11/10/2023 às 11h26min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h03min

Exposição exalta cenas do Rio e de Niterói em telas com interferência de pintura acrílica sobre fotografias autorais

A artista Cláudia Vasconcellos mistura técnicas para homenagear as cidades em “Rio Através do Meu Olhar”

Ana Luisa Lima
Divulgação "Rio Através do Meu Olhar"

Uma porto-alegrense torna-se comissária de bordo e passa 30 anos voando pelo mundo, vendo diversos lugares e se apaixona pela cidade do Rio de Janeiro. Com um olhar de afeto, vê o que, às vezes, passa despercebido aos já acostumados cariocas ou aos turistas, ainda não tão conectados com a cidade. Esse é o caso de Cláudia Vasconcellos, escritora e artista plástica que traz em seis telas da série "Rio Através do Meu Olhar” cenas captadas pela sua lente e realçadas através de pintura acrílica. A série fará parte da exposição “Cola em Mim”, que está em cartaz no Espaço Cultural dos Correios de Niterói até e 25 de novembro. A exposição tem curadoria de Luiz Badia, reconhecido pintor e músico niteroiense, e conta com obras de oito artistas.

Vasconcellos homenageia não apenas o Rio, mas também a cidade vizinha de Niterói, como na tela “MAC”, que parte do ponto de vista do Museu de Arte Contemporânea para observar o Rio e a Ilha da Boa Viagem, reaberta para visitas recentemente. “Essa tela retrata a forma como Niterói propicia belas vistas do Rio de Janeiro. São dois lugares com seu charme, suas particularidades e que funcionam em uma dinâmica muito fluida entre si”, explica a artista. Não à toa, a exposição acontece no Espaço Cultural Correios de Niterói, de frente para a orla do Centro da cidade e próximo à estação das Barcas, clássico transporte entre os dois municípios.

Outro exemplo é a tela “Posto 6”, que usa pintura acrílica sobre foto em preto e branco para mostrar o conhecido posto da Praia de Copacabana a partir da bicicleta de Cláudia. As telas usam a pintura acrílica sobre a fotografia autoral como uma intervenção delicada, com a função de realçar e detalhar a beleza do momento e do lugar ali retratados.

 

Cola em Mim

A exposição “Cola em Mim” foi inaugurada nesse sábado, dia 7 e outubro, no Espaço Cultural Correios de Niterói, onde ficará até 25 de novembro. Ao longo de quatro salas temáticas, o público será apresentado a obras de oito artistas visuais que usam fotografia, pintura e instalação para explorar e celebrar a técnica de colagem ou aplicação de técnicas externas como forma de expressão artística contemporânea. O curador Luiz Badia traz uma seleção cuidadosamente pensada e propõe uma experiência imersiva para os visitantes.

“Essa experiência traz ambientes, cada um com um visual único, conforme a expressão de cada artista participante. A combinação de técnicas abre um leque de possibilidades sobre como imprimir sua subjetividade nas peças, o que promove uma diversidade de estilos, abordagens e temas”, explica Badia. Além de Cláudia Vasconcellos, a exposição conta com obras de outros sete artistas.

 

Sobre Cláudia

Cláudia Vasconcellos é artista plástica, fotógrafa, escritora e poeta. Nasceu em Porto Alegre, na última meia hora do dia 18 de agosto. Ainda menina, tomou gosto pelas redondilhas das palavras. Não parou mais. Sua alma de viajante a levou aos quatro cantos do mundo, nas asas dos aviões da Varig, onde foi comissária de bordo por 30 anos. Ao se aposentar, sentiu necessidade de registrar seu olhar através das lentes fotográficas e seguiu comprando máquinas mais sofisticadas e apurando e depurando o que via a cada clique, até que um amigo sugeriu que usasse suas fotos para pintar. Enveredou pela pintura acrílica e não parou mais.

Atualmente a artista é representada pela Almacén Thebaldi Galeria, que fica na Barra da Tijuca. Participou recentemente da exposição “Pintar para Imortalizar”, em Porto Alegre, em uma mostra coletiva no Espaço Cultural Correios, onde alcançou um público de quase 8 mil visitantes.

 

Sobre Badia

Pintor e músico, Luiz Badia sempre compactuou com essas duas linguagens. Começou desenhando histórias em quadrinhos na infância e logo migrou para a pintura. Estudou no Museu de Arte Moderna (MAM) e no Parque Lage e, depois, ingressou na Escola de Belas Artes de Lisboa onde morou por 5 anos. Realizou inúmeras mostras individuais e coletivas em vários países. Em 2014, começou a produzir videoarte, onde conseguiu unificar sua pintura e a música através de um projeto chamado “Imagem Sonora”.

 

SERVIÇO

"COLA EM MIM: Explorando a Colagem como Expressão Artística"

Local: Espaço Cultural Correios de Niterói - Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói
Datas: De 7 de outubro a 25 de novembro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, e aos sábados, das 13h às 17h (exceto feriados).

ENTRADA FRANCA


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp