16/10/2023 às 18h11min - Atualizada em 16/10/2023 às 20h06min

Caravana Sotaques do Brasil promove show grátis de Aloysio Letra em Ubatuba

Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2023/10/caravana-sotaques-do-brasil-promove.html
Aloysio Letra (foto de Joyce Prado)
No dia 21 de outubro, sábado, o cantor e compositor Aloysio Letra apresenta show de lançamento de Depois, seu EP de estreia, na Fundação Projeto Tamar, em Ubatuba, SP, às 20 horas. Com ingressos gratuitos, a apresentação faz parte da Terceira Edição do projeto Caravana Sotaques do Brasil.

O artista interpreta, entre outras, as músicas que formam o EP: “Afrika”, “Depois”, “Flor de Baobá” e “Sundiata”; são composições que refletem sobre ancestralidades, afro-presentes e futuridades. Aloysio Letra (canto e direção artística), apresenta-se acompanhado por Éverton Silva (bateria), Natalia Lima (percussão), Ruthe Sant'Ana (clarinete e voz), Beatriz França (baixo) e Carlos Eduardo Samuel (teclados).

Formado por quatro faixas autorais, Depois dialoga diretamente com a música popular brasileira dos anos 80 e 2000, misturando influências das tradições negras do candomblé, das atmosferas musicais de Salif Keita, do pop de Sade Adu e da instrumentação de orquestra de câmara. O disco - que chega às plataformas digitais pelo selo Pôr do Som com distribuição da Believe Digital - é um trabalho guiado por temas como saúde mental, luto e fé, sempre retratados a partir da subjetividades de um homem negro e periférico. A produção musical, assinada por Ravi Landim com direção artística do próprio Aloysio Letra, destaca-se pelos instrumentos analógicos, as percussões e o uso de madeiras em arranjos melodiosos, conjugados com intervenções eletrônicas, programações e programadores digitais. As participações especiais também são destaques, entra as quais: o ator e dramaturgo Jé Oliveira, o pianista Fábio Leandro e a cantora Estela Paixão (ambos do Aláfia), o contrabaixista François Muleka e a cantora Luedji Luna.

Paulistano da zona leste, cria dos saraus das periféricos, Aloysio Letra compõe canções singulares, nas quais imprime uma sensível interpretação das ancestralidades afro-brasileiras e afro-indígenas para apresentar a sua MPB sambada e temperada.

A Caravana Sotaques do Brasil é um projeto de circulação de música popular brasileira. Esta terceira edição, iniciada em julho de 2023, vem ocupando espaços públicos como praças e teatros de oito cidades do estado de São Paulo. A programação consiste em 12 apresentações dos mais diversos estilos musicais, promovendo o encontro do público com artistas cujos trabalhos são de reconhecida relevância cultural pela originalidade e criatividade. O projeto faz um passeio musical pela cultura do Brasil, abordando ritmos como samba, baião, xote, cantigas de roda, cancioneiro popular, samba rock, bumba meu boi e MPB contemporânea. As apresentações são gratuitas com o objetivo de promover a circulação dos artistas envolvidos, a formação de público e a democratização do acesso à cultura A Caravana Sotaques do Brasil é uma realização da Pôr do Som Produções, viabilizado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural - da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Em 12 dias de apresentações, estima-se de alcançar um público de mais de 6 mil pessoas que, de forma gratuita, podem acompanhar todos shows.

FICHA TÉCNICA | Caravana Sotaques do Brasil – Idealização/realização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Curadoria e direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Produção: Felipe Trovareli. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Técnico de som: Rodrigo Carraro. Transporte: Isa Vans. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Projeto viabilizado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Show: Aloysio Letra | Projeto: Caravana Sotaque do Brasil
Data: 21 de outubro - Sábado, às 20h
Local: Fundação Projeto Tamar
Rua Antônio Atanázio, 273 - Jardim Paula Nobre. Ubatuba/SP.
Tel: (12) 3832-6202 | (12) 3832-7014
Ingressos: Gratuitos. Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Na rede: @pordosomcultural | @aloysioletra

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp