17/10/2023 às 12h35min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h04min

O Memorial da América Latina vai ficar pequeno com o Festival Sabores da Terra!

Nos dias 21 e 22 de Outubro, cerca de 50 operações gastronômicas da Cultura Raiz, 8 shows na pegada "caipira and rock", Roda de Conversa e Momento de Fé tomarão conta de São Paulo

Fibra Comunicação
https://festivalsaboresdaterra.com.br/
Acervo Sabores da Terra

A 29ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra promete encantar e animar os paulistanos nos dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo, das 11 às 21h, no Memorial da América Latina. A programação cultural do evento, que arrebatou 20 mil paulistanos em 2022, ano de estreia em Sampa, está caprichada. Inclui uma variedade de acepipes da roça, muito afetivos e ligados à tradição familiar, aquelas comidas feitas nos tachos, nos discos de arado, nas parrilas, na cocção lenta e mais, por famílias muito orgulhosas de serem caipiras. Desta vez, serão cerca de 50 operações entre culinária típica caipira, comidas variadas, cervejas artesanais, drinks e outras opções de bebidas para “molhar o bico”, oito atrações musicais de peso - do rock and roll à moda de viola -, roda de conversa literário- musical e área para as crianças se divertirem muito. O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra conta com patrocínio da Castelo Alimentos, da Cervejaria Hebling; apoio da Oleak; apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, bem como do Memorial da América Latina.

Dois grandes shows fecham as noites de sábado (21/10, às 19h) e domingo (22/10, às 19h), respectivamente: Banda Monallizza – Tributo a Tim Maia; e Rita Lee Cover oficial & Rock’nboles. A entrada é gratuita. O local tem fácil acesso pelo metrô Barra Funda - prefira o transporte público - e conta com estacionamentos próximos.

A expectativa para este ano por parte da Elo Produções, que realiza o evento, é alta, mas calcada em um longo planejamento que culmina nesse “fechamento de ouro” do Circuito 2023. “Quero muito que o público de São Paulo, especialmente aquele que esteve conosco no Sabores da Terra de 2022, tenha criado uma memória afetiva sobre nós a ponto de retornar. Mais ainda, que possam ver nesta 29ª edição o quanto somos versáteis sem perder a identidade. Afinal, #SomosTodosCaipiras e a música e a comida são dois amores que nos aproximam de nossa essência. No nosso palco, vamos ver que o rock não deixa de inspirar a música raiz, dentro ou fora do Brasil. O country da banda Texas Hammer, por exemplo, entrega um pouco disso”, comenta Renata Tannuri Meneghetti, diretora executiva da Elo Produções.
 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

De certa maneira, todas as bandas desta 29ª edição entregam uma “vibe” rock and roll temperada por viola caipira, algo que tem motivado as bandas participantes a fazer bonito em cena.

“Em 2022, fizemos um grande show no Memorial durante a edição do Sabores da Terra e tivemos uma grande e alegre participação do público. Nossa expectativa é a melhor possível. E, quando penso no termo “caipira”, sinto a alegria de ser um legítimo herdeiro dessa cultura maravilhosa e de poder carregar

 

 

comigo a riqueza da culinária, o jeito de falar com o nosso famoso “R” retroflexo, de transmitir nossa hospitalidade e generosidade”, o limeirense Bene Fugagnolli, baixista da banda Monallizza, que faz o grande show da noite de sábado (21/10), às 19h.

A programação do primeiro dia será aberta, a partir das 12h, pelo sexteto Jeitão Caipira, que honra a música de raiz. Às 14h30, a banda 220 Volts – Capital Inicial Cover sobe ao palco e promete energizar o público. “Já tocamos em Sampa algumas vezes, mas, desta vez, a expectativa é maior, com certeza. O tamanho e magnitude do festival impressionam”, define Tarsis Conti, vocalista da banda.

Ele se lembra do chapéu de palha, do chão de quando revisita o termo “caipira”. “Sim, somos todos caipiras. Nós somos de Campinas/SP e, com certeza para mim, uma boa galinhada me faz lembrar meu avô cozinhando num panelão no almoço de domingo”, relembra. Para a sorte dele e de muita gente, esse prato estará disponível entre as operações.

Ainda no sábado, a Classical Queen, que foi a banda escolhida para tocar na première do filme Bohemian Rhapsody, canta os clássicos da banda britânica, às 16h30.

Entre as apresentações da tarde de sábado, está previsto um Desafio Musical e tanto para fazer o público cantar junto.

No domingo (22/10) a programação volta às raízes caipiras com a apresentação da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos, reconhecida nacionalmente. Em cena, são 24 violas caipiras, um contrabaixo, um berrante, uma flauta e um violão, a partir das 11h30. A dupla sertaneja Camila Morais & Raquel trará clássicos da música sertaneja, a partir das 14h30. A tarde seguirá animada com as coreografias da Cia Texas Cowboys e da Cia Turma do Country, e a Banda Texas Hammer Country coroa essa toada “bem raiz”.

 

Às 19h, quem sobe ao palco para um Mega Show de encerramento é Rita Lee Cover Oficial com a Rock'n'Roll Classics & Rock’nboles, para celebrar os 75 anos do rock. Desde 1995, a banda reconhecida pela saudosa cantora Rita Lee como sendo “o cover perfeito”, roda o país sob a direção artística de Tony Fonseca.

 

COMER, REZAR E CELEBRAR

 

A comedoria do evento é caprichada e, para isso ser possível, os expositores envolvidos se dedicam muito durante todo o ano – faça chuva ou faça sol. Ao longo dos últimos quase oito anos de história, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra deu suporte e visibilidade a cerca de 450 artesãos da gastronomia participantes (pequenos produtores rurais), bem como a 1.100 mil micro e pequenos empreendedores que movimentam a economia dos locais por onde o evento passa. A cada edição, cerca de 50 postos de trabalho diretos e mais de 200 indiretos são gerados.

O resultado de tanto esforço e de tanta paixão pela cultura caipira já pode ser percebido por mais de meio milhão de pessoas que participaram dos eventos a céu aberto nas 28 edições anteriores.

 

O grande desafio da marca, hoje, é conquistar patrocinadores, embora 36 empresas parceiras já tenham se somado à iniciativa. “Sinto que as marcas preferem investir em eventos musicais e esportivos de grande porte, mas fica a reflexão para quem acredita que são as raízes que norteiam quem somos hoje”, observa a diretora executiva da Elo Produções. Em 2023, a Cozinha Show, que divulga os saberes e sabores da culinária caipira por meio de aulas com cozinheiros renomados, não será realizada em São Paulo, como aconteceu em 2022. Mas, para se ter uma ideia, até aqui, 367 aulas de cozinha gratuitas e a céu aberto chegaram a mais de 8.200 ouvintes (média de 20 participantes por aula show).

No evento deste ano, a roda de conversa que, tradicionalmente, em todas as edições, é conduzida nas tardes de domingo do evento pelo maestro Robson Furiozo, da Orquestra de Violas Cultura Caipira de

 

 

Valinhos, ganhará quatro convidadas especiais: a escritora e publicitária Jane Lutti, a historiadora e pesquisadora Rafaela Basso, a empreendedora e psicóloga Adélia Rodrigues, co-fundadora da Gastronomia Periférica e a jornalista, escritora e gestora de branding Érica Araium, de Diálogos Comestíveis. Durante cerca de 45 minutos, elas trocarão ideia com os músicos, o público e os expositores sobre o que é “ser caipira hoje”, de um jeito descontraído e leve.

O Momento de Fé que arrebata muita gente em todas as edições, também será realizado no domingo (22/10), como de costume, marcado pela roda de entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a cantoria embalada por uma orquestra de viola, tal acontece em romarias brasis adentro. O “Cordão Peregrino”, inaugurado em São Paulo, em 2022, já coleciona mais de 5 mil pedidos: fitinhas atadas aos seus 30 metros de comprimento, distribuídas minutos antes da celebração. Num mês dedicado à santa, a emoção transborda.
 

PRATOS TÍPICOS PARA HONRAR A CULTURA CAIPIRA

 

Para abrir o apetite, a dica é apostar numa cachacinha artesanal ou num drink bem bolado. Nos “finarmente”, pode-se harmonizar as delícias do festival com diferentes estilos de chopes (Pilsen, IPA; de vinho e Black) da melhor qualidade, estupidamente gelados, da Cervejaria Hebling, de Louveira/SP, patrocinadora oficial da marca.

As operações costumam ser divididas por áreas: salgada, doce, produtores, comidas típicas e comidas variadas – os totens ajudam o público a se localizar pelas alamedas e um QR Code sempre lembra ao visitante de avaliar a experiência. E, embora as porções costumem ser generosas (como acontece em casa de caipira), é bom se preparar para provar de tudo um pouco e de “tudo um porco”. Em média, as porções individuais custam cerca de R$ 40,00.

Além de pratos típicos deliciosos, preparados em família e que honram as tradições da roça, com seus milhos, feijões, abóboras, os cozidos, as carnes de porco, as galinhadas, os arrozes e os doces de tacho, haverá opções para todos os gostos. A costela, o torresmo de rolo e o prato caipira com linguiça são de lamber os beiços. O porco espalmado sempre impressiona os visitantes, bem como a costela fogo de chão que aparece em duas operações: Viola BBQ e Tradição Caipira. Nessa última, ela pode até vir acompanhada de feijão gordo e arroz carreteiro, a gosto do freguês.

“Em 2022, vendemos em torno de 400 quilos de proteína e, neste ano pretendemos chegar a 700 quilos. Todo o processo culinário e a preparação para o evento começa cerca de três dias antes”, revela Tiago Viola, da Viola BBQ. A farofinha crocante, a linguiça defumada e o arroz carreteiro com bacon, calabresa, pimentão e especiarias são acompanhamentos “a rigor” na operação de Viola.

Na raiz do termo, o caipira é um ser que escolhe estar “no meio do mato”, mas, de forma contemporânea, essa compreensão se amplia, na opinião do historiador Daniel Lupino, do Tradição Caipira. Para ele, a memória do que é “antigo”, como a de um porco na lata ou de uma costela fogo de chão, permanece ativa em todos nós pela oralidade. Mas, a experiência da vivência caipira perdeu. A reconexão com a “caipirice” se dá, justamente, pela nostalgia, pelo religar das conexões com o outrora por meio da comida, do comer.

Lupino nos lembra, ainda, que o caipira de hoje é quem gosta das coisas boas, de viver e de comer bem. Mas, vale lembrar, a cultura caipira é própria, ocupa muito do Centro-Oeste do país, parte dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais, todo o Estado de São Paulo. O rojão e o boi no rolete, por exemplo, são muito típicos da culinária caipira, mas suas interpretações mudam conforme a cidade e a região em que são executadas.

Exemplo disso é o bolinho caipira, muito querido por quem frequenta o festival. Ele surgiu em São José dos Campos/SP (e adjacências do Vale do Paraíba), na Semana Santa de algum ano dos 1920, à base de farinha de milho e peixe originalmente. Com o passar do tempo, a iguaria ganhou versões com carne

 

 

bovina e outras farinhas, como a de trigo. No evento, esse petisco “mata-fome” é um dos campeões de venda da operação Saruchas do Rancho Caipira, que ainda conta com paella caipira, arroz carreteiro com queijo coalho e galinhada.

COMIDA CAIPIRA E MUITO MAIS

 

Além de cerca de 20 opções de pratos caipira “raiz”, o evento conta com opções diversas para atender a outros gostos, de forma acolhedora. São exemplos as coxinhas tradicionais e veganas, os espetinhos, as batatas recheadas e os hamburgueres, além dos doces de perder o juízo. Os de tacho, claro, são os altamente recomendáveis pela conexão caipira-moderno que estabelecem, mas há sorvetes, churros e até açaí para aplacar a vontade daquele docinho num intervalo da extensa programação.

Todas as informações sobre as operações já confirmadas e os pratos disponíveis constam neste material, consulte. Pode haver alterações sem aviso prévio e, por isso, pedimos a ampla divulgação de nossas redes sociais (@saboresdaterrafgi).

 

O EVENTO

 

Idealizado em 2015 pela relações públicas Renata Tannuri Meneghetti, diretora da Elo Produções, o projeto já percorreu 14 cidades paulistas - Indaiatuba, Valinhos, Jaguariúna, Vinhedo, Holambra, Águas de Lindóia, São Bernardo do Campo, Campinas, Sorocaba, Paulínia, Santa Gertrudes, Mogi-Guaçu, São Paulo e Americana - e atraiu um público de cerca de 500 mil pessoas – contagem feita até a 28ª edição, realizada em Americana/SP, em agosto. Em 2021, a marca que sofreu muito com a pandemia, bem como demais pares do setor, voltou a estrada para honrar as raízes caipiras e decretar o #OrgulhoDeSerCaipira. Conquistou o coração de muito mais gente.

Cerca de 35 pratos típicos caipiras já foram resgatados e valorizados ao longo da jornada de Sabores da Terra: galinhada, rojão, queima do alho, costela fogo de chão, arroz caldoso, bolinho caipira, arroz de suã, arroz carreteiro, baião de dois, paella caipira, frango caipira com polenta, polenta mole com ragu de calabresa ou ossobuco, frango no varal, pirulito de linguiça, linguiça caipira, lanche de pernil, buraco quente, porco espalmado, frango com quiabo, tachada de abóbora, quebra queixo, pé de moleque, paçoca de pilão, porco no rolete, bolinho de costela desfiada, feijão gordo, feijão tropeiro, café torrado e moído na hora coado no pano, pamonha, cural, arroz doce, cuscuz mole caipira, carne seca com mandioca, bolo de milho, broa de milho assada na palha, pães caseiros, geleias, macarronada com massa fresca, compotas de doce, tachada de mamão, cocada mole, torresmo de rolo e pururuca, joelho de porco, arroz biro biro, farofa caipira e mexido caipira.

Além disso, a marca já arrecadou e reverteu 30 mil reais para projetos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e deu início a um projeto de readequação das porções, gestão de resíduos e de diminuição da pegada ecológica. Cerca de 15 associações já foram beneficiadas com doações de alimentos, roupas, livros e outros itens arrecadados pela marca.

A comida, essa espécie de chama iniciadora do projeto, reúne, hoje, mais de uma centena de pessoas que se desdobra durante as edições, realizadas bimestralmente em 2023. O evento que movimenta a gastronomia, o turismo e a hospitalidade, congrega uma “grande família”: cerca de 50 núcleos dependem diretamente do evento, pessoas oriundas, sobretudo, de cidades diversas do Interior de São Paulo e Minas Gerais que seguem em enlace com os preparativos de tendas, palco, panelas e quitutes.

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra conta com patrocínio da Castelo Alimentos, da Cervejaria Hebling; apoio da General Clean; apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, bem como do Memorial da América Latina.

 

 

SERVIÇO:

 

O QUÊ: Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra – Edição São Paulo 2023

QUANDO: 21 e 22 de outubro, das 9 às 21h – Pontualmente às 20h daremos início à finalização do evento para entrega do local.

ONDE: Memorial da América Latina – São Paulo: Acesso pela estação Barra Funda de Metrô. Endereço: Av. Mario de Andrade, 664. Bicicletário: ao lado do portão 9.

QUANTO: Entrada grátis – paga o que consumir no local.

SAIBA MAIS: www.festivalsaboresdaterra.com.br e @saboresdaterrafgi

Informações e entrevistas: Elo Produções (@eloproducoes) | (19) 99733-1398 – Renata

Assessoria de Imprensa: Fibra Comunicação | https://fibracomunicacao.com/

Branding e comunicação: Diálogos Comestíveis | https://www.dialogoscomestiveis.com.br/

Hashtags oficiais: #SaboresDaTerraFGI #SaboresDaTerra #OrgulhoDeSerCaipira #SomosTodosCaipiras #MemorialDaAmericaLatina #EloProducoes #CaipiraRaiz #FoodVibeElo

 

MAIS SOBRE A MARCA

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra é um evento gastronômico em que a cultura caipira prevalece, das raízes do pequeno produtor às mãos dos cozinheiros. Dos bastidores à cena. Desde 2015, impactou meio milhão de pessoas em 14 cidades brasileiras. Além propiciar encontros saborosos ar livre, a marca promove festivais temáticos em restaurantes e convoca chefs e especialistas em gastronomia para compartilharem conhecimento em aulas-show e rodas de prosa. Além destas ações, o festival promove a economia criativa em restaurantes, bem como o Tacho Solidário e outras iniciativas voltadas à gastronomia social.

 
   

 

 

29ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Esse tár de roquenrol!

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 

21/10 - SÁBADO

12h – Jeitão Caipira

14h30 - 220 VOLTS CAPITAL INICIAL COVER

16h30 – Classical Queen 18h – Desafio Musical

19h - Grande Show com Banda Monallizza – Tributo a Tim Maia

 

22/10 - DOMINGO

11h30 – Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos incluindo Momento de Fé com entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e o Cordão Peregrino

14h30 – Camila Morais & Raquel 15h30 – Roda de Conversa

17h - Apresentação com Cia Texas Cowboys e Cia Turma do Country 17h30 – Banda Texas Hammer Country

19h – Mega Show de encerramento com Rita Lee Cover oficial & Rock’nboles – 75 anos de Rock

 

Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

 

 
   

 

 

 

29ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Com muito orgulho, #SomosTodosCaipiras

 

OPERAÇÕES GASTRONÔMICAS

 

Comida típica

 

  1. Costela fogo de chão
  2. Porco espalmado
  3. Queima do alho
  4. Linguiça artesanal
  5. Torresmo de rolo
  6. Espetinhos com arroz caipira no fogo à lenha
  7. Lanche de pernil
  8. Linguiça bragantina
  9. Churrasquinho no pão
  10. Arroz carreteiro com torresminho mineiro
  11. Feijão tropeiro
  12. Baião de dois
  13. Bolinho caipira
  14. Bolinho de costela
  15. Cachorro-quente à moda caipira
  16. Buraco quente
  17. Lanche de carne louca
  18. Rojão
  19. Pamonha doce e salgada, cural, bolos, suco de milho e demais derivados do milho

 

Alameda de produtores

 

  1. Flor de Caju Castanhas – castanhas caramelizadas de vários sabores e bolo de rolo
  2. Licores do Brasil – licores e cachaças de vários sabores e envelhecimentos
  3. Apiário Paineiras do Japi – mel, favo, pinga com mel, hidromel
  4. Bam! Café – a 1ª cafeteria a vender cafés especiais dentro do metrô de SP
  5. Bijuterias artesanais

 

 

Variados

 

  1. Coxinhas tradicionais e veganas
  2. Pastel de feira tradicional
  3. Hamburguer na parrilla
  4. Batatas recheadas
  5. Pastel com massa de mandioca
  6. Espetinhos
  7. Batata frita
  8. Bife ancho na parrilla e linguiça artesanal
  9. Yakssoba, guioza, shimeji, lamen, temakis e combinados

 

Doces

 

  1. Doces tradicionais de tabuleiro: cocadas, doce de leite, paçoca, frutas cristalizadas e muito mais
  2. Fondue de chocolate com frutas e marshmellow
  3. Espetos de morango e uva com chocolate

 

 

  1. Milk-shake
  2. Açaí e merengue – copo de açaí com acompanhamentos, taça de morango com merengue
  3. Churros tradicionais
  4. Bubble waffle com sorvete e churros espanhol
  5. Bolo de pote, mosaico de gelatina com creme de leite, maçã do amor e algodão doce
  6. Espeto de morango com chocolate, copo da felicidade, pão de mel, morango do nordeste, trufas e bombons, pão de mel no pote

Bebidas

 

  1. Cerveja artesanal Hebling
  2. Caipirinhas, batidas e drinks especiais
  3. Refrigerantes e água
  4. Sucos naturais

Entretenimento e espaço kids

 

  1. Oficina Cartoon – caricaturas
  2. Infláveis
  3. Tiro ao alvo
  4. Big jump
 
   

 

RESUMO DAS BANDAS

 

  • A banda 220 Volts é referência em cover da banda Capital Inicial no Em 2023, já fez quase 100 shows em 50 cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais! Os caras entregam o melhor do punk rock desde 2019! Saiba mais: @220voltscapitalinicialcover

 

  • O Jeitão Caipira, natural de Itatiba/SP, está na estrada desde 2015 e honra a viola caipira e a música de raiz. O grupo, hoje, conta com 6 integrantes - e segue divulgando a música caipira de um jeito bem Saiba mais: @jeitaocaipira10

 

  • A dupla Camila Morais & Raquel é nova, mas os talentos têm estrada! Camila é mineira e Raquel Ambas têm um vozeirão poderoso! Desde 2023, levam música sertaneja aos quatro cantos! Saiba mais: @camilamoraiseraqueloficial

 

  • A banda Monallizza é puro suingue! Formada em 2000, já chegou a São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. É fera nos sopros e na reprodução fiel das canções de Tim Maia, o rei do soul Saiba mais: @monallizzatimmaiatributo

 

  • Pioneira entre as covers brasileiras e 18 anos de carreira, a Classical Queen já participou de programas como MTV Covernation e da exposição Let’s Rock na Bienal do Foi a banda escolhida para tocar na premiere do filme Bohemian Rhapsody! Saiba mais: @classicalqueencover

 

  • Desde 1995, a banda Rita Lee Cover Oficial & Rock’nboles roda o país e encanta os fãs, graças à paixão de Tony Fonseca (diretor artístico) pela saudosa cantora e compositora Rita Lee - ela mesma reconheceu a banda como o cover perfeito! Atualmente a banda tem nos vocais a cantora Saiba mais: @ritaleecover.oficial

 

 

  • A Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos foi fundada em 2005, em Valinhos/SP. É reconhecida nacionalmente pela música sertaneja de raiz, honrosa das tradições Regida pelo professor Robson Furiozo, conta com 28 integrantes, das mais variadas origens e profissões. Em cena, são 24 violas caipiras, 1 contrabaixo, 1 berrante, 1 flauta e 1 violão. Saiba mais: @violeirofuriozo e @orquestraviolavalinhos

 

  • Formada em 2011, em São Paulo/SP, a Banda Texas Hammer é conhecida pela versatilidade Além da country music, explora estilos como rock, blues, pop e sertanejo. Conta com quatro discos, sendo "Capítulo IV" o mais recente. O trabalho autoral é marcado pela sonoridade agro rock. Saiba mais: @bandatexasoficial

 

 

 
   

 

RESUMO DOS PARTICIPANTES DA “RODA DE CONVERSA”

 

  • Robson Furiozo: idealizador da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos, o violeiro e professor lançou seu o seu primeiro CD, “Caipira de Fato”, em 2022, composto por oito faixas Músico formado pelo Conservatório de Tatuí e pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas, ministra aulas de violão popular, viola caipira e guitarra na Casa da Cultura de Valinhos. É um contador de causos dos melhores um dos responsáveis pela condução do “Momento de Fé” do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra. Saiba mais: @violeirofuriozo no Instagram.

 

  • Érica Araium: artesã das palavras, jornalista com mais de 20 anos de jornada por diversos veículos de comunicação, mestrado em divulgação cultural e científica pela Unicamp (2020) e especializações em comunicação com o mercado, branding, marketing e UX. É a idealizadora e diretora executiva de Diálogos Comestíveis. Fundada em 2015, a agência de branding e consultoria de comunicação atende ao Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra desde É curadora, pesquisadora e palestrante. Desde 2017, pesquisa a relação entre o consumo de informações e o consumo de alimentos. É autora de "Diálogos Comestíveis - porque todo comer é você quem desenha" (Editora Dialética, 2022) e de diversos artigos, crônicas e reportagens. Saiba mais: www.dialogoscomestiveis.com.br

 

  • Adélia Rodrigues: formada em psicologia e pós graduanda em ciências humanas e pensamento decolonial, Adélia é Co Fundadora e gestora da Gastronomia Periférica. Conselheira da A Casa Diversa (formação de cozinha para pessoas LGBTQIA + egressas do sistema prisional). Professora convidada do curso de Cultura Alimentar da Escola Itaú Co-Criadora do APP Gastronomia Periférica e do serviço de catering Rango e do Restaurante-escola Da Quebrada e do restaurante Baccarelli por Gastronomia Periférica em Heliópolis. Também foi curadora do Festival Dois Lados da Ponte e Chefs da Quebrada (SESC 2021/22/23). Apresenta o programa Curando com Comida no YT da GP.

 

  • Jane Lutti: escritora, publicitária, jornalista, cozinheira, pós-graduada em Cozinha Brasileira, especialista em Cultura e História do Chá. Editora do GastrôLité e idealizadora de projetos de escrita e culinária — como o Escribas Cozinhantes. Desde 2016 dedica-se à “culinária de papel”, a fim de resgatar a cozinha de casa e incentivar a volta das pessoas ao fogão para preservar receitas de família. Autora dos livros Ensaio sobre a Cozinha Afetiva e Comida é Memória, ambos

 

 

pela editora Labrador, também tem participação por importantes feiras e festivais de incentivo à cultura e leitura do país como FLIP - Festa Literária de Paraty, Bienal do Livro SP e RJ.

 

  • Rafaela Basso: é graduada em História pela Unicamp, com mestrado e doutorado em História pela mesma instituição. É autora dos livros A cultura alimentar paulista: uma civilização do milho? 1650-1750 (Alameda, 2015) e Entre tabuleiros, balcões e fogões: um estudo sobre a alimentação de rua na cidade de São Paulo. (1765-1834). (Alameda, 2022). Tem vários artigos e capítulos de livros publicados na área de história da alimentação. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós- doutorado intitulada “Alimentação paulistana portas adentro: Novas práticas alimentares e espaço doméstico na cidade de São Paulo (1810-1870)” no Museu Paulista/USP.

 

 
   

 

SERVIÇO:

 

O QUÊ: Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra – Edição São Paulo 2023

QUANDO: 21 e 22 de outubro, das 9 às 21h – Pontualmente às 20h daremos início à finalização do evento para entrega do local.

ONDE: Memorial da América Latina – São Paulo: Acesso pela estação Barra Funda de Metrô. Endereço: Av. Mario de Andrade, 664. Bicicletário: ao lado do portão 9.

QUANTO: Entrada grátis – paga o que consumir no local.

SAIBA MAIS: www.festivalsaboresdaterra.com.br e @saboresdaterrafgi

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp