11/10/2023 às 15h34min - Atualizada em 11/10/2023 às 20h02min

Festival de cinema valoriza expressões culturais de matriz afro-brasileira

A 5ª edição do projeto valoriza o tambor de crioula e os saberes tradicionais por meio do audiovisual

DR Comunicação
ASCOM Divulgação

Telão ao ar livre, espaço montado para plateia e toda a estrutura necessária para um dia de lazer e valorização das expressões culturais de matriz afro-brasileira por meio da sétima arte. Com mostra de cinema e apresentações artísticas locais, a 5ª edição do projeto Cultura na Praça, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, acontece no Maranhão, de 14 a 22 de outubro, em cinco comunidades dos municípios de Santa Rita, Itapecuru-Mirim e Anajatuba. Toda a programação é gratuita.


Como forma de exaltar os modos de vivência das comunidades quilombolas por meio da cultura popular maranhense, e de reconhecer as expressões que compõem o legado das tradições culturais de matriz africana no país
será exibido o filme “Tambor de Crioula – Resistir para Existir”. A produção foi filmada durante o 3° Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão e registra mestras e mestres que contam sobre a história, os símbolos e a importância deste patrimônio cultural imaterial brasileiro como instrumento de resistência a partir da dança circular, canto e percussão de tambores.


Além do filme sobre o tambor de crioula, serão exibidos em cada comunidade dois curtas-metragens realizados por moradores de comunidades quilombolas maranhenses. Os filmes foram realizados por meio do projeto em 2020, mas não puderam ser apresentados ao público na época, em função da pandemia da Covid-19.


“O objetivo é exibir histórias em que o público se identifique. A tela do Cultura na Praça vai projetar histórias próximas a essas comunidades. O Tambor, o babaçu e o modo vida e o olhar das comunidades tradicionais registradas através do cinema”, afirmou o coordenador do Cultura na Praça e cineasta Cris Azzi.


A programação cultural será realizada nas comunidades da Vila Fé em Deus (Santa Rita), Oiteiro dos Nogueiras, Pedrinhas Clube de Mães e Jaibara dos Nogueiras (Itapecuru-Mirim), e Queluz (Anajatuba). No município de Anajatuba, o festival irá acontecer no dia 14 de outubro em Queluz. Já no município de Itapecuru-Mirim, a programação será realizada no dia15, em Oiteiro dos Nogueiras; no dia 21 de outubro, em Pedrinhas Clube de Mães, e no dia 22, em Jaibara dos Nogueiras. Nestes dois municípios, a programação terá início às 18h. No dia 19, será a vez da comunidade Vila Fé em Deus, em Santa Rita, receber o festival, às 19h.

 

Cultura na Praça

O Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 40 mil pessoas. Busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados. A 4ª edição, realizada entre os meses de julho e agosto de 2023, chegou pela primeira vez na capital maranhense.

Assessoria de imprensa
Dyego Rodrigues
(98)991706807
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp