17/10/2023 às 17h08min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h09min

Lilian Ferro aponta 7 dicas para evitar fraudes no reconhecimento da cidadania italiana

CEO da Simonato Cidadania explica os passos corretos para conquistar um dos passaportes mais poderosos do mundo

Elder Purgato Ibanhez
Épik Comunicação
Créditos: Marinho

Todas as pessoas que, em algum momento da vida, pesquisaram um pouco sobre o processo que envolve o reconhecimento da cidadania italiana, provavelmente já se depararam com histórias e relatos de fraudes. Mas existe alguma maneira de evitá-las? Segundo a CEO da Simonato Cidadania, Lilian Ferro, o grande segredo é ter a atenção redobrada e buscar profissionais qualificados.

Atualmente, o Brasil é um dos países com o maior número de descendentes de italianos do mundo, onde estima-se que 30 milhões de pessoas tenham pelo menos um antepassado italiano e, portanto, direito ao reconhecimento da cidadania. Por esse motivo, existe uma enorme oferta de serviços de assessorias que orientam e realizam o processo de reconhecimento de cidadania perante as prefeituras italianas (comune) ou dos tribunais de província, no caso de processo por via judicial, até porque o passaporte italiano é o terceiro mais poderoso do mundo.

Porém, como vemos diversas vezes nos noticiários nacionais e internacionais, muitas empresas tentam fraudar o processo, e fazem isso com algum tipo de acordo com os órgãos competentes, protagonizando casos de extorsão e corrupção. As fraudes podem ocorrer em diversas fases do processo: falsas residências na Itália, falsificação de assinaturas, certidões de pessoas inexistentes, atalhos fraudulentos para um processo que é longo e detalhado, pagamento de propina a funcionários públicos italianos, entre outros.

Portanto, é preciso estar atento para não correr o risco de contratar uma assessoria fraudulenta ou cair em algum tipo de golpe. O que está em jogo é um direito de muitas pessoas e, acima de tudo, fraudar um processo é crime em qualquer lugar do mundo. Muitas vezes o processo é legítimo, mas a maneira errada com que a assessoria conduz o processo prejudica seus clientes que, de certa forma, confiam no processo pelo caminho certo.

Recentemente, muitos desses esquemas de fraude na cidadania italiana foram descobertos. Os criminosos foram presos e as pessoas que haviam contratado essas assessorias fraudulentas tiveram a cidadania italiana cancelada. Logo, o risco que se corre é grande, e o sonho da cidadania pode acabar virando pesadelo, o que cria um receio dos órgãos competentes na Itália em relação a processos de reconhecimento oriundos do Brasil.

Lilian Ferro enfatiza que é importante saber, em primeiro lugar, que fazer o reconhecimento da cidadania italiana requer paciência e resiliência, pois é um processo normalmente demorado e burocrático. Seguir corretamente todos os passos dessa jornada em busca do reconhecimento da cidadania italiana, algo tão simbólico e importante para as pessoas, é fundamental para que não haja perigo de que esse sonho seja anulado.

De qualquer modo, estamos sempre sujeitos a ser enganados, por isso é essencial se atentar a quem estamos confiando um direito tão importante, que conta a história de gerações familiares e que pode nos ajudar a realizar muitos sonhos. Então, o que deve ser feito para evitar fraude na solicitação da cidadania italiana? Confira abaixo sete recomendações que a empresária Lilian Ferro aponta para seguir com um processo legítimo e dentro das leis italianas:

1. Entenda como funciona o processo de reconhecimento da cidadania italiana: É importante estar bem informado sobre todas as etapas, prazos, formas e eventuais impedimentos do processo de reconhecimento da cidadania italiana. Conhecer como a cidadania italiana é transmitida de geração em geração também é fundamental. Neste ponto, a Simonato Cidadania tem alguns conteúdos que podem ajudar nesta jornada. No blog da empresa, existem alguns textos que são guias para esses primeiros passos na jornada em busca da cidadania italiana;

2. Pesquise o histórico e a reputação da empresa de assessoria: Antes de contratar qualquer empresa de assessoria, pesquise seu histórico, tempo de atuação no mercado, consultando o CNPJ, telefone de contato e endereço fixo;

3. Confira se a empresa possui CNPJ ativo: Verifique se a empresa de assessoria possui um CNPJ ativo e está autorizada a operar no mercado da cidadania italiana. Isso garante que a empresa está devidamente registrada e regularizada;

4. Desconfie de ofertas de preço muito abaixo da média: Fique atento a preços muito baixos em relação à média praticada pelas demais assessorias. O processo de reconhecimento da cidadania italiana envolve diversas etapas e gastos, portanto, desconfie de valores que parecem ser muito abaixo do normal;

5. Fique atento às promessas de prazos reduzidos: O processo de reconhecimento da cidadania italiana é longo e burocrático, e qualquer promessa de atalho ou tempo reduzido pode ser um indício de fraude. Seja paciente e evite empresas que oferecem resultados rápidos demais;

6. Procure opiniões de clientes: Busque opiniões de outros clientes que já utilizaram os serviços da empresa de assessoria. O boca-a-boca ainda é uma forma de indicação confiável, mas também é possível verificar as opiniões deixadas nas redes sociais da empresa e em sites de avaliações;

7. Entenda as condições do pacote de serviços oferecido: Caso você opte por fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana direto na Itália, verifique as condições e custos dos serviços oferecidos pela empresa, como transporte e acomodação. Certifique-se de que tudo está claro e não haverá surpresas desagradáveis.

Lilian Ferro conclui dizendo que é fundamental tomar precauções e pesquisar antes de contratar uma empresa de assessoria para o processo de reconhecimento da cidadania italiana. “Escolher uma empresa confiável e que atue de forma séria e dentro da lei é essencial para garantir que seu processo ocorra sem problemas e que seu sonho de obter a cidadania italiana seja realizado”.

Sobre a Simonato Cidadania:

Fundada em 2016, com sede localizada em São Paulo, no famoso bairro da Liberdade, a Simonato Cidadania é a idealização do sonho de Lilian Ferro e sua sócia. Com o desejo de se tornar uma cidadã europeia, Lilian iniciou, também em meados de 2016, o processo para reconhecimento de sua cidadania italiana. Foi aí que os obstáculos se transformaram em oportunidades. Após um longo estudo de mercado e muita determinação, ela e Juliane arregaçaram as mangas e embarcaram no sonho de centenas de descendentes, utilizando das próprias experiências boas e ruins para ajudar outras pessoas. No começo da atuação da empresa, os trabalhos eram realizados apenas pelas duas. Em menos de dois anos, a empresa já contava com quatro funcionários e, durante a pandemia, entre 2020 e 2021, passaram para um quadro de 30 colaboradores, com um crescimento acelerado no faturamento de mais de 700%. Se não bastasse todos os diferenciais citados, a Simonato Cidadania ainda exerce uma função social muito importante. Como meta, ela prioriza a contratação de mulheres e da comunidade LGBTQIA+ para compor a equipe, sempre em busca de valorização e combate à discriminação que, querendo ou não, ainda permanece enraizada na sociedade como um todo. E é atuando no verdadeiro sentido da palavra confiança que a Simonato Cidadania vem tornando sonhos possíveis e aproximando milhares de brasileiros de um dos países mais importantes e queridos da Europa, a bela Itália.

Para saber mais sobre o trabalho de Lilian Ferro, da Simonato Cidadania, basta segui-la em suas redes sociais:

Instagram
YouTube
Facebook
www.simonatocidadania.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp