17/10/2023 às 10h34min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h04min

Entenda a importância do consumo de ovos durante a infância

Segundo Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, “O ovo, além de ser um alimento acessível, saboroso e de fácil preparação, é rico em nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil”

KR2 Comunicação
Banco de imagens
 

No Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o Instituto Ovos Brasil enfatiza a relevância do consumo de ovos na alimentação infantil. Com a crescente preocupação com a saúde das futuras gerações e a necessidade de manter uma nutrição equilibrada, o Instituto destaca como os ovos podem ser um aliado fundamental no desenvolvimento das crianças.

 

Segundo Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, “O ovo, além de ser um alimento acessível, saboroso e de fácil preparação, é rico em nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil. As vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, colina e vitamina B12, além das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, estão presentes no ovo. Além disso, o ovo contém carotenoides como luteína e zeaxantina, bem como minerais como ferro, selênio, magnésio e zinco, que desempenham papéis cruciais no organismo”.

 

Os ovos são uma excelente fonte de proteínas e outros nutrientes que desempenham um papel positivo no desenvolvimento das crianças, incluindo a produção de energia, o crescimento muscular e o desenvolvimento cognitivo.

 

A nutricionista Lúcia Endriukaite oferece algumas dicas sobre como introduzir ovos nas refeições das crianças: “Os ovos podem ser incorporados à alimentação a partir do sexto mês do bebê, na forma de papas que evoluem em textura à medida que a criança cresce. Essa transição de texturas promove o desenvolvimento da musculatura oral da criança e a prepara para a alimentação da família. É fundamental que o consumo de ovos esteja sempre associado a uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e legumes”.

 

Vale ressaltar que, além de uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos também desempenha um papel crucial no estímulo ao desenvolvimento saudável das crianças.

 

(A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno até os dois anos de vida ou mais, com exclusividade até os primeiros seis meses de vida.)

 

Sobre O Instituto Ovos Brasil

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

 

Sobre Lúcia Endriukaite 

Formada pela Faculdade de Nutrição-Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Fitoterapia pela ASBRAN com Pós-graduação em Fitoterapia Clínica (Faculdade do Litoral Paranaense), Bases Nutricionais para Atividade física (FMU), em Administração de Serviço de Nutrição e Dietética (São Camilo).

Com uma vasta experiência na área de nutrição, Lúcia Endriukaite ministra palestra em escolas técnicas, universidades e em eventos do setor do agronegócio, em âmbito nacional. É responsável por pesquisas técnicas, elaboração de informativos e encartes educativos para a população e profissionais, no Instituto Ovos Brasil.  Além de atender em seu consultório particular na área da educação, é docente convidada em cursos de Pós-Graduação.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp