10/10/2023 às 10h13min - Atualizada em 11/10/2023 às 00h05min

Livros da Coleção Contaí levam educação financeira para o público infantojuvenil

Projeto foi desenvolvido pela DM, grupo de serviços financeiros, para conscientizar os mais novos sobre a importância de se ter relações saudáveis com o dinheiro

Assessoria de imprensa
Divulgação

Brinquedos, aparelhos digitais, materiais escolares, guloseimas… As crianças são frequentemente impactadas por novos itens de desejo. O desafio para pais, responsáveis e educadores é ensiná-las sobre hábitos de consumo e controle de gastos de modo que, ao crescerem, saibam evitar desperdícios e endividamentos. Foi com esse objetivo que surgiu a Coleção Contaí, uma série de seis livros digitais que levam, para o público infantojuvenil, temas relacionados à educação financeira.

A série foi desenvolvida pela DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito, com autoria de Stefânia Andrade e ilustrações de Ana Baccaro. A trama traz a história de Cauã, um menino de 12 anos que sonha em ter um celular melhor para jogar online e ver séries. Até que surge a oportunidade de participar de um concurso municipal cujo prêmio é, justamente, um aparelho de última geração. O tema do concurso é educação financeira, e assim o jovem inicia pesquisas e reflexões sobre como utilizar o dinheiro de forma consciente. 

Num cenário de alta inadimplência no Brasil – segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, em agosto foram registradas 71,74 milhões de pessoas inadimplentes, 43,88% da população do país –, ações de educação financeira se fazem necessárias. Para Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM, a educação financeira deve ser iniciada na infância justamente para que os mais novos cresçam sabendo da importância de se ter controle dos gastos. “Não só a criança se tornará um adulto mais consciente como ela ainda influenciará os pais e familiares a terem uma relação mais saudável com o dinheiro”, diz.

O projeto está alinhado com os princípios da empresa de democratizar o acesso a crédito no Brasil. “Não basta que nossos clientes tenham crédito para fazer compras, é necessário que aprendam a utilizá-lo de forma responsável. Quando há um desequilíbrio entre o que entra e o que sai no orçamento de casa, é preciso ficar alerta. Por isso buscamos estimular o consumo consciente, para que os recursos financeiros não se esgotem indevidamente e tragam transtornos difíceis de controlar”, ressalta Sandra.

Desenvolvida em parceria com a produtora 2112Lab, a coleção tem o objetivo de ser trabalhada em escolas, contando também com livros auxiliares para que professores desenvolvam os temas em sala de aula. A série já é utilizada em atividades extracurriculares na rede pública de São José dos Campos (SP), cidade sede da DM. Os livros podem ser acessados gratuitamente pelo site da Coleção Contaí.

Sobre a DM

Fundada em 2002, a DM se consolidou no mercado como a maior administradora de cartões de loja (private label) de supermercado. Hoje é uma prestadora de serviços financeiros, com foco na democratização do acesso ao crédito no Brasil. Por meio dos cartões private label, a empresa possui 1.150 parceiros varejistas por todo Brasil e mais de 12,5 milhões de cartões emitidos. Além disso, conta também com cartões de crédito com bandeira Mastercard, o aplicativo DM App para gestão de cartões e da conta digital, oferta de microcrédito, dentre outros serviços e produtos.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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