18/10/2023 às 08h53min - Atualizada em 19/10/2023 às 00h06min

Big Band do Guri de São Carlos presta homenagem à Elza Soares, em dois concertos, com Virgínia Rosa

Sob a regência de Rodrigo Murer e participação de Virgínia Rosa no vocal, os concertos integram a temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. Todas as apresentações são gratuitas

Adriana Monori
Virgínia Rosa, voz |Créditos: Danilo Borges

A Big Band do Guri de São Carlos mais presta homenagem à Elza Sores, em dois concertos, com participação de Virgínia Rosa. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O grupo toca em duas cidades da região: no dia 20 de outubro, às 19h, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, em São Carlos/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube Link21 de outubro, às 17h, no Centro Cultural "Ataliba Barrocas", em Cordeirópolis/SP. 

Sob a regência de Rodrigo Murer, com participação de Virgínia Rosa, o grupo apresentará as obras: Se acaso você chegasse, de Lupicínio Rodrigues; Dindi, de Tom Jobim; Telecoteco nº2, de Nilsinho; Mas que Nada, de Jorge Ben Jor; Fadas, de Luiz Melodia; Flores Horizontais, de Oswald de Andrade; O que se cala, de Douglas Germano; Ave Maria no Morro, de Herivelron Martins; e Não deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição. A Big Band do Guri de São Carlos tem o patrocínio Ouro da Arteris e Faber-Castell.

Virgí­nia Rosa, cantora e atriz nasceu e cresceu em São Paulo. Nos anos 1980, foi vocalista da banda Isca de Polí­cia, de Itamar Assumpção, e depois do grupo Mexe com Tudo. Em 1997, lançou seu primeiro CD solo: Batuque (indicada como Cantora Revelação no Prêmio Sharp). Depois vieram mais cinco elogiados discos. Como atriz, Virgínia estreou na novela Babilônia (2015) e, depois, atuou em Pega Pega (2017), ambas na Rede Globo. Na versão de Éramos Seis, feita em 2019 pela Globo, ela interpretou Durvalina. Os mais recentes trabalhos de Virgínia Rosa são a série Rota 66: A Polícia que Mata, inspirada no livro homônimo de Caco Barcellos, e Não Foi Minha Culpa, série que aborda histórias de violência contra mulher inspiradas em casos reais (disponível no Starplus).

O músico Rodrigo Murer, filho de músicos, cresceu vendo seu pai tocar e ensinar saxofone e clarineta. É saxofonista de formação popular havendo estudado com diversos professores da área. Foi solista da Orquestra de Câmara da USP e da Orquestra Experimental da UFSCAR, ambas em São Carlos. Participou de apresentações com grandes nomes da música popular brasileira, foi regente de Banda de Sopros 2004 a 2017. Em 2018, assumiu a regência da Big Band do Guri. Tem uma parceria com vários grupos musicais de São Carlos e região há quase trinta anos. Atualmente trabalha como professor de música e regente em várias escolas e projetos musicais nas cidades de São Carlos e Ibaté, também atua como músico convidado em diversos grupos e orquestras da região. “A profissão me escolheu, fui convidado a dar aulas de saxofone muito cedo. Amo a música. Tocar, reger, aprender e ensinar é um grande privilégio”, afirma Murer.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri. 
A programação está disponível no site e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: Link

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).    

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos. 

 

Big Band do Guri de São Carlos

Muito associada ao jazz norte-americano, a big band é uma formação de música popular composta por instrumentos de sopros – flauta, saxofone, trompete e trombone – e uma seção harmônica – piano, percussão, bateria, contrabaixo e guitarra. Formada em 2012, a Big Band participou da Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável/RJ) e fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. Já dividiu o palco com Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Borgani, Fernando Correia, Letieres Leite e André Marques. Em 2022, sob regência de Paula Valente, se apresentou ao lado de Gê Côrtes.

A Big Band do Guri de São Carlos tem o patrocínio Ouro da Arteris e Faber-Castell.

BIG BAND DO GURI DE SÃO CARLOS
Rodrigo Murer, regência

Virgínia Rosa, voz

Programa

LUPICINIO RODRIGUES (1914-1974) / FELISBERTO MARTINS (1904-1980)

Se acaso você chegasse [arr. Gê Côrtes]

 

TOM JOBIM (1927-1994)

Dindi (1959) [arr. Paula Valente]

 

NELSINHO (1927-1996) / OLDEMAR MAGALHÃES (1912-1990)

Telecoteco nº2 (1960) [arr. Paula Valente]

 

JORGE BEN JOR (1939-)

Mas Que Nada (1963) [arr. Paula Valente]

 

LUIZ MELODIA (1951-2017)

Fadas (1978) [arr. Gê Côrtes]

 

OSWALD DE ANDRADE (1890-1954) / ZÉ MIGUEL WISNIK (1948-)

Flores Horizontais (2002) [arr. Gê Côrtes]

 

DOUGLAS GERMANO (1968-)

O que se cala [arr. Gê Côrtes]

 

HERIVELTON MARTINS (1912-1992)

Ave Maria No Morro (1942) [arr. Paula Valente]

 

EDSON CONCEIÇÃO (1932) / ALOÍSIO SILVA (1939-1981)

Não Deixe o Samba Morrer (1975) [arr. Gê Côrtes]

 

Serviço

BIG BAND DO GURI DE SÃO CARLOS

Data: 20 de outubro de 2023, SEXTA-FEIRA, às 19h
Local: Auditório Professor Sérgio Mascarenhas – USP São Carlos
Endereço: Rua Miguel Petroni, 116-144, Jardim Bandeirantes – São Carlos/SP

Transmissão ao vivo pelo YouTube: Link

 

Data: 21 de outubro, SÁBADO, às 17h
Local: Centro Cultural "Ataliba Barrocas" 
Endereço: Rua Siqueira Campos, 414, Vila Lídia – Cordeirópolis/SP

Todos os concertos são gratuitos.


Temporada 2023 dos Grupos Musicais 
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: Link

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma. 

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades. 

 

Santa Marcelina Cultura  

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.  

 

Assessoria de imprensa:  

Comunicação | Santa Marcelina Cultura 
Tel.: (11) 3585-9897  
Renata Franco – [email protected](11) 99659-2523 
Fernanda Narita – [email protected] (11) 99134-2947

 

Máquina Cohn & Wolfe| [email protected] | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques – direção |[email protected]  
Vânia Goersch – gerência (11) 3147-7462 e 
(11) 94616-2914  [email protected]

Adriana Monori – atendimento 
(61) 9 9999-1900 [email protected]


Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162  
(11) 99370-2761 (plantão)  [email protected] 
Acompanhe a Cultura: SiteFacebookInstagramTwitterLinkedInYouTube 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp