10/10/2023 às 15h54min - Atualizada em 11/10/2023 às 00h02min

Conheça filmes vencedores do Rocky Spirit 2023

O brasileiro "10/03, a história de David" e o norte-americano "Resistance" foram os eleitos na escolha do júri do maior festival nacional de documentários sobre vida ao ar livre e esportes de aventura

Doro Jr.
Divulgação

O Rocky Spirit já conhece os filmes eleitos como os melhores da edição 2023. O documentário "10/03, a história de David" foi a escolha do júri entre as produções nacionais. Entre os internacionais, ganhou o norte-americano "Resistance". Para o público, os melhores são o brasileiro "A Lua Nasce do Mar" e "A Baffin Vacation", dos Estados Unidos.

A história do ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Av. Paulista em 2013 e hoje luta para representar o Brasil na Paralimpíada de Paris/2024, levou dois prêmios na escolha dos jurados. Além de melhor filme nacional, venceu na categoria Inspiração. "10/03" mostra também como o drama de David se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo.

Outro personagem de destaque entre os brasileiros é Aretha Duarte. O documentário "Dedicação - This is my climb", sobre a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Monte Everest, ganhou na categoria Quero ser amigo, que elege o protagonista mais legal. O prêmio de melhor fotografia ficou com "Deixe nossa montanha correr livre".

Entre as produções de 14 países, "Resistance" foi escolhido pelo júri como o melhor filme, enquanto o também norte-americano "Soundscape" levou na categoria Inspiração. "Felicilandia", do Chile, foi eleito pela qualidade da fotografia. "To be Frank", dos EUA, ganhou o prêmio Quero Ser Amigo. A categoria Melhor Filme Feminino elegeu "Bluetits", da Inglaterra, como o mais representativo.

A 13ª edição do maior festival a céu aberto sobre vida em meio a natureza e esportes de aventura bateu um teve recorde com 51 documentários participantes. 

Confira os vencedores

ESCOLHAS DO JÚRI

Melhor filme nacional: "10/03, a história de David"
Melhor filme internacional: "Resistance"

ESCOLHAS DO PÚBLICO
Melhor filme nacional: "A Lua Nasce do Mar"
Melhor filme internacional: "A Baffin Vacation"

PRÊMIOS ESPECIAIS (ESCOLHAS DO JÚRI)

NACIONAL
Retina (melhor fotografia) – "Deixe nossa montanha correr livre"
Inspiração (história mais impactante) – "10/03, a história de David"
Quero Ser Amigo (protagonista mais legal) – "Dedicação – This is my climb"

INTERNACIONAL
Retina (melhor fotografia) – "Felicilandia"
Inspiração (história mais impactante) – "Soundscape"
Quero Ser Amigo (protagonista mais legal) – "To be Frank"
Filme Feminino (melhor filme feminino) – "Bluetits"

Conheça os filmes ganhadores:

- 10/03 A história de David Santos – Brasil - documentário sobre o ciclista David Santos, que perdeu o braço após ser atropelado na Av. Paulista em 2013, evento que se tornou uma das principais razões para a abertura de ciclovias na cidade de São Paulo. Um detalhe da história: seu braço foi jogado em um rio pelo motorista e nunca foi encontrado.

- This is My Climb: Dedicação – Brasil - um retrato sobre a história de Aretha Duarte, montanhista que fez da coleta de material reciclável uma das fontes de renda para financiar a expedição que a transformou na primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Everest.

- To Be Frank – EUA - filme explora a autenticidade e a comunidade no surfe através de Frank Paine, um ícone de South Bay, de 73 anos, cuja vida gira em torno de um pedaço de praia de dois quarteirões.

- Reel Rock: Resistance Climbing – EUA - entre os antigos terraços agrícolas e montanhas marcadas pela luta da Palestina, uma comunidade unida de escaladores se desenvolveu. O filme convida a explorar os belos penhascos de calcário da terra natal desses escaladores e entender o poder transformador da escalada em suas vidas.

- Deixe nossa montanha correr livre – Brasil - em um ambiente constantemente ameaçado pelo avanço da mineração, a preservação ambiental desempenha um papel fundamental para o futuro do planeta.

- Bluetits – Inglaterra - o filme segue a fundadora Sian Richardson e os pioneiros do adorado grupo de natação BlueTits, uma organização com 100 mil membros. Uma jornada de autodescoberta e pura alegria de viver, o curta é a celebração calorosa e sincera de mulheres mais velhas e da comunidade que as reúne.

- A Baffin Vacation – EUA - Erik Boomer e Sarah McNair-Landry embarcam em uma audaciosa expedição multiesportiva de 45 dias, viajando pelo remoto cenário da Ilha de Baffin em busca de penhascos para escalar e rios inexplorados para fazer caiaque em águas brancas.

- Soundscape – EUA - Erik Weihenmayer, cego e atleta de aventura sobe por uma rocha alpina massiva nas profundezas da Serra Nevada, nos Estados Unidos.

- Felicilandia – Chile - No meio da pandemia, o surfista Nicolás Vargas planejou uma missão para escapar do confinamento. Junto com seu amigo Guillermo Satt, embarcou em uma jornada pela Patagônia chilena em busca de ondas distantes e desconhecidas. Acompanhados por um capitão excêntrico e um marinheiro inexperiente, eles redescobrem a aventura e a paixão pelo surfe em locais inexplorados, onde as tempestades parecem dificultar o acesso, desafiando os mares energéticos do sul do Chile.

- A Lua nasce do mar - Brasil - Luana Soares é uma "caiçara" nascida na comunidade quilombola de Camburi, em Ubatuba. Aos 17 anos, ela começa a conquistar o mundo com seu longboard. Quando uma condição de saúde impõe obstáculos a seus ambiciosos objetivos, o projeto local Afro Surfe faz a diferença.

Ainda dá tempo de assistir aos filmes do Festival Rocky Spirit. O prazo da edição online foi estendido até esta terça-feira (10), às 23h59. Para assistir às produções de 14 países, sendo oito nacionais, basta acessar o site: Início - Rocky Spirit Festival (fanhero.tv).

O Rocky Spirit 2023 teve patrocínio da Prefeitura do Rio e da Bassi e apoio da Centauro e Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento são GoOutside e Hardcore. A realização foi de Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp