16/10/2023 às 12h33min - Atualizada em 16/10/2023 às 16h10min

Qual a importância de inserir o tomate na dieta das crianças?

Conheça os benefícios do consumo do fruto para a saúde dos pequenos e formas deliciosas de preparo

Tatiana Ferrador
Tomate BR
Divulgação
Você sabia que o consumo diário de tomate traz muitos benefícios para as crianças? Saudável, saboroso e versátil, o tomate traz muitos benefícios à saúde, pois é rico em antioxidantes e outros nutrientes benefícios ao organismo.

Além disso, o tomate tem poucas calorias e é rico em vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. As vitaminas agem como antioxidantes, que neutralizam os radicais livres para interromper a condição de estresse oxidativo, que causa danos celulares e perturbações que podem contribuir para doenças. Já os minerais desempenham papéis importantes para garantir que o corpo funcione adequadamente.

Conheça alguns deles:

1. Ajuda a prevenir o câncer: os tomates contêm um antioxidante chamado licopeno, que comprovadamente previne o câncer e retarda o crescimento de células potencialmente cancerígenas. Quantidades maiores de licopeno são encontradas em tomates cozidos, então adicionar tomates aos pratos assados é ainda melhor.
2. Ajuda na saúde óssea: dois nutrientes vitais para manter e fortalecer os ossos são o cálcio e a vitamina K, ambos encontrados no tomate. Para que os ossos do seu filho se recuperem de ferimentos leves, ele deve consumir uma quantidade razoável desses nutrientes. Os antioxidantes encontrados no tomate também ajudam a promover a quantidade de cálcio encontrada no corpo. A longo prazo, os benefícios do tomate podem prevenir a osteoporose e outras doenças ósseas.
3. Bom para a saúde do coração: Nunca é cedo para pensar na saúde cardíaca do seu filho, e os tomates podem ajudar nisso. Para prevenir ataques cardíacos, derrames e outros problemas cardíacos, são necessários vitamina B e potássio. Ao tornar isso uma parte regular da dieta do seu filho, você o está preparando para uma saúde cardíaca a longo prazo. Ensiná-los a amar tomates também aumentará a probabilidade de continuarem a comê-los quando adultos, protegendo ainda mais seus corpos contra doenças cardíacas. Um bônus, você e seu cônjuge também se beneficiarão com vitamina B e potássio.
4. Melhora a visão: A vitamina A, encontrada em grandes quantidades no tomate, é ótima para a visão. Não só pode melhorar a sua visão, mas também prevenir a cegueira noturna.
5. Previne e combate o diabetes: Se o diabetes ocorrer na sua família, você deve tomar precauções extras com seus filhos. Os tomates desempenham um papel importante na prevenção do diabetes porque podem ajudar a restaurar substâncias bioquímicas que estão erradas. Além disso, a fibra encontrada no tomate pode tornar os sintomas do diabetes menos graves. Verificou-se que a fibra leva ao equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina.
6. Bom para a saúde mental: Os antioxidantes do tomate podem promover uma saúde mental positiva. Eles podem ajudar a diminuir o estresse emocional e prevenir doenças neurodegenerativas. Com o aumento da depressão em crianças e adolescentes, você deve estar especialmente receptivo a qualquer coisa que possa ajudar.
Nem sempre as crianças aceitam o fruto em sua versão “in natura”,  mas há várias formas de consumi-lo sem perder seus nutrientes e deixá-lo ainda mais saboroso. Que tal um preparar um delicioso molho, acompanhando aquela macarronada que a elas adoram? Ou até mesmo na pizza? Ou na lasanha? Ou no bife à parmegiana? Opções de dar água na boca não faltam!

A TOMATE BR, Associação Brasileira que representa mais de 85% dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial e que visa promover a cadeia do produto como um todo,  traz  dicas de como é importante e valioso inserir o tomate na nossa alimentação.

 
Sobre a Tomate BR: A Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, que representa mais de 85% do mercado focados em estabelecer Princípios de Valorização e Rentabilidade da Cadeia, ofertando produtos com controle e padrões de qualidade e segurança. A associação também integra o World Processing Tomato Council (WPTC), que é uma organização internacional sem fins lucrativos que representa a indústria de processamento de tomate. Atualmente, seus associados, que são organizações profissionais de produtores e/ou processadores representativos de sua área de produção, representam mais de 95% do volume de tomate processado no mundo.

Informações para a imprensa:

THRIVE Soluções Empresariais
Tatiana Ferrador         
 (11) 9 8245-0919  
[email protected]



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp