20/10/2023 às 11h25min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h02min

Educação Continuada: como os cursos tecnólogos preparam profissionais para o futuro

Especialista explica como os cursos tecnólogos estão moldando o futuro profissional em um mercado em constante evolução

Divulgação
Divulgação
O mercado de trabalho tem se modernizado a cada ano, de modo que o profissional precisa evoluir e se reeinventar constantemente. No entanto, quem não tem muitas oportunidades de fazer uma graduação pode buscar caminhos alternativos. Em março de 2023, a Fundação Roberto Marinho , o Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Arymax realizaram a pesquisa “Inclusão produtiva de jovens com Ensino Médio e Técnico: experiências de quem contrata”. Os dados revelam que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferece muitas oportunidades de evolução de carreiras para os jovens. Além disso, 42% das empresas entrevistadas informaram que os tecnólogos permanecem na companhia e evoluem de cargo, enquanto 61% delas possuem algum gestor que já ocupou um cargo técnico.

Segundo Isis Boostel, coordenadora dos Cursos Tecnólogos da Newton Paiva, essa formação foi desenhada para atender demandas específicas de determinadas áreas. Assim,  permite que os alunos estejam aptos a atuar no mercado em menor tempo – geralmente com a duração de 2 anos. Isso também ajuda quem pratica o longlife learning¸que é a educação continuada ao longo da vida, seja por hobby ou por mudança de carreira. “Com essa formação superior, os alunos podem acessar quaisquer vagas do mercado, porque os cursos atendem às exigências do MEC quanto às habilidades técnicas e sócio emocionais”, explica ela.

O curso tecnólogo se destaca pela matriz conectada com as demandas do mercado, notas de excelência no MEC, rapidez na formação e na empregabilidade. “Vivemos em um mundo em constantes mudanças, o que gera a oportunidade de aprendermos coisas novas e atuar em novos mercados. As novas tecnologias também exigem cada dia mais aprendizado”, acrescenta Isis.

De acordo com Júlia Mariana Silva Pereira, empreendedora digital e ex-estudante da Newton Paiva, o curso de Marketing Digital proporcionou a ela conhecimentos específicos e práticos que foram essenciais no sucesso de seu próprio negócio. “Pude adquirir uma base sólida em estratégias de marketing, mídias sociais, análise de dados e outras habilidades cruciais no mundo digital. A combinação entre um curso tecnólogo de alto nível e uma instituição comprometida com a excelência acadêmica, foi a base sólida que me permitiu abrir e gerenciar meu próprio negócio com confiança e competência”, pontua ela.

Para Charlington Ferreira, outro ex-estudante que atua como Gestor de Recursos Humanos no Iveco Group, o curso tecnólogo o preparou para o mercado. “O estudo abre portas, de modo que se não tivesse esse diploma, não conseguiria o estágio, onde comecei. E foi isso que me deu oportunidades”,  adiciona ele.
Na Newton Paiva, o modelo de ensino desses cursos pode ser 100% EAD e EAD Flex, que conta também com aulas presenciais. São 20 graduações tecnólogas:
 
  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  2. Design de Interiores
  3. Estética e Cosmética
  4. Gestão Comercial
  5. Gestão da Inovação e Empreendedorismo Digital
  6. Gestão da Produção Industrial
  7. Gestão da Qualidade
  8. Gestão de Recursos Humanos
  9. Gestão Financeira
  10. Gestão Pública
  11. Logística
  12. Marketing
  13. Marketing Digital
  14. Mediação
  15. Processos Gerenciais
  16. Segurança Privada
  17. Segurança Pública
  18. Serviços Judiciais
  19. Serviços Penais
  20. Serviços Registrais e Notariais

A duração pode variar de acordo com o curso, mas não tira a sua importância. “Essa formação permite conexão, desenvolvimento de habilidade comportamentais e solução dos novos desafios do mundo”, finaliza a coordenadora.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp