca Mário de Andrade, DaSelva é uma aposta audaciosa na revitalização do Centro Histórico de São Paulo e na promoção da economia da Amazônia.
Jorge Mojica Aguirre, destaca: “Nosso propósito de instalar o restaurante neste endereço foi também o de contribuir para a revitalização do centro da capital paulista. O nome foi escolhido por transmitir a essência da nossa proposta, de trazer a rica cultura e culinária manauara para o coração de São Paulo. Essa ideia veio do nosso desejo de conectar as pessoas com a região Amazônica por meio da comida, celebrando a cultura manauara e promovendo a sustentabilidade. Nosso objetivo é popularizar a adoção da dieta amazônica regenerativa, que se baseia na utilização de ingredientes originais cultivados e colhidos de forma sustentável na Amazônia, mediante a implementação de sistemas agroflorestais”.
De acordo com Yanna Freitas: “DaSelva propõe contribuir para a economia local na Amazônia ao gerar uma demanda inédita por produtos da dieta amazônica regenerativa, nos mercados onde irá atuar, a começar por São Paulo. Trouxemos uma variedade de produtos da Amazônia para a operação do restaurante e para comercialização em nosso empório, incluindo peixes, frutas, farinhas, entre outros”.
Para a nutricionista e chef Simone Valvassori, que assina o menu da casa, criar o cardápio foi um desafio empolgante: “Tive que encontrar um equilíbrio entre manter a autenticidade das receitas amazônicas e adaptá-las para o paladar paulistano. Por exemplo, embora tenhamos mantido o uso de pimenta e coentro em muitos pratos, diminuímos um pouco a intensidade para agradar ao gosto local. Alguns pratos são apresentados em sua forma original, enquanto outros foram reinventados para criar uma experiência culinária única.”

Sobre o Festival Internacional do Tambaqui 
Organizado pelo Governo do Estado de Rondônia, pela Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia e pelo Sebrae, o evento busca reunir donos de bares e restaurantes, influenciadores, empresários do segmento de pescados e chefs de cozinha para uma degustação especial de pratos feitos com o Tambaqui visando a abertura de novos mercados para o pescado rondoniense. O menu, capitaneado pelo DaSelva, busca levar os convidados a uma experiência pelo sabor amazônico desse pescado.

Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior produtor de peixes nativos, sendo o Tambaqui a espécie mais produzida com cerca de 57 mil toneladas produzidas em 2022 (fonte Anuário Peixe BR 2023). O Tambaqui de Rondônia é produzido em tanques de cultivo, com manejo adequado, alimentação à base de ração, controles de qualidade de água, cumprindo todas os processos de sustentabilidade ambiental.
Entre as autoridades presentes ao evento, destaque para o Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, o vice-governador, Sérgio Gonçalves, o presidente da Acripar, piscicultor Edson Sapiras e o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Francisco Hidalgo Farina, além de representantes do Sebrae e demais produtores de Tambaqui do Estado de Rondônia.

Programação 

18h - Abertura 

19h - Apresentação do mercado de   piscicultura de Rondônia com foco no cultivo e comercialização do Tambaqui 

20h - Degustação de pratos à base de Tambaqui
Menu 
Ceviche - Costelinha Frita - Caldinho - Bolinho na Farinha Uarini - Caldeirada -   Banda Defumada Assada - Pudim de Cumaru - Sucos Regionais: Cupuaçu e Taperebá e Cumaru. 

22h - Encerramento

*Serviço:*
Festival Internacional do Tambaqui 
Data: 23/10 (segunda-feira), das 18h às 22h
Local: sede AbraselSP - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembú


DaSelva Peixaria Amazônica
Endereço: Rua da Consolação, 41 em frente a Biblioteca Mário de Andrade, próximo a Av. São Luiz, Centro de São Paulo. Facilmente acessado pelo metrô, via estação Anhangabaú, que fica a 150 metros e também pela estação República. 
Link de Localização:  
Horários: 
Segunda a quarta: Das 12h às 15h
Quinta a sábado: Das 12h às 22h
Domingo: Das 12h às 16h
Cadeirinhas para bebês disponíveis.
Menu Kids
Opções Veganas
Cartas de vinhos, drinks e cachaças
Estacionamento conveniado: a 50 metros do restaurante, no GAXT. 
Link para  localização do estacionamento:
Happy Hour: todas às sextas-feiras a partir das 16h
Serviço de Delivery -APP Store e GooglePlay 
Baixe o App no seu celular.
Reservas:
66 lugares
Forma de pagamento: cartão de débito, crédito, PIX, VR e dinheiro.
Instagram:
Acesse o site e confira o cardápio e a carta de vinhos e drinks na íntegra:
Telefone e WhatsApp: (11) 91690-9989. 

Contato com a Imprensa:
JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação

José Maria Filho
 (11) 99804-1112
@josemariajornalista
E-mail:









 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp